250 likes | 378 Views
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS Disciplina: Programação de Periféricos Professor:Eduardo Bezerra. Componentes: Betina Piccoli, Diego Nunes e Guilherme Rotta. Roteiro. Visão Geral HD-DVD vs Blu-ray Qualidade Regiões Aplicações Tendências. Visão Geral.
E N D
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS Disciplina: Programação de Periféricos Professor:Eduardo Bezerra Componentes: Betina Piccoli, Diego Nunes e Guilherme Rotta
Roteiro • Visão Geral • HD-DVD vs Blu-ray • Qualidade • Regiões • Aplicações • Tendências
Visão Geral • Blu-ray é o formato de disco óptico da próxima geração. • Foi criado para possibilitar a gravação e reprodução de vídeo em alta definição (highdefitnition – HD), bem como o armazenamento de grande quantidade de dados. • Oferece mais de cinco vezes a capacidade dos DVDs tradicionais – um disco Blu-ray pode armazenar até 25GB de dados em discos single-layer e 50GB em discos dual-layer.
Visão Geral Discos atuais como o DVD e o DVD±RW utilizam um laser vermelho para leitura e escrita de dados, já o Blu-ray (bem como o HD-DVD) utiliza um laser azul-violeta. A vantagem está no comprimento de onda dos lasers: o do laser vermelho é de 650nm, enquanto o do azul-violeta é de apenas 405nm.
Visão Geral • A capacidade de armazenamento de um disco depende do comprimento de onda da luz do laser e da abertura da lente utilizada para a gravação dos dados. • Como o laser azul-violeta possui um comprimento de onda menor (405nm), o raio pode ser direcionado de forma mais precisa na superfície do disco. Assim, os dados são mais bem comprimidos, fazendo com que o mesmo espaço contenha mais informação.
Visão Geral Formatos BD-ROM: Disco de leitura BD-R: Disco gravável BD-RE: Disco regravável Curiosidade: A letra “e” da palavra “blue” foi retirada porque em alguns países não é permitido registrar uma palavra comum como um nome comercial.
HD-DVD vs Blu-ray • Blu-ray e HD-DVD são as duas tecnologias de armazenamento óptico que disputaram a sucessão do DVD. Com a TV de alta definição, a capacidade do DVD ficou insuficiente para este tipo de aplicação. • A principal diferença entre estas tecnologias é a capacidade de armazenamento, conseqüência da diferença dos métodos para gravação de dados entre ambas.
HD-DVD vs Blu-ray • Para gravar um disco Blu-ray ou HD DVD, um laser azul-violeta é usado para queimar buracos na superfície do disco (pits). As áreas que não foram queimadas são chamadas de lands. • Os pits e lands são organizados em forma de espiral. Quanto menor a distância entre as trilhas de espiral, mais dados podem ser armazenados. No Blu-ray a distância entre as trilhas de espiral é de 0,32µm; no HD-DVD esta distância é de 0,40µm.
A abertura numérica da lente do laser (numerical aperture) do Blu-ray é de 0,85, enquanto a do HD-DVD é de 0,65. O laser do Blu-ray é mais largo e não penetra tanto no substrato do disco como fazem o CD, DVD ou HD-DVD.
No DVD e no HD-DVD a camada de gravação está a 0,6mm de distância da camada protetora, sendo que nos discos Blu-ray esta distância é de apenas 0,1mm.
Embora seja possível armazenar mais dados num disco Blu-ray, estes encontram-se muito mais perto da superfície do que em todas as outras formas de armazenamento óptico, o que aumenta o risco de perda de dados no caso de o disco sofrer danos. • Por isto, eles ganharam uma capa de substrato (tecnologia Durabis II) composta por uma camada de substrato de 1,1mm para um lado e 1mm para o outro. • Além de evitar arranhões, esta camada facilita a leitura.
HD-DVD vs Blu-ray • O Blu-ray, da Sony, teve apoio das seguintes marcas: Apple, Dell, HP, Panasonic, Philips, Samsung e TDK, entre outras. Além disso, teve o apoio dos estúdios Paramount, Universal, Warner, DreamWorks, etc • O HD DVD teve apoio das seguintes marcas: Microsoft, Sanyo e NEC, entre outras, tendo como empresa líder a Toshiba. Alem disso, teve o apoio dos estúdios Sony Pictures (incluindo MGM/TriStar), Disney (incluindo Touchstone, Miramax), Fox e LionsGate.
HD-DVD vs Blu-ray No dia 19 de fevereiro, a Toshiba anunciou sua derrota, cancelando a produção do HD-DVD. Aproximadamente 1 milhão de unidades já haviam sido vendidas, incluindo leitores HD-DVD em computadores e consoles Xbox. A disputa entre os dois formatos durou cerca de 2 anos, sendo que a definição final com relação a derrota do HD-DVD ocorreu após a Warner aderir ao formato Blu-ray e a Walmart parar de vender o drive de HD-DVD.
Qualidade • Quanto à qualidade de imagem e som, ambos osformatos (HD-DVD e Blu-ray) nãodeixam a desejar. A capacidade extra do Blu-ray, combinada com o uso de codecsavançados de áudio e vídeo, proporcionaumaexperiênciaemaltadefiniçãosemprecedentes. • Blu-ray suportaaté 7.1 canais de som surround de altadefinição.
Regiões Os DVDs vêm codificados em regiões, para o controle de pirataria, vendas, conteúdos e preços. As regiões nos DVDs vão de 1 a 8, causando aos países menos favorecidos atrasos ou não lançamento de diversos títulos, o que não ocorre na região 1.
Regiões Com a mudança promovida pelo Blu-ray, o mundo passa a ser dividido apenas em 3 regiões: A, B e C. O Brasil agora está na região A, ao lado dos Estados Unidos.
Aplicações O Blu-ray é completamente suportado pelo Playstation 3. A grande capacidade de armazenamento do Blu-ray faz com que o mesmo seja uma ótima solução para reprodução de filmes e jogos em alta definição, proporcionando jogos mais realistas para o console.
Aplicações A Hitachi lançou as primeiras filmadoras Blu-ray. O modelo DZ-BD70 pesa 650g e grava vídeos para discos Blu-ray e DVD. O modelo DZ-BD7H possui disco rígido de 30 GB.
Tendências • No inicio do ano, a China anunciou que irá desenvolver um formato de mídia baseado no HD-DVD, o CH-DVD. Este formato de vídeo nacional é concebido pela China, para a China. Tem por objetivo levar a alta definição aos lares chineses sem ter que pagar royalties à Sony, detentora dos direitos do Blu-ray.
Tendências • Já existe protótipo de disco Blu-ray de quatro camadas (100GB) e também estão sendo desenvolvidos discos Blu-ray com oito camadas (200 GB). • Com um grande aumento de banda disponível será possível assistir a filmes em alta definição no PC ou na TV via rede, porém, ainda irá demorar para que a infra-estrutura do setor seja aprimorada a ponto de permitir o download de longas-metragens em alta resolução em um tempo razoável.