E N D
O que é, afinal? Empreendedorismo
No final da Carta, do escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha, dirigida ao Rei D. Manuel, de Portugal, Pero Vaz de Caminha aproveita para pedir emprego para um parente: “E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro — o que d´Ela receberei em muita mercê. Beijo as mãos de Vossa Alteza. Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. Pero Vaz de Caminha.” Empreendedorismo
A capacidade individual de empreender Isto é, a capacidade de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos ou sociais, pessoais ou de outros, por meio de empreendimentos. É nesse sentido que estaremos falando aqui com maior ênfase.
Quem é o agente, ou quem pode empreender? Por que empreender? Função social. Como empreender? O preparo necessário. Quando empreender? Oportunidade versus necessidade. Onde empreender? Definição da área geográfica, público alvo.
Cuidados ao empreender: A escolha dos sócios, se houver. Foco no cliente Foco no produto ou serviço.
Resgate histórico A colonização portuguesa e a cultura católica Ibérica. valorização da pobreza como virtude A colonização inglesa na América do Norte. A Ética protestante.
Outras dificuldades no Brasil Alta carga tributária, complexidade. Visão negativa sobre os empresários Acesso à informação. Baixa qualificação profissional. Baixa qualificação acadêmica. Educação para o emprego. Temperamento brasileiro.
Relatos Sucessos - razões. Fracassos - razões.
Almir Alves do Sacramento Diretor da ETEV Membro do APL-TI VIÇOSA almir@ufv.br cel.- 8567-4470