1 / 15

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático. Um sistema informático (computador) é constituído pelo hardware e pelo software. Hardware.

Download Presentation

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução à estrutura e funcionamentode um sistema informático Um sistema informático (computador) é constituído pelo hardware e pelo software.

  2. Hardware O hardware é a parte física do computador, isto é, todo o equipamento informático, processador, dispositivos de entrada e de saída, monitor, memórias, etc.

  3. Software Software é a parte lógica, ou seja, dos programas e comandos do computador. É o software que permite o funcionamento do hardware. Os programas de processamento de texto, jogos, enciclopédias digitais, etc. são exemplos de software.

  4. CPU A CPU (Central Processing Unit), ou Unidade Central de Processamento, é o «cérebro» do computador, responsável por controlar e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores.

  5. Memórias A memória é um suporte com capacidade para armazenar qualquer tipo de informação (dados e programas). Existem dois tipos de memórias: as primárias e as secundárias.

  6. Memórias Memórias primárias: RAM, ROM e Cache As memórias primárias podem ser de dois tipos: • RAM (Random Access Memory); • ROM (Read Only Memory)

  7. Memórias Memórias secundárias: suportes de armazenamento As memórias secundárias são utilizadas para guardar os trabalhos que se encontram em memória RAM, de uma forma mais permanente.

  8. Placa Principal A placa principal, ou motherboard, é a base onde se encontram circuitos electrónicos impressos e as memórias ROM e onde se vão instalar todos os componentes internos do computador: processador, memória RAM, discos, drives de disquetes ou CDs, placa gráfica, placa de som, etc.

  9. O barramento (bus) O barramento (bus, em inglês) é o conjunto de fios condutores que permite a comunicação entre os vários componentes internos do computador. Para ligar discos, drives de disquetes, CDs ou DVDs à placa principal usa-se o flat cable.

  10. Dispositivos de entrada e de saída de dados Os dispositivos, ou periféricos, permitem a comunicação entre o computador e o exterior. Existem três tipos de dispositivos: • de entrada (input); • de saída (output); • de entrada / saída (input / output);

  11. Dispositivos de entrada e de saída de dados Os dispositivos de entrada permitem que o utilizador envie informação para o computador.

  12. Dispositivos de entrada e de saída de dados O teclado pode ser dividido em quatro áreas distintas 1. Funções 2. Alfanumérico 3. Edição 4. Numérico

  13. Dispositivos de entrada e de saída de dados O rato possui dois botões e pode também conter, no centro, uma esfera de rolamento.

  14. Dispositivos de entrada e de saída de dados Os dispositivos de saída permitem enviar informação do computador para o exterior.

  15. Dispositivos de entrada e de saída de dados Os dispositivos de entrada / saída, ou mistos, permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador.

More Related