1 / 11

Roseli Oliveira da Silva Profissão: Mecânica Formação: Senai

Roseli Oliveira da Silva Profissão: Mecânica Formação: Senai Experiência Profissional: Atuação como mecânica desde 1996 e com oficina própria desde 2002. A melhor manutenção para o seu carro é a informação. Motor A vida útil do motor de um automóvel depende diretamente

Download Presentation

Roseli Oliveira da Silva Profissão: Mecânica Formação: Senai

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Roseli Oliveira da Silva Profissão: Mecânica Formação: Senai Experiência Profissional: Atuação como mecânica desde 1996 e com oficina própria desde 2002.

  2. A melhor manutenção para o seu carro é a informação. Motor A vida útil do motor de um automóvel depende diretamente dos cuidados que você tem com ele. Para manter seu carro sempre funcionando bem é importante observar as seguintes informações: • Qual a quilometragem recomendada para troca de peças, óleo, fluídos etc. Essas informações estão disponíveis no manual do seu carro; • Contabilizar os quilômetros rodados para realizar as revisões e trocas necessárias e não agir de forma errada que é medir as necessidades do veículo pelo tempo de uso;

  3. Nunca deixe o combustível chegar a um nível muito baixo, isso evita que impureza depositadas no fundo do tanque sejam sugadas. Além disso, evita a evaporação do combustível nos dias muito quentes; • Marchas reduzidas ou esticadas forçam o motor e aumentam o consumo. Procure trocar as marchas no tempo certo; • Fique atenta ao consumo de combustível de seu carro, normalmente carros até 30.000 Km rodados consomem o equivalente a até 75% dos custos com a manutenção do veículo; • Saber ouvir o próprio carro e, no caso de ruídos estranhos, procurar um mecânico de confiança que poderá orientá-la.

  4. Trocas periódicas 5.000 ou 10.000Km Óleo do motor e filtro de óleo; 10.000Km Verificação da pastilha de freios e reajuste da suspensão; 15.000Km Óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar e limpeza das válvulas injetoras; 20.000Km Óleo do motor, filtro de óleo, reajuste da suspensão, alinhamento,balanceamento e filtro de combustível; 30.000Km Óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, pastilha de freio, líquido do sistema de arrefecimento e velas de ignição; 45.000Km Óleo do motor, filtro de óleo, buchas, verificações dos amortecedores, molas e troca das correias dentadas, do alternador, da direção hidráulica e do esticador da correia.

  5. Transmissão – Levando energia às rodas do seu carro É este sistema que leva a força do motor até as rodas. Geralmente não apresenta problemas, desde que alguns cuidados sejam tomados: • Troque as marchas sem pressa. Evite os trancos causados por arrancadas violentas; • Se precisar parar em subidas, puxe o freio de mão e nunca segure o carro na embreagem, pois desgasta desnecessariamente o sistema; • Evite dirigir com o pé apoiado na embreagem; • Jamais estacione o carro com a marcha engrenada. Qualquer leve toque no veículo pode causar danos em todo o sistema de transmissão.

  6. Refrigeração Motor com sede tem pouquíssimo tempo de vida. Por isso, mantenha o reservatório do radiador com nível corretor de água e sem esquecer do aditivo (coolant) que além de limpar, impede a fervura e a corrosão do motor, e também • Sempre oriente seu mecânico a limpar o radiador externamente, o que permitirá melhor circulação do ar ; • Durante as revisões, não esqueça de verificar as condições das mangueiras. Se estiverem muito ressecadas, precisam ser trocadas imediatamente; • Nunca abra o radiador ou reservatório de água com o motor quente, pois a água fervente jorrará, podendo gerar queimaduras graves.

  7. Pneus e Freios Elementos essenciais para a sua segurança e da sua família, os pneus e rodas do seu carro devem estar sempre em boas condições de uso, pois qualquer descuido pode ser fatal. • Examine as pastilhas de freio a cada 5.000 Km. Não deixe que o desgaste das pastilhas chegue até o metal, pois danifica também o disco de freio; • Mantenha o sistema de freios bem regulado. Regulagem muito baixa do pedal retarda a ação do freio, podendo causar colisões; • Não pise no freio bruscamente. Pise progressivamente e com a marcha engatada; • Use apenas fluído de freio recomendado pelo fabricante do veículo. A troca deve ser feita a cada 1 anos ou 10.000 Km (correto).

  8. Pneu em bom estado é garantia de segurança e questão de bom senso (careca, só o motorista); • Os sulcos com menos de 1,5mm de profundidade já determinam que os pneus estão carecas. Nessa condição, ele fura com mais facilidade a aderência na chuva fica comprometida; • Faça calibragem dos pneus pelo menos 1 vez por semana, sempre que possível com os pneus frios; • Pneu com calibragem correta evita desgaste prematuro e economiza combustível. Use sempre a pressão recomendada pelo fabricante; • O estepe deve estar sempre em boas condições. Mantenha-o calibrado com uma pressão ligeiramente maior que a dos demais pneus do carro.

  9. Suspensão e Direção – Ande na linha! Carro não é trem, mas deve andar na linha, ou melhor, alinhado. Manter o sistema de suspensão e direção alinhados e em bom estado é a melhor maneira de evitar acidentes e economizar dinheiro. Verifique regularmente a suspensão, direção e amortecedores. • Desgaste irregular de pneus e direção dura é sinal de que o carro precisa de um alinhamento. Aproveite também para fazer o balanceamento das rodas e verificar o estado dos amortecedores; • Os problemas mais comuns no sistema de direção são as folgas causadas pelo desgaste das peças ou falta de lubrificação. Por isso verifique todo o sistema periodicamente; • Aos 40.000 Km os amortecedores devem ser substituídos. Para saber se se estão em boas condições, pressione o carro para baixo. Ele deve subir de uma vez e parar. Do contrário, os amortecedores estão sem função.

  10. Sistema Elétrico A exemplo do que acontece em sua casa, você também paga a conta de luz gasta no seu carro. O sistema elétrico tira uma pequena potência do motor, o que significa combustível. Um dos elementos cruciais deste sistema é a bateria e o alternador. Cuide sempre deles para o seu carro não ficar sem energia. • Se o motor do seu carro estiver desligado, evite utilizar os faróis acesos, rádios e outros equipamentos elétricos ligados, pois pode faltar energia na hora de dar partida no carro. • Não se esqueça de que a bateria de seu carro não é eterna. Por isso verifique suas condições a cada 6 meses.

More Related