250 likes | 582 Views
QUEM É O “ OUTRO ” EM JOÃO 14?. Um dos textos mais usado para defender a teoria do Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade é João 14:16, geralmente a explicação gira em torno da palavra Consolador (parákletos) isolando-a do seu contexto.
E N D
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Um dos textos mais usado para defender a teoria do Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade é João 14:16, geralmente a explicação gira em torno da palavra Consolador (parákletos) isolando-a do seu contexto. Neste estudo iremos a princípio, analisa João 14:16 dentro do seu contexto imediato.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? • “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”, A palavra que foi traduzida do original Grego para Outro é (állos). Um outro literalmente, ou um outro no sentido figurado? Os trinitarianos a consideram como literal na tentativa de provar que o Consolador é o terceiro Ser da Divindade. Analisemos com atenção outros textos de João 14.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? • “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? O verso 17 afirma que o Outro Consolador é o Espírito da verdade. Sabemos que literalmente a verdade não possui espírito, mas no sentido espiritual sim. Vejamos o conceito de verdade no verso 6. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? A palavra de Deus nos diz que Cristo é a verdade, sendo assim fica claro que o Consolador é o Espírito de Cristo, ou seja, o próprio Jesus atuando em Espírito e não um terceiro ser. Analisemos o restante do verso 17. 17 “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? No verso 17, temos os verbos conheceis, habita, estará, os dois primeiros: conheceis, habita, estão no tempo presente da época em que foi feita a promessa. E o terceiro: estará, se encontra no tempo futuro. Quando Jesus disse que o Consolador ou o Espírito da verdade que eles (discípulos) O conheciam e já estava habitando com eles, surge a seguinte pergunta: Como o Consolador habitava e era conhecido se estava sendo prometido para futuro? A resposta é simples, “Jesus” era quem habitava com eles, Ele estava falando de si mesmo e não de um outro ser literalmente, mas que Ele mesmo passaria não mais habitar com os discípulos em carne, mas quando Ele fosse para o Pai, seria glorificado e passaria habitar em vós, espiritualmente, de forma invisível, em espírito.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Leia as afirmações de Jesus abaixo: “não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” Essa volta de Jesus não se refere a Sua segunda vinda nas nuvens e sim para habitar em nós. Veja esta afirmação no verso 23. 23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nelemorada”.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Veja que Jesus não faz menção de nenhum outro ser habitando em nós depois de Sua partida ao céu, e sim, Ele e o Pai é que viria. O próprio contexto de João 14 Deixa claro que não existe um terceiro Ser compondo a Divindade e sim apenas dois. Veja as declarações de Jesus nos textos abaixo: Mat.28:20 “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Mat.18:20 “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. O amigo perceberá que Jesus faz questão de declarar: Eu, estou, estarei,virei, etc. Ele próprio é o outroConsolador não em carne mas em Espírito, igual, da mesma forma e natureza do Pai que é o Deus de toda consolação. 2 Cor. 1:3,5 3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? • “Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.” Passemos a analisar outros textos da bíblia sagrada para que Deus nos mostre Suas verdades. LUC. 2:11 “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Compare o texto acima com 2Cor. 3:17e 18 e responda: Quem é o Espírito Santo?
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? O Senhor Jesus é o Espírito Santo. Observe que no final deste texto na bíblia de Jerusalém, Deus deixa claro que o Espírito Santo é a açãodo Senhor ,Ou seja, o próprio Jesus agindo em nós, e não uma terceira Pessoa. O que precisamos entender é que os termos: Espírito, espírito Santo, Espírito de Deus e Espírito de Cristo é uma referência a forma como Eles [Pai e Filho] atuam nos seres humanos. Pai e Filho compartilham do mesmo Espírito, Eles têm o mesmo poder de atuação. Em momento algum, a palavra de Deus menciona uma terceira pessoa pertencente à Divindade.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Quando lemos na bíblia o termo: Espírito Santo, a quem o autor está se referindo? Veja os textos a seguir. João 16:8 “Quando ele(Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:” Geralmente afirmamos que é a terceira pessoa da trindade que convence as pessoas do pecado, da justiça e do juízo. Leia a conversão de Saulo em Atos e responda as seguintes perguntas. • Quem foi que convenceu a Saulo do pecado que estava cometendo contra os discípulos? • Quem foi que convenceu a Saulo da injustiça que estava cometendo? • Quem convenceu a Saulo do juízo que viria sobre ele caso não se arrependesse?
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Neste episódio, a luz não era um outro (a terceira pessoa da trindade) e sim o próprio Jesus, O qual é chama de Espírito como o Pai também é chamado. Vejamos Rom. 8:26. “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espíritointercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. Quando a Paulo diz que o Espírito Santo intercede, ele está se referindo a terceira pessoa da trindade? Ele mesmo responde: Rom. 8:34 “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? 1 Tim. 2:5 “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” A palavra de Deus não pode se contradizer, nestes versos está bem claro que não existe dois intercessores, mediadores e sim um apenas que é JESUS CRISTO. Para não ficar duvida, leiamos a confirmação de Paulo em Atos 16:6,7. “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.”
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Deus no pentecostes enviou o Espírito Santo em comprimento de Sua promessa. Quem ou o que seria Esse espírito? Leia gálatas 4:6. “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Paulo deixa claro que Deus enviou o Espírito de Seu Filho e não uma outra pessoa. O termo Espírito Santo na palavra de Deus são referências à atuação de Cristo Jesus nosso Senhor em continuação de Seu ministério de salvação. O termo Espírito Santo também é usado para descrever à atuação de Deus Pai em prol da raça humana.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Os que crêem na Trindade afirmam que o Espírito Santo é um Deus assim como o Pai e o Filho, e para isso usam o texto de Atos 5: 3, 4, que diz: “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo... No texto acima, Pedro relata que Ananias havia mentido ao Espírito Santo. Observe que o texto não afirma em momento algum que Ele seja um terceiro Ser ou um Deus além do Pai e do Filho, no verso 4 Pedro esclarece a Ananias a quem ele estava se referindo como Espírito Santo, ao dizer: Não mentiste aos homens, mas a Deus”. O texto deixa claro que Pedro havia chamado Deus de Espírito Santo e não o terceiro Deus da trindade.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Uma outra ocasião em que vemos a atuação de Deus Pai como Espírito Santo encontra-se no fenômeno relatado em Mat. 1:20 onde diz: “porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo”. Se o Espírito Santo fosse realmente um terceiro ser e não Deus Pai atuando em Espírito no ventre de Maria, Jesus já não poderia ser chamado de “ Filho de Deus” e sim de um outro, todos nós sabemos que a bíblia diz claramente que Jesus é Filho do Deus Pai e não de outra pessoa. Veja mais um outro relato da atuação de Deus em Espírito. “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deusdescendo como pomba, vindo sobre ele.” O que temos aqui é uma dupla manifestação do próprio Deus Pai, visivelmente em Espírito na forma de pomba e através da voz e não de um outro ser. A serva do Senhor esclarece.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? O Desejado de Todas as Nações. Pg.98 [111, 112] O Desejado de Todas as Nações. pg.101
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? - Temperança pg.284, 285
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Milhares de igrejas estão pregando a doutrina da trindade, uma unidade de três pessoas Divinas. Será que encontramos na bíblia algum texto que confirme tal doutrina? Leia 1João 5:7,8. Se este texto não fosse apócrifo seria perfeito para a comprovação da trindade, observe que a parte sublinhada está entre colchetes, leia a declaração feita pelo tradutor João Ferreira de Almeida.
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Veja o mesmo texto em outras versões mais fidedignas aos originais, aonde não contem a parte adulterada. Bíblia de Jerusalém Nova Versão Internacional
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Qual a verdade revelada por Deus em Sua palavra para os fieis dos últimos dias para não serem enganados? João 10:30 “Eu e o Pai somos um”. Mat. 11:27 “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".
QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? 1 João 1:3 “o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossacomunhão é com o Paie com seu Filho, Jesus Cristo”. João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Os textos acima nos mostram que: • A unidade existente é entre o Pai e o Filho somente. • Ninguém além do Pai conhece o filho. • Ninguém além do filho conhece o Pai. • Nós só poderemos ir ao Pai através unicamente do Filho. • A nossa comunhão não é com a trindade, e sim com o Pai e o Filho somente. • A nossa salvação não depende de conhecer três e sim dois, pai e Filho. Que a graça de Deus nos alcance e nos faça compreender Suas verdades reveladas na Bíblia.