1 / 63

ÁFRICA Características Gerais

ÁFRICA Características Gerais. ÁFRICA POLÍTICO. Continente Africano. Limites Territoriais: Norte: Mar Mediterrâneo Noroeste: Estreito de Gibraltar Nordeste: Mar Vermelho Oeste: Atlântico Leste: Índico. Pontos Estratégicos. Pontos Estratégicos. Península do Sinai Canal de Suez

daryl-lane
Download Presentation

ÁFRICA Características Gerais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ÁFRICA Características Gerais

  2. ÁFRICA POLÍTICO

  3. Continente Africano Limites Territoriais: Norte: Mar Mediterrâneo Noroeste: Estreito de Gibraltar Nordeste: Mar Vermelho Oeste: Atlântico Leste: Índico

  4. Pontos Estratégicos

  5. Pontos Estratégicos Península do Sinai Canal de Suez Chifre da África

  6. Paralelos e Meridianos

  7. Linhas Imaginárias O Continente Africano é o único a possuir terras nos quatro hemisfério: Norte, Sul, Oriental e Ocidental, isso ocorre porque ele é atravessado pelas linhas imaginárias do: Equador Trópico de Câncer Trópico de Capricórnio Meridiano de Greenwich

  8. Zonas Climáticas do Continente Africano

  9. Clima e Vegetação

  10. Relevo e Hidrografia

  11. RIO NILO E O DESERTO DO SAARA

  12. O Nilo e o Saara • O Rio Nilo em contraste com o Saara, propicia áreas férteis à África, fornecendo água e solos agricultáveis em suas margens, além da água para irrigação das áreas adjacentes ao vale do rio. • Em suas margens temos grandes aglomerações urbanas, como Cairo e Alexandria. • O Nilo foi o principal eixo comercial através do deserto, permitindo a aproximação entre os povos do Sul e do Norte.

  13. Nilo

  14. Nascente do Nilo: Lago Vitória

  15. RIO NILO, RIO SÃO FRANCISCO E RIO AMAZONAS – Diferentes tipos de foz

  16. SAARA- O maior deserto do mundo

  17. O SAARA DIVIDE A ÁFRICA A própria natureza encarregou-se de separar, dentro do continente africano, duas porções com características distintas: Saara, o mais extenso deserto do planeta, com 9.260.000 km², isola a África do Norte da África Subsaariana, embora ocupe áreas de ambas as partes. O Saara tem como limite meridional uma extensa área atingida por um intenso processo de desertificação _ o SAHEL_, que vem ampliando sua extensão nos últimos anos.

  18. SAHEL

  19. SAARA

  20. O Saara Esse deserto funcionou, historicamente, como uma barreira que, embora transposta por fluxos comerciais intensos, influenciou profundamente a configuração das culturas e civilizações na África.

  21. ÁFRICA DO NORTE Banhada pelo Mediterrâneo, ao norte, e profundamente marcada, na sua porção meridional, pelo deserto do Saara, estende-se uma África muito diferente da porção Subsaariana. População predominantemente árabe e a religião islâmica são as suas características mais marcantes. É a parte mais desenvolvida do continente e tem por base econômica a extração e exportação de petróleo e outros recursos minerais.

  22. ÁFRICA DO NORTE

  23. Os Árabes Nos séculos VII e VIII, povos árabes conquistaram todo o norte africano, antes de invadirem a Península Ibérica. O domínio árabe no norte da África levou à difusão do islamismo e da língua árabe entre os povos da porção Setentrional. A religião Islâmica constitui hoje, um intenso fator de unificação entre esses povos. O Saara passou a ser atravessado por rotas de caravanas árabes, que comercializavam inúmeros produtos e escravos dos reinos ao sul do deserto. Foram essas relações que levaram os árabes a tratar o sul do Saara como ‘terra de negros’.

  24. EGITO PIRÂMIDES

  25. LÍBIA 2011

  26. Magreb e Grande Magreb Em árabe Magreb significa ‘onde o Sol se põe’, pois, localizada a oeste, encontra-se em oposição ‘machrek’,que significa ‘o nascente’, porção representada pela Península Arábica. O Magreb é formado por Marrocos, Tunísia e Argélia. O Grande Magreb se estende desde a Líbia até a Mauritânia.

  27. O GRANDE MAGREG PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS

  28. ÁFRICA SUBSAARIANA

  29. ÁFRICA SUBSAARIANA A África Subsaariana é composta por países localizados ao sul do deserto do Saara ou na sua porção meridional, denominada Sahel. Desertos, grandes florestas, savanas e estepes são as paisagens mais características desse imenso território, atravessado pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, tem seu relevo mais elevado na porção oriental, marcado pela presença de grande falha geológica, o Grande Rift, caracterizado pela presença de vulcões, como o Kilimanjaro na Tanzânia e por lagos tectônicos como o Vitória, na Uganda.

  30. DESERTO DO KALAHARI E SAVANA NA TANZÂNIA

  31. FLORESTA EQUATORIAL CONGO

  32. O GRANDE RIFT

  33. KILIMANJARO TANZÂNIA

  34. Fome, guerras civis,conflitos étnicos e religiosos, escravidão, prostituição, trabalho infantil e a disseminação da AIDS são as mazelas que vêm penalizando essa porção do continente africano e para as quais o mundo desenvolvido não demonstra interesse em encontrar soluções. A AIDS é a principal causa das mortes na África e alguns pesquisadores acreditam que a expectativa média de vida em algumas nações é de apenas 30 anos.

  35. AIDS 70% DAS VÍTIMAS DA DOENÇA ESTÃO NA ÁFRICA SUBSAARIANA

  36. Com apenas um país industrializado, África do Sul, a economia subsaariana se caracteriza por dois tipos de agricultura, a de subsistência e a da plantation e pela exploração de riquezas minerais.

  37. CONFLITOS Golpes de Estado, rivalidades tribais, luta pela posse de riquezas, são alguns fatores que nos ajudam a compreender os conflitos dessa região. A divisão artificial do continente pelos europeus durante o processo de colonização (final do século XIX e início do XX), reuniu tribos rivais em um mesmo território, subestimou a organização social e econômica dos habitantes locais , explorou recursos naturais e para piorar não preparou a população nativa para dirigir, segundo o capitalismo, as nações que depois de meados do século XX começaram a se tornar independentes. Os europeus contribuíram para a existência de uma “elite negra” que passou a governar seguindo os mesmos passos dos colonizadores, ou seja, expropriando em benefício próprio. Assim, o processo de independência das colônias africanas contribuiu para manter ou aumentar os problemas de fome, doenças e conflitos.

  38. RUANDA 1994

  39. SUDÃO SUDÃO

  40. COSTA DO MARFIM 2003

  41. O “CHIFRE DA ÁFRICA”

  42. Etiópia e Somália, situadas na estratégica região denominada “Chifre da África”, lutaram ferozmente durante anos pela posse da região de Ogaden. Essa região é considerada um ponto estratégico por se encontrar na rota internacional do petróleo vindo do Oriente Médio e também por se encontrar próxima de uma das regiões mais instáveis do mundo em termos de conflitos étnicos e religiosos.

  43. SOMÁLIA E ETIÓPIA

  44. ADDIS ABABA - ETIÓPIA

  45. KINSHASA - CONGO

  46. CIDADE DO CABO – ÁFRICA DO SUL / TURISMO

  47. SOWETO – ÁFRICA DO SUL

More Related