130 likes | 290 Views
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C. Por que filosofia pré-socrática ?. A expressão refere-se ao período da história da filosofia anterior ao filósofo grego Sócrates .
E N D
Filosofia pré-socrática :o início da filosofiaocidentalFinal século VII a.C ao final século V a.C.
Por que filosofia pré-socrática ? • A expressão refere-se ao período da história da filosofia anterior ao filósofo grego Sócrates . • Este período é também conhecido como COSMOLÓGICO ou NATURALISTA. • As explicações sobre o mundo passaram a não mais depender dos mitos.
Uma característica marcante dos pensadores pré-socráticos. • Ao voltarmos ao que convencionou-se chamar “início da filosofia ocidental” e analisamos os textos deixados por esses pensadores antigos ou relatos de pessoas posteriores (chamados doxógrafos) a esse período, verificamos a constância de um tema comum : a NATUREZA (Physis) • “Este mundo , igual para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez; sempre foi, é e será um fogo eternamente vivo, acendendo-se e apagando-se conforme a medida” (Heráclito de Éfeso).
As principais preocupações desse período eram: busca da origem do mundo e causa(s) das transformações da natureza.
* Perguntar pela arché é perguntar por aquilo que é o fundamento original do mundo; * era a pergunta pela causa primeira; pelo princípio original; pela força construtora e mantenedora; era a pergunta que desejava saber a origem/causa de tudo que existia.* Os primeiros filósofos buscaram entender/compreender o mundo em sua estrutura básica, porque se espantaram, se admiraram; foram tomados pelo encantamento do mistério e da complexidade do mundo natural; foram arrebatados pela perplexidade que o mundo causa naqueles que não se conformam com o óbvio : mudanças; diversidade de fenômenos; regularidade dos fenômenos. Tais eram suas preocupações.* A preocupação central era com a totalidade - a physis(natureza).
Algumas perguntas básicas suscitadas quando lemos os pré-socráticos : 1) Qual a substância originária do cosmo ?2) Há mais de uma substância originária do cosmo? 3) Por que as coisas são do jeito que são ?4) As coisas que são do jeito que são, podem ser diferentes do que são ?5) Por que as coisas mudam ?6) Há algo que não mude na mudança ?
Algumas respostas construídas pelos primeiros filósofos gregos. • Tales de Mileto (624-546 a.C) é considerado o primeiro filósofo. Disse que a origem de tudo é a água. “Tales viu a unidade do Ser e quando quis exprimi-la , falou água.” (Nietzsche). “Ele inventa a filosofia quando compreende a sua própria questão original, que é o do princípio unitário de todas as coisas (ARCHÉ), essência comum de tudo o que constitui o universo.” (Mário José Santos).
Anaximandro de Mileto (610-546 a.C) foi discípulo de Tales. Afirmou que o princípio de tudo é o Ápeiron .“O ápeiron (ilimitado) era o princípio e o elemento das coisas existentes” (Simplício)“Para Anaximandro a substância original (ápeiron) que constitui o mundo é indefinida e em nada se assemelha a qualquer espécie de matéria ou elemento vistos no mundo já estruturado.” (Mário José Santos)
Anaxímenes (585-525 a.C) foi discípulo de Anaximandro . Afirmou que o princípio de todas as coisas é o PNEUMA-ÁPEIRON.“O ar é a essência, o substrato, o elemento constitutivo, o fundamento de todas as coisas que são (que existem)” (Mário José Santos)“O ar se diferencia nas vários substâncias segundo o grau de rarefação e condensação: e assim dilatando-se dá origem ao fogo, enquanto condensando-se dá origem ao vento e depois às nuvens; e em grau maior de densidade forma a água, depois a terra e em seguida as pedras; as outras coisas derivam depois destes.” (Simplício)
Atividade para casaPesquisar os seguintes filósofos pré-socráticos : Pitágoras de Samos, Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eléia, Demócrito de Abdera, Melisso de Samos, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas, Diógenes de Apolônia * pesquisar as hipóteses/teorias que eles construíram sobre a origem do cosmo(mundo/universo);* Obs.:1) elaborar uma conclusão que demonstre o seu entendimento sobre o que foi encontrado na pesquisa;2) entregar o trabalho digitado e com as fontes de pesquisa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA SANTOS, Mário José dos. Os pré socráticos: Cadernos de textos. Juiz de Fora: UFJF, 2001.
FIM Prof. André Luiz