1 / 17

Persuasão por meio da comunicação.

Persuasão por meio da comunicação. Como as estratégias de marketing influenciam as decisões do consumidor. Persuasão. Do latim persuasione – ACONSELHAR.

Download Presentation

Persuasão por meio da comunicação.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Persuasão por meio da comunicação. Como as estratégias de marketing influenciam as decisões do consumidor.

  2. Persuasão. Do latim persuasione – ACONSELHAR.

  3. Toda comunicação de marketing, como propaganda, folhetos de venda, embalagens de produtos e conversa de vendedor, é uma forma de persuadir o consumidor. A maneira como a informação recebida é processada pelo consumidor faz toda a diferença em sua decisão de compra.

  4. Processamento de Informação. Processo pelo qual um estímulo é recebido, interpretado e armazenado na memória do consumidor (exposição, atenção, compreensão, aceitação, retenção).

  5. A persuasão do consumidor depende dos elementos da comunicação: apresentação, apelos utilizados etc.

  6. Modelo de Probabilidade de Elaboração (MPE).

  7. Teoria segundo a qual a influência exercida no consumidor depende da quantidade de reflexão (ou elaboração) que ocorre durante o processamento da mensagem.

  8. Quando a elaboração do consumidor é elevada, toma-se a ROTA CENTRAL para a persuasão. Nesse caminho, apenas os elementos da mensagem (os argumentos) são influenciadores, porque ajudam a formar uma opinião “fundamentada” sobre o que se vende.

  9. Agora, se há baixos níveis de elaboração por parte do consumidor, toma-se a ROTA PERIFÉRICA para a persuasão. Nesse caminho, as sugestões periféricas, que são irrelevantes para se desenvolver uma opinião “fundamentada” sobre o que se vende, tornam-se as principais influenciadoras do consumidor.

  10. Resumindo, há dois caminhos para a persuasão do consumidor: ROTA CENTRAL ROTA PERIFÉRICA

  11. ROTA CENTRAL - argumentos ROTA PERIFÉRICA – sugestões periféricas

  12. A motivação e a capacidade de cada consumidor determinam a sua elaboração durante o processamento da mensagem.

  13. Uma pessoa motivada e capaz de elaboração segue a rota central. Já uma pessoa sem motivação ou com capacidade reduzida de elaboração segue a rota periférica.

  14. A fonte da mensagem como fonte de persuasão.

  15. - Diferença entre os argumentos de um vendedor e os conselhos de um amigo. - Fontes verossímeis, percebidas como bem informadas e dignas de confiança, aumentam a possibilidade de persuasão.

  16. Podem ser mais persuasivas as fontes:- Fisicamente atraentes- Simpáticas- Com status de celebridade- Semelhantes de alguma forma ao público-alvo.

  17. Os endossadores de produtos.

More Related