1 / 17

Você já ouviu falar sobre a ALCA? Sabe o que significa esta sigla?

Plebiscito Nacional sobre a ALCA de 1 a 7 de setembro em todo o Brasil http://www.jubileubrasil.org.br. Você já ouviu falar sobre a ALCA? Sabe o que significa esta sigla? E que ameaças traz ao povo brasileiro e América Latina? O que pode ser feito para deter esta ameaça?

deliz
Download Presentation

Você já ouviu falar sobre a ALCA? Sabe o que significa esta sigla?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Você já ouviu falar sobre a ALCA? Sabe o que significa esta sigla? E que ameaças traz ao povo brasileiro e América Latina? O que pode ser feito para deter esta ameaça? Reserve 5 minutos de seu tempo para ler as 16 próximas páginas.

  2. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br O que é a ALCA? É a sigla de Área de Livre Comércio das Américas, um acordo internacional que pretende formar o maior bloco econômico do planeta – com 34 países do continente americano, com exceção de Cuba. Seu objetivo é ampliar o NAFTA (Área de Livre Comércio da América do Norte, do qual fazem parte os Estados Unidos, Canadá e México. A ALCA comportaria cerca de 800 milhões de habitantes e seria responsável por um PIB (Produto Interno Bruto) de quase 11 trilhões de dólares.

  3. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br E porque um acordo de livre comércio? O conceito de “livre comércio” remete à idéia de que o fim de barreiras em transações comerciais entre os países contribuiria para o desenvolvimento de todos. Este conceito defendido pelos neoliberais não procede. Na prática vemos que quando existem diferenças econômicas e sociais acentuadas entre os países, a liberalização comercial beneficia aqueles com maior poder econômico e sufoca os países pobres e em desenvolvimento.

  4. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Quem são os maiores interessados na ALCA? Os Estados Unidos são os patrocinadores da idéia e quem, até agora, têm ditado as regras do acordo. O país é responsável, sozinho, por 80% de todo o Produto Interno Bruto do continente. O Brasil e Canadá são responsáveis por outros 10% e os demais países dividem os 10% restantes. Diante deste abismo, a tendência é que as megaempresas norte-americanas quebrem o que resta do parque industrial da América Latina.

  5. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Como estão as negociações em torno da ALCA? Várias reuniões para a redação do texto do acordo têm acontecido desde 1994 entre os integrantes das áreas econômicas dos países envolvidos, sem qualquer transparência ou debate com a sociedade. Quase todos os anos acontece um encontro do Comitê de Negociações Comerciais, formado pelos ministros da Economia dos países do continente. O próximo encontro será em Quito, Equador, em outubro de 2002.

  6. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Outras consequências da ALCA... O acordo da ALCA implicará em maior abertura financeira e, portanto, provocará maior vulnerabilidade nas economias latino-americanas e caribenhas, frente às instabilidades, crises e pressões externas. A ALCA trará o domínio do comércio agrícola por parte das grandes empresas estadunidenses, que imporão preços e controlarão o mercado local. Isto afetará a soberania alimentar de cada país, o que é inadmissível.

  7. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Mais consequências... O acordo da ALCA aprofundará o domínio da biotecnologia e a tentativa de impor sementes transgênicas na agricultura por parte das grandes empresas do setor, com gravíssimas conseqüências para a natureza e para a saúde do povo brasileiro.Também aprofundará e acelerará o controle e domínio da biodiversidade continental pelas empresas transnacionais norte-americanas – com destaque à Amazônia.

  8. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Mais consequências ... O acordo da ALCA restringirá a circulação legal de pessoas e de mão-de-obra pelo continente. Os trabalhadores terão seus direitos trabalhistas e sociais cada vez mais reduzidos. O desemprego e a informalidade do trabalho aumentarão substancialmente. O acordo do NAFTA já provocou a migração ilegal de mais de oito milhões de mexicanos rumo aos EUA. Na cidade de Tijuana, na fronteira mexicana, foi erguido um segundo “muro da vergonha” para conter a migração daqueles que buscam as oportunidades prometidas pelo NAFTA.

  9. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Por que precisamos combater a ALCA? Porque existem outros caminhos para o desenvolvimento do Brasil que não a dependência da estratégia norte-americana. O aumento da dependência de capital externo fere de morte qualquer possibilidade de se implementar um projeto de país soberano e dereduzir as desigualdades sociais. Não se trata de ser contra o comércio entre países, o que é absolutamente vital para o crescimento da economia, mas sim de defender que cada país tenha a liberdade de procurar seus melhores parceiros.

  10. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br O que tem sido feito até agora? Para que a sociedade participe deste processo está sendo organizado um plebiscito nacional sobre a ALCA, que será realizado de 1 a 7 de setembro, com apoio de centenas de organizações como a CNBB, CUT, MST, UNE, UBES, sindicatos, partidos progressistas e ONGs. O plebiscito pretende ouvir a opinião de milhões de brasileiros sobre a participação do Brasil nas negociações da ALCA e também sobre o acordo de utilização do Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão pelo governo dos Estados Unidos.

  11. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Mas o que a ALCA tem a ver com Alcântara? Embora sejam acordos internacionais diferentes, a questão de Alcântara foi inserida no plebiscito por tratar-se de um outro ato extremamente nocivo à soberania nacional. O Centro de Lançamento de Alcântara é um dos mais bem localizados do mundo. Estando a 13 graus da linha do equador traz uma economia de até 30% de combustível nos foguetes e permite a colocação de satélites em órbitas distintas.

  12. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br E o que diz o acordo de Alcântara ? O acordo prevê que o governo brasileiro mantenha áreas restritas, onde apenas pessoas autorizadas pelo governo dos Estados Unidos possam entrar. Além disso, equipamentos que vierem dos EUA para o Brasil ou forem transportados daqui para lá, serão acondicionados em contâineres lacrados que não poderão ser vistoriados pela alfândega brasileira.

  13. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br E tem mais ! A receita apurada com a utilização de Alcântara não poderá ser investida em pesquisa espacial brasileira em busca de sua independência tecnológica. Ainda prevê que o governo americano poderá vetar a utilização da base a países que, a seu juízo, sejam “apoiadores do terrorismo internacional". O acordo teve parecer contrário aos seus termos no Congresso Nacional mas o governo norte-americano pressiona pela sua aprovação. Ainda em tramitação no Congresso, pode ser aprovado ou rejeitado.

  14. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br É uma questão de soberania ... Os acordos da ALCA e de Alcântara são extremamente lesivos aos interesses nacionais e a plena soberania e por isso estão sendo tratados neste plebiscito. Caso queira saber mais sobre o Acordo de Alcântara consulte o sitio da campanha no endereço http://www.alcantara.org.br.

  15. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Participe do plebiscito, respondendo: 1.O governo brasileiro deve assinar o tratado da ALCA? Sim Não 2.O governo brasileiro deve continuar participando das negociações da ALCA? Sim Não 3.O governo brasileiro deve entregar uma parte de nosso território – a Base de Alcântara – para controle militar dos Estados Unidos ? Sim Não

  16. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Além de votar, como participar da campanha? Você pode constituir urnas de votação em seu bairro, escola ou qualquer lugar de grande circulação. As orientações e materiais para o plebiscito estão disponíveis na internet (endereço acima). Você pode copiá-los para seu computador e reproduzi-los. Caso não tenha condições solicite-os à Coordenação da Campanha em seu estado, cujos contatos também estão na internet . Soberania sim, ALCA não !

  17. Plebiscito Nacional sobre a ALCAde 1 a 7 de setembro em todo o Brasilhttp://www.jubileubrasil.org.br Esta apresentação foi produzida para difusão entre aqueles que combatem a exploração e exclusão e que acreditam numa outra integração política e econômica dos países da América Latina. Copyleft- Todos os direitos liberados pelo autor. Informação de domínio público para enfrentar o poder da mídia e grande imprensa comprometida com o pensamento único e a globalização neoliberal. Em 08 / 2002.

More Related