1 / 23

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS. COM de …. Introdução.

derica
Download Presentation

Cenáculos de Oração Missionária A ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração MissionáriaA ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS COM de …

  2. Introdução • Anim. –Caríssimos amigos, hoje, somos convidados a ir até ao “Cenáculo de Jerusalém”, onde Jesus se despede dos seus discípulos com uma bela oração dirigida ao Pai, conhecida como Oração Sacerdotal de Jesus. Encontramos esta oração no Cap. 17 de S. João. Uma vez que os Cenáculos são células da Igreja, Povo sacerdotal, sentimos a oração de Jesus como dirigida também a nós e como estímulo à nossa comunhão, que depois procuramos testemunhar, em missão.

  3. Cântico

  4. Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

  5. Anúncio do Tema • No decorrer da Última Ceia, Jesus, o Sumo-Sacerdote da Nova Aliança, reza ao Pai por Ele mesmo, pelos seus discípulos e por todos quantos, ao longo dos séculos, irão acreditar n’Ele. É uma oração dirigida a Deus, mas destinada também aos discípulos procurando orientá-los, consolá-los e consciencializá-los para a nova situação que irão viver, quando Jesus voltar para junto do Pai. • A Oração Sacerdotal cria a Igreja como comunidade de discípulos que, mediante a fé em Jesus Cristo, enviado do Pai, é constituída na Sua unidade com o Pai e envolvida na Sua missão de Salvador do mundo, conduzindo-o ao conhecimento do Pai.

  6. Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni- nos num só coração e numa só alma. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar!

  7. Oração Inicial • Senhor, nosso Deus, que pela oração do Vosso Filho Jesus Cristo, nos convidais a viver no amor para convosco e na unidade entre nós, como Seus discípulos, nós vos pedimos que saibamos abrir os nossos ouvidos a Cristo, vossa Palavra, e que Ela nos ajude a crescer na intimidade convosco e na unidade com todos os nossos irmãos. Ámen.

  8. Leitura Bíblica (Jo. 17, 11b-23) 11 Pai santo, protege-os pelo poder do teu nome, para que eles sejam um, como tu e eu somos um. 12 Enquanto estive com eles no mundo, protegi-os em teu nome, nome que tu me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que se havia de perder, para que se cumprisse o que diz a Sagrada Escritura. 13 Agora vou para ti e falo enquanto estou ainda neste mundo, para que a minha alegria os encha profundamente. 14 Entreguei-lhes a tua palavra e o mundo tem-lhes ódio, porque eles não são do mundo, como eu também não sou. 15 Não te peço que os tires do mundo, mas que os defendas das forças do mal. 16 Eles não pertencem ao mundo, como eu também não pertenço.

  9. Leitura Bíblica (Jo. 17, 11b-23) 17 Faz com que te sirvam pela verdade. Santifica-os pela verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Eu envio-os para o mundo, como tu me enviaste também. 19 Eu ofereço a minha vida por eles, para que também eles sejam santificados pela verdade. 20 Não te peço apenas por eles, mas também por aqueles que crerem em mim por meio da sua pregação,21 e para que todos sejam um. Pai, que eles estejam tão unidos a nós, como tu o estás a mim e eu a ti. Desta maneira, o mundo há-de acreditar que tu me enviaste. 22 Dei-lhes a mesma glória que me deste, para que vivam em perfeita unidade como nós. 23 Eu vivo neles e tu vives em mim. Deste modo a sua união será perfeita e o mundo há-de saber que me enviaste e que os amas como a mim. Palavra do Senhor.

  10. Comentário • Esta “Oração Sacerdotal ”, é dirigida por Jesus ao Pai, quando seprepara para o momento supremo da sua “passagem”, da sua “Páscoa”. • Para melhor compreendermos esta oração devemos recordar a Festa Judaica da “Expiação”, celebrada para pedir perdão a Deus das transgressões cometidas durante todo o ano. Nessa festa, o Sumo-Sacerdote fazia uma oração que constava de três partes: rezava primeiro por ele mesmo, depois pelos outros sacerdotes e finalmente por todo o povo. • Jesus, o novo Sumo-Sacerdote da Nova Aliança, segue o mesmo esquema: Reza por ele mesmo (v. 1-10), depois pelos seus discípulos (v.11-19)e finalmente por todos aqueles que acreditarem n’Ele (v. 20-26). Reza pela Igreja de todos os tempos. Reza, pois, por cada um de nós.

  11. Comentário • a) Jesus reza por Ele mesmo: Este rezar por si mesmo é sobretudo uma declaração de disponibilidade para realizar, livre e generosamente, o plano do Pai, aceitando a paixão e morte, que o conduzirá à ressurreição. É o sinal da obediência plena ao Pai, entregando-se totalmente na cruz, supremo gesto de amor. • b) Jesus reza pelos seus discípulos para que permaneçam unidos a Ele e pede ao Pai para que os CONSAGRE na verdade: Que significa consagrar? Propriamente só Deus é “sagrado”, é santo. Por isso consagrar significa transferir uma pessoa para a propriedade de Deus. Significa tirar a pessoa das coisas comuns para ser totalmente doada a Deus. Esta transferência para a esfera de Deus culmina com o “envio”, em missão. O discípulo já não existe para si mesmo, mas para todos. Por isso Jesus reza pelos discípulos para que saiam de si mesmos e se ponham à disposição dos outros. Reza para que eles continuem a Sua missão.

  12. Comentário • c) Jesus reza por todos aqueles que acreditarem n’Ele. Reza pela Igreja de todos os tempos e o pedido central desta oração é o da UNIDADE dos crentes: Que todos os cristãos vivam unidos, à semelhança da união que existe entre Jesus e o Pai. Esta unidade deve ser um testemunho que conduza o mundo à fé. Esse testemunho é participação na missão de Jesus, confiada a cada um. • Infelizmente nós, os cristãos, estamos divididos. Isso constitui um escândalo, um obstáculo para que o mundo creia. Jesus rezou para que sejamos capazes de deitar abaixo as barreiras que nos separam e façamos tudo o que pudermos para nos unirmos, na verdade e na caridade.

  13. Pistas para o diálogo de grupo • A Igreja é a comunidade dos discípulos de Jesus que vivem num mundo decaído, injusto, corrupto, mas que não se conformam com ele. Jesus não pede ao Pai que tire os cristãos do mundo, mas que os mantenha unidos e livres do mal. Este é o momento certo para partilhar como cada um vê a união do seu Cenáculo, da sua paróquia e da Igreja toda e o testemunho de fé que estão a dar.

  14. Partilhar a leitura missionária

  15. Preces • Senhor Jesus, ilumina todos os cristãos. Faz que, pela oração, todos sintam a alegria de viver intimamente em Deus, que é comunidade de amor e sejam pessoas de comunhão e de harmonia, no meio do mundo. Bendito sejais, Senhor, pelo nosso Cenáculo. Fazei dele um instrumento da vossa paz. • Todos: Ouvi-nos Senhor. • Senhor Pai Santo, olha por todos os que se consagram ao anúncio de Evangelho para que, no meio das dificuldades da missão, sintam a força de Jesus que rezou por eles e também a força da nossa oração. Não os desampareis, nem deixeis que as forças do mal os derrotem e façam desanimar. • Todos: Ouvi-nos Senhor.

  16. Preces • Senhor Espírito Santo, no mundo em que vivemos, por vezes temos a sensação de que o amor entre os homens tende a arrefecer: uns tornam-se inimigos dos outros. Fortalece-nos, para saibamos amar toda a humanidade como Cristo nos ama e ser fermento de um mundo novo. • Todos: Ouvi-nos Senhor. • Maria, Mãe da Igreja, os cristãos dialogamos pouco uns com os outros; vivemos lado a lado como desconhecidos. Invoca o Espírito de Deus, que é comunhão, sobre a nossa Igreja para que vá ao encontro de todos aqueles que a rodeiam, mesmo aqueles que pensam ou rezam de maneira diferente da nossa. • Todos: Ouvi-nos Senhor. • Outras orações espontâneas…

  17. Oração pelo mundo • Anim.- Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. • Todos - Digno de louvor e de glória para sempre! • Animador(a)- Do Coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e une a Igreja e o mundo! • Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! • Anim.- Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, onde os povos conviverão em paz e harmonia, pela palavra e pelo serviço humilde dos vossos mensageiros! • Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito de harmonia e de paz! • Anim.- Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho!

  18. Oração pelo mundo • Todos - Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! • Anim.- Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem e também para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam! • Todos - Sim, ó Pai. Só Vós sois Santo! Só Vós sois o Senhor! Só Vós sois o Altíssimo, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

  19. Entrega do Cenáculo • Anim. - Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-lhe os Cenáculos. • Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nos Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. • Anim. - Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas que testemunham a união do Pai, do Filho e do Espírito Santo. • Todos - … Para que o mundo inteiro seja santificado e conduzido com alegria para a casa do Pai. A Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

  20. III Parte – Compromissos e Atividades • Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos • Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. • Novo compromisso: Escolhe-se o que fazer até ao próximo encontro.

  21. Oração Conclusiva • Todos - Pai, obrigado por terdes enviado o vosso Filho Jesus Cristo, que nos revelou o vosso amor por nós. Ele, pela sua morte e ressurreição, nos reconciliou convosco e entre nós, reunindo-nos num povo de irmãos, e enviou o Espírito Santo para nos ajudar a discernir o caminho da unidade, do amor, do perdão e do bem. Fazei que, reunidos em cenáculos de irmãos, como no cenáculo de Jerusalém, sejamos um, como vós sois um, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

  22. Cântico

  23. Bênção e Despedida • Anim. - Por intercessão de Maria, Estrela da Evangelização, abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo. • Todos - Amen. • Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe.

More Related