20 likes | 236 Views
Técnica do Auto_exame bucal. O auto-exame bucal é muito importante para o diagnóstico precoce de algumas doenças e até mesmo de um possível câncer bucal.
E N D
Técnica do Auto_exame bucal O auto-exame bucal é muito importante para o diagnóstico precoce de algumas doenças e até mesmo de um possível câncer bucal. Devemos então, estar sempre atentos a qualquer alteração na boca, lábios, face e garganta. Procurando por sinais como mudança na cor da pele e mucosas, caroços, endurecimentos, feridas, inchaços, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e úlcera rasa, indolor e avermelhada Prevenção do Câncer Bucal Para realizar o exame, basta apenas um espelho e um lugar bem iluminado. Siga a seguinte ordem: . Olhe a sua pele do rosto e pescoço, toque-a com os dedos suavemente, veja se há algum sinal ou mancha que não tenha notado antes; · De frente para o espelho, abra bem a boca. Se você usar próteses, retire-as e com a boca bem limpa, comece o exame; · Puxe com os dedos o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio, tocando-o com um dedo por fora da boca e outro dedo por dentro: sinta a espessura dos lábios e procure por caroços ou feridas. Faça o mesmo para o lábio superior, puxando-o para cima.; · Abra bem a boca, afaste a bochecha com o dedo indicador (dentro da boca) e apalpe a bochecha dos dois lados; · Palpe toda sua gengiva com a ponta do dedo indicador, em cima e embaixo; · Coloque a língua no céu da boca e introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca;
Prevenção do Câncer Bucal Técnica do Auto_exame bucal · Coloque a língua para fora e examine a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o palato (céu da boca). Em seguida, puxando a língua para a esquerda, observe o lado direito da mesma. Faça o mesmo procedimento para o lado direito; · Coloque a língua para fora e, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda a sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão; · Incline a cabeça para trás, abra a boca o máximo possível e dizendo "Aahh” examine o céu da boca e o fundo da garganta. Apalpe o céu da boca; · Examine o pescoço. Apalpe o lado direito com a mão esquerda e vice-versa; compare o lado esquerdo com o direito e veja se há diferença entre eles; · Coloque o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior; O QUE PROCURAR- Mudanças na cor da pele e mucosa.- Caroços ou endurecimentos.- Inchaços.- Áreas dormentes.- Sinais antigos que mudaram de coloração e/ou tamanho.- Regiões brancas ou avermelhadas na mucosa.- Aftas persistentes.- Dentes pretos, quebrados ou moles.- Dificuldade ou dor ao abrir a boca ou engolir.- Rouquidão.- Íngua no pescoço. COMO PREVENIR - Com boa higiene bucal.- Substituir dentaduras ou próteses mal adaptadas ou que estejam machucando.- Evitando mordiscar os lábios e as bochechas.- Evitando o fumo e bebidas alcoólicas em excesso.- Fazendo visitas periódicas ao dentista.