1 / 38

Programas de edição de imagens

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Disciplina de Aplicações Informáticas B Professora: Cátia Sousa Ano Lectivo: 2010/2011. Elaborado por: Carla Dias nº7 Diogo André nº9 Tiago Rodrigues nº. Programas de edição de imagens. Programas Bitmap / Vectorial.

devon
Download Presentation

Programas de edição de imagens

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoDisciplina de Aplicações Informáticas BProfessora: Cátia SousaAno Lectivo: 2010/2011 Elaborado por: Carla Dias nº7 Diogo André nº9 Tiago Rodrigues nº Programas de edição de imagens

  2. Programas Bitmap / Vectorial • Existem dois tipos de arquivos fundamentais na computação gráfica: Bitmap e Vectorial. • Alguns programas mais conhecidos que criam arquivos bitmap (pixel) são: Adobe Photoshop, Corel Photopaint, Corel Painter, Paint Shop Pro e outros. • Já programas que criam arte vectorial (também conhecidas como arte orientada a objecto) são Coreldraw, Illustrator, Freehand, RealDraw, Xara. O programa Flash também trabalha com vectorial, porém ele é mais destinado a construção de artes para a Internet. • Esses programas cada vez mais integram num mesmo programa a manipulação dos dois tipos de arquivos.

  3. Programas Bitmap - Adobe Photoshop • Adobe Photoshop é umsoftwarecaracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão. • A versão mais recente é apelidada como Adobe Photoshop CS5 (sigla cujo significado é Creative Suite 5, correspondente à décima segunda edição desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser rodado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.

  4. História Photoshop • O software Photoshop foi concebido em 1987, por Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos. • Knoll estava em casa trabalhando na sua tese de doutorado, quando criou um código em seu computador que exibia imagens em tons de cinza em um monitor de bitmap preto e branco. Como o código não estava directamente relacionado com sua tese de doutorado, Knoll subestimou o seu valor. No entanto, não sabia que esse era o primeiro esboço do fenómeno Photoshop. • Só mais tarde, quando seu irmão John Knoll se encantou pelo programa, ele percebeu o seu potencial. Ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo e, em 1990 o viram lançado pela Adobe, que havia comprado o programa. • Os irmãos Thomas Knoll e John Knoll iniciaram o desenvolvimento do Photoshop em 1987 e a versão 1.0 foi lançada pela Adobe em 1990. O programa era destinado desde o início como ferramenta de manipulação de imagens provenientes de digitalizadores, que eram raros e dispendiosos naquela época.

  5. Características Photoshop • Apesar de ter sido concebido para edição de imagens para impressão em papel, o Photoshop está a ser cada vez mais usado também para produzir imagens destinadas à World Wide Web ( Rede de alcance mundial, também conhecida como Web e WWW). • Até a versão 9.0 (CS2) o programa, o Adobe ImageReady, muito semelhante ao Photoshop, que era utilizado em conjunto para a edição e criação de imagens e animações para a internet. A partir da versão 10 (CS3), os recursos do Adobe ImageReady estão incluídos dentro do próprio Photoshop. • O Photoshop também suporta edição com outros tipos de programas da Adobe, especializados em determinadas áreas: o já referido Adobe ImageReady (edição de imagens para a web), Adobe InDesign (edição de texto) Adobe Illustrator (edição de gráficos vectoriais), Adobe Premiere (edição de vídeo não-linear), Adobe After Effects (edição de efeitos especiais em vídeo) e o Adobe Encore DVD (edição destinada a DVDs). Os formatos de arquivos nativos do Photoshop (PSD ou PDD) podem ser usados entre estes programas.

  6. Características Photoshop • O uso das camadas não é um recurso novo inventado pelos desenvolvedores do Photoshop, ele foi desenvolvido há muito tempo pelos ilustradores. • Em Dezembro de 1914 é patenteada aquela que efectivamente foi a maior contribuição técnica para a animação tradicional até o advento da computação gráfica: o desenho sobre folhas de celulóide transparente (acetato). • É mais um recurso existente no mundo real que foi aproveitado pela ferramenta Photoshop para facilitar o trabalho de seus usuários, assim como certos efeitos que reproduzem técnicas de pintura, máscaras, uma técnica muito utilizada em gráficas e impressão offset.

  7. Características Photoshop • A versão mais recente, de 2008, é a versão 11.0. Também chamada de "Photoshop CS4", uma vez que "CS" indica a sua integração no pacote de programas Adobe Creative Suite; quanto ao número "4" é por ser a quarta versão, desde que a Adobe Creative Suite. reformulou a imagem de marca dos seus programas, sobre a "marca-mãe. • Numa tentativa de se separar da imagem de marca anterior do Photoshop, entre as versões 3 e 7, em que apresentava o olho humano (num conceito de visão e imagem), nas duas primeiras versões do "Creative Suite" utiliza imagens de penas estilizadas (como referência à escrita e pintura com penas de aves), mais recentemente, já na terceira edição do "CS", a imagem foi alterada para um quadrado com as letras "PS" ao centro.

  8. Características Photoshop • Recentemente, a Adobe incluiu o Adobe Camera RAW, um plugin desenvolvido por Thomas Knoll que permite ler vários formatos de ficheiros RAW, provenientes principalmente de máquinas fotográficas profissionais. Uma versão preliminar deste plugin esteve opcionalmente disponível para o Photoshop 7.0.1 a $99 dólares americanos. • Para combater a pirataria de que o Photoshop é alvo, a Adobe lançou um programa semelhante para o mercado doméstico, o Adobe Photoshop Elements, mas com muitas funções profissionais removidas do Photoshop original. Enquanto o Adobe Photoshop CS3 é vendido por sensivelmente 800 euros (versão inglesa), o Adobe Photoshop Elements 4.0 custa apenas 130 euros, de forma a ganhar terreno no mercado doméstico. Sendo mesmo, por vezes incluído em digitalizadores de diversas marcas. Como é óbvio, esta versão "reduzida" não se adequa ao mercado de pré-impressão profissional, visto uma das principais características removidas deste software seja o modo de cores CMYK.

  9. Características Photoshop • O Photoshop não suporta nativamente muitos dos algoritmos de imagem (Image Arithmetics) que o Corel Paint Shop Pro e outros editores de bitmaps utilizam. No entanto, esse problema pode ser contornado através do Filter Factory, um plugin gratuito disponível nos discos de instalação do Photoshop, após a versão 3.0.

  10. Photoshop - Impacto cultural • O termo photoshopping é um neologismo que significa "editar uma imagem" independentemente do programa que se utilize. A Adobe desencoraja o uso do termo devido ao receio de distorcer a imagem de marca da empresa. O termo "Photoshop" também é usado como substantivo relativamente à imagem alterada. O objectivo de alterar uma imagem é torná-la humorística ou inteligente, muitas vezes através de referências a piadas e à cultura pop. • O Photoshop é usado para alterar e desenhar veículos, normalmente carros, processo esse, denominado por digi-modding, photoshopping ou tuning virtual. Já são muitos os sites que se dedicam a este aspecto, e este novo tipo de "arte" tem-se expandido. E apesar dos sites, permitirem às pessoas mostrarem os seus carros, publicamente na internet, os carros manipulados digitalmente já existem há muito tempo nas revistas de automóveis.

  11. Espaços de cor - Photoshop • O Photoshop suporta vários espaços de cor: sRGB (ponto branco=D65) - RGB no Photoshop Escala de cinza (Grayscale) Lab (ponto branco=D50) CMYK

  12. Formato PSD • Formato padrão da Adobe para documentos do Photoshop. Possui muitos recursos extras como imagens por camadas. Este formato é suportado por pouquíssimos programas fora o Adobe Photoshop. Exemplo de imagem com camadas e texturas Exemplo de imagem com camadas

  13. Alternativas - Photoshop • Existem muitos outros editores de imagens bitmap disponíveis, mas nenhum deles conseguiu a popularidade do Adobe Photoshop entre os profissionais. Os concorrentes mais utilizados noutros mercados-alvo são o GIMP open-source, já com muito utilizadores; e os pacotes de programas comerciais Adobe Fireworks (Macromidia foi comprada pela Adobe, ela não existe mais);, Corel Photo-Paint,Photo-Filtre e Paint Shop Pro. Entre outras alternativas menos conhecidas, pode-se destacar o GIMPshop (uma versão do GIMP com uma interface gráfica semelhante ao Photoshop), o Paint.NET open-source, o Pixel32 disponível em mais plataformas do que os outros programas comerciais, o PhotoFiltre, excelente alternativa gratuita para uso não-comercial, e o PhotoScape que está fazendo um enorme sucesso pela sua facilidade de uso.

  14. Programas Vectorial - Inkscape • Inkscape é um editor de gráficos vectoriais Open Source, com capacidades similares ao Illustrator, CorelDraw, ou Xara X, usando o padrão W3C Scalable Vector Graphics (SVG) em formato de ficheiro. • O Inkscape é um programa de desenhos vectoriais livre, ou seja, pode ser copiado e distribuído livremente. • Inkscape suporta muitas características avançadas SVG (marcadores, clones, alfa mistura, etc.) e um grande cuidado é tomado na concepção de uma interface simplificada. É muito fácil editar, executar operações complexas caminho, rastrear bitmaps, etc. • Utiliza o método vectorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário

  15. Programas Vectorial - Inkscape • Imagens vectoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap. • O facto dos formatos vectoriais ainda não possuirem capacidade directa para lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados standard. • O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vectoriais, nomeadamente, uma subdefinição (DTD) da linguagem XML definido pela W3C. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.

  16. Inkscape - Vantagens • Embora ainda não tenha alcançado o nível de programas como o CorelDraw possui algumas vantagens sobre este: Abre em poucos segundos; Está em conformidade com os padrões da Internet; É possível realizar trabalhos bastante profissionais; Sendo um software de código aberto, as inovações para ele são muito mais rápidas do que nos softwares comerciais.

  17. Inkscape - Características

  18. Interface gráfica - Inkscape • A equipa de desenvolvimento do Inkscape intenciona manter uma interface simples, porém extensível, facilitando o uso do iniciante e do profissional. Efeitos (criados em virtualmente qualquer linguagem) estendem o menu do Inkscape. Em 2007, os desenvolvedores trabalharam na implementação de janelas encaixáveis, como já é possível no GIMP. • Imagens bitmap incluídas no desenho não são directamente incorporadas ao SVG, sendo antes referências a arquivos externos, como acontece no HTML; entretanto, o usuário pode usar o efeito "Embed All Images" para incorporar os bitmaps ao arquivo SVG.

  19. Interface gráfica - Inkscape • Trabalha com edição, transparência, anti-aliasing, textos, degradês, vectorização, múltiplas camadas e todos os recursos necessários para desenho vectorial. • É um software relativamente novo que conta com uma equipa de desenvolvedores com ritmo de trabalho considerado muito rápido. Algumas correntes de analistas tecnológicos consideram que tem potencial para a curto e médio prazo concorrer em pé de igualdade com outros programas de desenho e manipulação vectorial já existentes do mercado, como é o caso do CorelDraw, do Illustrator ou do Adobe Indesign, ambos softwares proprietários.

  20. Interface gráfica - Inkscape Interface gráfica do Inkscape, demonstrando algumas das suas funções.

  21. Interface textual - Inkscape • O Inkscape também implementa uma interface textual para viabilizar conversões de formatos ou obtenção de informações de elementos SVG via linha de comando. Essa funcionalidade permite a automação de tarefas como a criação de imagens para previsão de diversos arquivos SVG. A título de exemplo, e para os sistemas operativos GNU/Linux e outros UNIX o comando seria da seguinte forma: • Para exportar a previsão de apenas um arquivo (em qualquer SO) seria: inkscape -e imagem_preview.png -h 100 imagem.svg

  22. Interface textual - Inkscape Alguns dos argumentos que o Inkscape aceita pela linha de comando são: -e : exportar PNG -d : define a DPI de exportação (o padrão é 90) -a : define a área a ser exportada (o padrão é a página) -w e -h : definem largura e altura do PNG exportado -i : exportar apenas a área do elemento com tal identificador -P : exportar arquivo PS -A : exportar arquivo PDF -W e -H : informa a largura e altura do desenho ou elemento identificado É possível invocar um modo de ajuda directamente na linha de comandos, para mais informações de uso e outros argumentos, através do seguinte comando:

  23. Versões - Inkscape • Versão 0.40 : Inkscape temos conversão de imagens bitmap em vector (o procedimento é chamado de vectorização). Nesta versão temos também o recurso de colocar textos em segmentos "text on path", muito utilizado no CorelDraw, Illustrator e Freehand. • Versão 0.42: Trouxe empolgantes inovações, como um recurso aprimorado de edição de textos, uma prática ferramenta para construção de degradés, e paletas de cores. A possibilidade expandida de trabalhar com clones de objectos e conseguir efeitos semelhantes a caleidoscópios e o total suporte à implementação de scripts em Python e Perl.

  24. Versões - Inkscape • Versão 0.43: Inclusão do menu Effects, com 22 efeitos gráficos, uma melhoria e refinamento nas ferramentas de edição de nós, sensibilidade a pressão para usuários de tablets (ou mesas digitalizadoras) na ferramenta desenho caligráfico e a inclusão do recurso de conexão de elementos, muito utilizado em fluxogramas. • Versão 0.44: Disponibilizada em 24 de Junho de 2006, foram adicionados Layers dialog, suporte para clipping e masking, melhorado a exportação .PDF com transparência, e melhoria geral na performance do software.

  25. Versões - Inkscape • Versão 0.44.1: Disponibilizada em 14 de Setembro de 2006. Corrige erros em Windows, Mac OS X, e outros erros que foram encontrados no último lançamento, 0.44, que introduz várias substanciais modificações, tais como, graphical Layers, clipping e suporte a máscara, e exportação em PDF nativo com transparência. • Versão 0.45: Disponibiliza funções como: filtro "Blur Gaussian" possibilitando efeitos mais fotorrealísticos. Atalhos de tecla personalizáveis possibilitando usar atalhos de outros programas o que diminui a curva de aprendizado. Histórico de acções - permitindo voltar a um momento específico da edição. • Versão 0.45.1: Aparecimento do "Balde de Tinta" para preencher áreas reconhecidas pela coloração, nível do canal alfa, brilho ou outras variantes. • Versão 0.46

  26. Gimp

  27. O que é o Gimp? • GIMP(GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vectorial. • O gimp é um programa potente de edição e criação gráfica 2D, é um programa livre e “de código aberto”, este facto não deve constituir obstáculo à sua utilização, pelo contrário, a quantidade e a qualidade dos manuais criados pelos utilizadores mundiais leva-nos a dizer que o gimp é um programa excelente.

  28. História do Gimp O projecto foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, quando desenvolveram o mesmo como um projecto para a faculdade. Actualmente, ele é mantido por um grupo de voluntários e licenciado sob a GNU General PublicLicense. O GIMP foi criado pelos estudantes como uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Foi um projecto universitário que amadureceu bastante e hoje alcança expressiva popularidade, sendo utilizado por profissionais. No entanto, a participação no mercado de ferramentas de edição profissional ainda é tímida (em contraste ao Adobe Photoshop). Os principais factores que contribuem para isso são: • O GIMP ainda não possui suporte nativo ao modo CMYK, usado como formato para impressão. Isso limita a área de actuação do programa no sector gráfico profissional, tornando-o indicado apenas para trabalhos digitais que utilizam apenas o modo RGB. • Pelo fato de ser distribuído gratuitamente, ele não inclui licenças para as cores Pantone, usadas largamente pelos profissionais gráficos como referência para garantir precisão de cor em materiais impressos. • O melhor suporte ao GTK aumentou a adopção por usuarios do ambiente Windows, bem como outros programas que também utilizam GTK, como o Inkscape. • Apenas recentemente a plataforma GTK para Mac OS X ganhou suporte nativo. Versões anteriores do GIMP faziam uso do X11, tornando o programa pouco integrado ao restante do sistema.

  29. Características Utilização • O GIMP possui os recursos para ser utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logótipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital. • Assim como o uso interactivo, o GIMP pode ser manipulado através de scripts. Existe suporte a Scheme (Scriptfu), Perl, Python, Tlc , Ruby, e programas capazes de executar comandos UNIX. Isso permite, por exemplo, produzir imagens para uma página web utilizando scripts CGI, ou realizar edições (como correcção de cor ou redimensionamento) de imagens em lote. Formatos • O formato de arquivo nativo do GIMP é o XCF, que conta com suporte a camadas. Também é possível editar imagens nos formatos SVG, Ico, BMP, PSD, GIF, JPG, PNG, TIF, etc.

  30. Componentes adicionais ao Gimp • Gimp help2 • Gimp AnimationPackage

  31. Site para ajudar a trabalhar no Gimp • http://www.scribd.com/doc/2921297/gimpmanual • http://www.youtube.com/watch?v=694BgSv9GQA

  32. Formato vectorial Corel Draw

  33. Corel Draw O Corel DRAW é um programa de desenho vectorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation. É um aplicativo de ilustração vectorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, etc.

  34. Corel Draw Corel Draw, é um dos programas mais conceituados do mercado para criação de elementos gráficos . Actualmente já vai na sua 15º versão, contendo muitas novidades, provando não querer dar tréguas aos concorrentes.

  35. Corel Draw A interface do aplicativo traz poucas novidades. As ferramentas laterais e menus superiores foram mantidos. No entanto, alguns sistemas inteligentes de trabalho e um novo perfil de gestão de cores são alguns dos destaques desta versão.

  36. Corel Draw Agora é possível configurar um perfil de Área de trabalho e guardá-lo online. Assim, caso se precise retornar o trabalho noutro computador, podemos fazê-lo sem problemas desde que, o software também possua a versão X5 instalada.

  37. Corel Draw A compatibilidade de arquivos é ampla. Arquivos PDF, JPG, PNG, EPS, AI, TIFF, PSD e DOCX podem ser importados ou exportados com muita facilidade, bastando para isso guardá-los em qualquer uma das extensões em questão.

  38. Bibliografia Programas de edição de imagens • http://inkscape.org/doc/tracing/tutorial-tracing.pt_BR.html • http://www.baixaki.com.br/download/coreldraw-graphics-suite.htm

More Related