100 likes | 1.18k Views
Figuras realizadas com o Tangram. Tino pato. cangalhas castelo. Neca coelho. Géri galinha. Lhipa cisne. Escola Secundária com Terceiro Ciclo do Ensino Básico Condes de Resende Trabalho com peças do tangam.
E N D
Figuras realizadas com o Tangram Tino pato cangalhas castelo Neca coelho Géri galinha Lhipa cisne
Escola Secundária com Terceiro Ciclo do Ensino Básico Condes de Resende Trabalho com peças do tangam O TANGRAM é um jogo que tem origem na china, onde os primeiros modelos conhecidos datam do século XIX. No entanto pensa-se que o jogo é muito mais antigo. É conhecido na China como tch iao pan- «a placa das sete astúcias». Este jogo depressa se expandiu na Europa e América. É espantoso como é possível construir centenas de figuras a partir de sete polígonos tão simples !
A Fuga dos animais Há muito tempo atrás, em 1935 numa terra distante chamada Patolandia, existia um castelo muito velho, e muito degradado. O castelo Cangalhas era habitado por quatro animais, que haviam sido presos pelo seu antigo dono, que morrera de repente. Durante muito tempo, todos eles tentaram sair de lá, até tentaram fazer buracos na terra para passar por baixo do gradeamento, mas foi tudo em vão, não conseguiram. À galinha Géri foi-lhe pedido que saísse pelo buraco e fosse pedir ajuda, mas ela não conseguiu. A Lhipa, cisne azul e ainda bebé, chorava muito por estar lá presa à tanto tempo.
O Neca coelho olhou pela janela, e de repente teve uma ideia!!! O Neca e o pato Tino fizeram um cordão de lençóis para saltar de uma das torres que era a única que tinha saída para fora das gigantescas muralhas. Todos ficaram contentes, mas cheios de medo. O Neca foi o primeiro a descer, a seguir foi o Tino e a última foi a Géri. Quando todos se voltaram e viram o oceano, ficaram radiantes, mas a Lhipa começou a chorar outra vez. O que se passa agora? Perguntaram todos em conjunto. Ela
respondeu: - e agora vamos todos embora um para cada lado? E este castelo onde passamos quase metade da nossa vida vai ficar sozinho? O Tino respondeu: - não te preocupes, acho que tive uma ideia. Qual foi? Qual foi? - Perguntou a Géri. E se agora do lado de fora tentássemos abrir os portões do castelo e vivêssemos aqui... Assim podemos vir cá fora quando quisermos explicou o Tino.
Boa ideia disse o Neca - assim já somos livres. Então com todas estas novas ideias foram ver o portão para tentar deitá-lo abaixo, e o mais espantoso é que com a ajuda de todos conseguiram derrubá-lo. Assim, dentro e fora do castelo quando Quisessem, viveram felizes para sempre. Final Trabalho realizado por: Cristina, Laura, Maryline, Marta, e Tiago. 8º E