260 likes | 450 Views
A SALA DE AULA NO DIA A DIA. Quando falamos em EDUCAÇÃO nos vem a seguinte pergunta: A ESCOLA ESTÁ CUMPRINDO O SEU PAPEL? OS PROFESSORES SABEM O QUE ELES ENSINAM HOJE?. Quase sempre ouvimos frases que apresentam a escola de nossos avós como um modelo de ensino organizado e produtivo.
E N D
Quando falamos em EDUCAÇÃO nos vem a seguinte pergunta: • A ESCOLA ESTÁ CUMPRINDO O SEU PAPEL? • OS PROFESSORES SABEM O QUE ELES ENSINAM HOJE?
Quase sempre ouvimos frases que apresentam a escola de nossos avós como um modelo de ensino organizado e produtivo. “No meu tempo se aprendia mesmo.” “ Naquele tempo os alunos eram bem mais educados.”
Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa das autoridades, e não tem menor respeito para com os mais velhos. Nossos filhos hoje, são verdadeiros tiranos, eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos seus pais e são simplesmente maus. (????) • Não tenho mais esperança no futuro de nosso país se a juventude de hoje tomar o poder de amanhã. Porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível. (????)
Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais, o fim do mundo não pode estar mais longe. (????) • Essa juventude está estragada até o fundo do coração: os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura. (????)
Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa das autoridades, e não tem menor respeito para com os mais velhos. Nossos filhos hoje, são verdadeiros tiranos, eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos seus pais e são simplesmente maus. (Sócrates, século V a. C.) • Não tenho mais esperança no futuro de nosso país se a juventude de hoje tomar o poder de amanhã. Porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível. (Esíodo, século VIII a. C.)
Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais, o fim do mundo não pode estar mais longe. (Sacerdote egípcio, século XXI a. C.) • Essa juventude está estragada até o fundo do coração: os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura. (Autor Desconhecido, Babilônia, século XL a. C.)
Nunca se pensou e discutiu tanto sobre a EDUCAÇÃO como nos dias de hoje. • Por que nós educadores temos que rever constantemente nossa prática em sala de aula?
Sim as coisas mudam... A escola já não é mais aquela. De fato, pouco a pouco, as coisas se movem, evoluem se transformam. A escola – como a fábrica, como a família, como o hospital, como a sociedade toda - não existe como uma coisa fixa, parada, imutável.
A escola de hoje, apesar de todos os seus defeitos e deformações, não é mais a mesma de há 10, 20, 50 anos atrás. Ela não é estática nem intocável. A forma que a escola assume em cada momento é sempre o resultado precário de um movimento permanente de transformação, que é continuamente impulsionado por tensões, conflitos, esperanças e tentativas e alternativas.
Em função das pressões dos grupos sociais, das inovações científicas ou da própria necessidade da economia, a escola muda, adaptando-se sempre aos tempos. Fonte: Cuidado Escola! Desigualdade, domesticação e algumas saídas. Babette Harper (org.) e apresentado por Paulo Freire, Brasiliense. São Paulo, 1987.
Não faz muito tempo e existia uma geração denominada de “Coca Cola”. Depois foi a vez dos “Mac Alunos”. E agora vivemos na sociedade da informação e conhecimento, da geração “pontocom” , “geração analgésico”, ou ainda “geração delivery”. • Qual é a principal causa disto?
Para muitos pedagogos quem educa hoje não é mais a família, nem a escola, mas a “rua” (entenda-se por rua os meios de comunicação, o meio social e os pares das crianças). • Pode-se até dizer que aprender os afluentes do rio Amazonas já não é tão importante quanto discutir, sem deixar de tratar da questão amazônica, o problema da falta de afeto, das drogas, da humilhação de colegas através de modernos celulares e da internet. (Fenômeno Bullying e Cyber Bullying).
A preocupação com o Bullying e o Cyber Bullying é internacional.Segundo uma pesquisa internacional, graças à popularidade do Orkut entre os jovens nos brasileiros, 10% das provocações que geram estes dois fenômenos ocorrem nos sites de relacionamentos ou em blogs.
Dias de hoje • Vivemos em uma sociedade onde se privilegia a informação e o conhecimento e não os manuais como aconteceu na sociedade industrial. • Paralelamente a revolução nos meios de comunicação o conhecimento deixou de ser privilégio de poucos e com o advento da internet tornou-se acessível em tempo real.
Assim hoje aprender significa adquirir conhecimento pela compreensão, saber acessar e saber aplicar esses conhecimentos. • O século XXI demanda a necessidade de incentivarmos nos educandos outras competências (Dez Novas Competências para Ensinar. Philippe Perrenoud, Artmed) como: flexibilidade, criatividade, sociabilidade, responsabilidade, empreendedorismo, intimidade com novas tecnologias e aprimoramento contínuo.
Nós educadores precisamos atentar para o fato de que as mudanças que estão em curso também se estendem ao mercado de trabalho. Basta analisarmos as qualidades dos empregados/desempregados para percebemos que o mercado está em baixa para simples diplomados e em alta para pessoas mais talentosas e que continuam a estudar. • Quanto mais se estuda maior é o salário. (Deve-se passar essa consciência ao aluno)
O tempo é o grande colaborador para o sucesso na aprendizagem. (Tomas de Aquino) • Não há atalhos para alcançar o saber, mas caminhos. É pelos riachos que se chega ao mar e o difícil deve ser atingido a partir do fácil. (Tomas de Aquino) • A sabedoria não deve ser entendida somente como conhecimento que advém do frio estudo, mas como um saber que se experimenta e saboreia. (Tomas de Aquino)
Fonte: “Um show de Pedagogia - A sala de aula no dia a dia” (Elian Alabi Lucci)