310 likes | 405 Views
Substituir aula de dia 17. P1: 8:00-10:00, terça 14 P2: 9:00-11:00, segunda 13 P3:--. Near Death Experiences. Análise de duas explicações: Susan Blackmore John Newport. Near Death Experiences. A melhor explicação para as NDEs é fisiológica, por três razões principais.
E N D
Substituir aula de dia 17 P1: 8:00-10:00, terça 14 P2: 9:00-11:00, segunda 13 P3:--
Near Death Experiences Análise de duas explicações: Susan Blackmore John Newport
Near Death Experiences A melhor explicação para as NDEs é fisiológica, por três razões principais.
Near Death Experiences Primeiro porque é uma explicação concreta e testável, pois faz corresponder a NDE à fisiologia e arquitectura do córtex cerebral. Em contraste, a hipótese espírita é demasiado vaga, e nem é claro como se pode determinar a existência do espírito.
Near Death Experiences Em segundo lugar, a explicação fisiológica é confirmada em casos como enxaquecas, uso de drogas ou epilepsia, que mostram que alterações da fisiologia do cérebro reproduzem as NDEs sem a proximidade da morte. A hipótese espírita carece de confirmação independente, pois a NDE é apresentada como prova da existência do espírito e o espírito como explicação da NDE.
Near Death Experiences Finalmente, a explicação fisiológica das NDEs encaixa perfeitamente na investigação da fisiologia da mente, que tem sido muito produtiva. Em contraste, a hipótese espírita, apesar de mais antiga, não gerou descobertas relevantes.
Conclusões Como ainda não há provas concretas sobre o que acontece durante uma NDE, qualquer uma das teorias pode ser a verdadeira ou mesmo nenhuma delas, seria errado eu tomar uma posição baseado em nada mais que teorias.
Conclusões Quanto à minha opinião pessoal tendo a concordar com as teorias de causas físicas, apesar de defender a importância positiva do misticismo envolvente para cada indivíduo.
Conclusões No entanto prefiro afirmar que sou ignorante até as NDEs poderem ser experimentadas, testa[da]s e replicadas e aí haver prova inequívoca do que acontece no fenómeno.
Conclusões Experiências de "quase morte" não provam a existência de vida após a morte. [...] Perante estes factos irrefutaveis, é facilmente concluido que nao existe vida após a morte.
Conclusões Estando a física, a astronomia e outras ciências num estado tão evoluído, não será estranho estas não conseguirem provar da existência de um outro "mundo"? Eu fico-me por aquilo que de facto pode ser provado.
Conclusões Considerando a veracidade das NDE, estas tratam-se de alucinações devidas a condições extremas de funcionamento cerebral.
Conclusões Desta forma, as explicações espirituais e biológicas contrastam e por conseguinte estas experiências não passam de suposições que não provam, em nada, a vida após a morte.
Conclusões Na minha opinião, os NDEs são resultado de estimulos cerebrais provocados por situações traumáticas ou de grande cansaço, sendo perfeitamente explicáveis pela ciência e não sendo indicios de que exista vida após a morte.
Conclusões É clara? “A NDE tem, então, explicação científica.”
Conclusões É clara? “As experiências externas ao corpo, são absolutamente sonhos, interpretados como realidade, pois a estrutura de decisão do ser humano está debilitada, o sonho é tão real como a sua capacidade de decidir.”
Conclusões É relevante? “A verdade é que não podemos provar que os relatos são falsos ou verdadeiros, baseando-nos apenas em teoremas científicos ou explicações espiritualistas.”
Conclusões É relevante? “Assim, há um ponto em que tudo acaba, até mesmo as NDEs, a morte.”
Razões Em relação ao texto do Newport não ficou provado se existe realmente NDE pois começa como um argumento contra o NDE e no final ja e a favor, logo existe um conflito de argumentos.
Razões Como não gosto de documentos manipuladores, as justificações de Blackmore parecem-me mais correctas, pois procuram uma abordagem científica, sem nunca esquecer o âmbito parapsicológico.
Razões Ou seja, prova-se a visão recorrente do túnel de luz como sendo uma reacção fisiológica normal, com base em pesquisas científicas do córtex cerebral e características da visão humana.
Razões Newport parece crer que o fenómeno é demasiado complexo para ser explicado sem o recurso à existência do espirito, apoiando-se numa crítica que refere que a verdadeira questão é “o modo COMO espírito e corpo se relacionam” afastando-se da questão inicial.
Inferências É impossível provar a veracidade desses fenómenos como aproximações à vida depois da morte já que existem teorias testadas que conseguem explicar cientificamente estas experiências como sendo produzidas pelo próprio corpo.
Inferências Consequentemente quando estamos perto da morte o cérebro está sujeito a condições adversas provocando alucinações e nada mais, podendo afirmar que não existe vida para além da morte.
Falácias “Com os conhecimentos da ciência de hoje ninguém com um espírito aberto está em posição de apresentar uma explicação para as NDE”
Falácias Ad Hominem “Com os conhecimentos da ciência de hoje ninguém com um espírito aberto está em posição de apresentar uma explicação para as NDE”
Compreensão Em suma, temos de um lado a Drª Blackmore que argumenta que não devemos considerar estas experiências como meras alucinações e que o que se vivência durante estas não poderá ser apenas coincidência mas tratar-se-á de um padrão; ao qual Newport argumenta que qualquer teoria que suporte esta ideia não tem fundamentos nem concretos nem fiáveis.
Estrutura Descrição dos textos lidos, mas sem argumento.
Estrutura Descrição dos textos lidos, mas sem argumento. Textos tipo SMS: “o text de blackmore e claramente o k melhor mostrou cm abordar um tema tao dificil cm este”
Estrutura 5000 caracteres!? Perguntas retóricas...