700 likes | 863 Views
Pensando as Diretrizes. “A Ciência sem a Religião é aleijada e a Religião sem a Ciência é cega.” (Einstein) . 1 - Questão Central da Capacitação.
E N D
Pensando as Diretrizes “A Ciência sem a Religião é aleijada e a Religião sem a Ciência é cega.” (Einstein)
1 - Questão Central da Capacitação Se o fenômeno religioso pertence à vida e, portanto, deve participar da formação básica do cidadão; de que forma ele deve ser trabalhado e estudado em sala de aula?
2 - Histórico da Disciplina de Ensino Religioso 1. Período Jesuítico 2. Período Imperial 3. Período Republicano 4. Era Vargas e República Populista 5. Período Militar 6. Período da Redemocratização
2.2 - Orientação Catequética e Católica: “Finalidade - O fim especial do Professor (...) será mover os seus ouvintes ao serviço e ao amor de Deus...” (Ratio Studiorum - Organização e Plano de Estudos da Companhia de Jesus.)
2.2 - Período Imperial (1824-91) Orientação Catequética e Católica: “Art. 5. A Religião Catholica Apostolica Romana continuará a ser a Religião do Imperio. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto domestico...” Constituição Política do Imperio do Brazil (de 25 de março de 1824)
2.3. - Período Republicano (1891-1930) Orientação Leiga da Educação em Geral: “Art. 72 - §6º - Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos.” Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 24 de fevereiro de 1891)
2.4 - Era Vargas e Rep. Populista (1930-67) Orientação Catequética “Multiconfessional”: “Art 153 - O ensino religioso será de freqüência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno...” Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 16 de julho de 1934)
2.4.1. - Era Vargas e Rep. Populista (1930-67) Orientação Catequética “Multiconfessional”: “Art 97 – O ensino religioso (...) será ministrado sem ônus para os poderes públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno...” Leis de Diretrizes e Bases 4024/61
2.5. - Período Militar e da Redemocr. (1967-96) Orientação Laica ou Confessional?: “Art 168 § 3º IV - o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas oficiais ...” Constituição da República Federativa do Brasil (de 24 de janeiro de 1967)
2.5.1 - Período Militar e da Redemocr.(1967-96) Orientação Laica ou Confessional?: “Art. 210 § 1º - O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas ...” Constituição da República Federativa do Brasil (05 de outubro de 1988)
2.6. - Período da Redemocr. (1996/97) Orientação Aconfessional: “Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão (...) assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.” LDBEN 9394/96 (9475/97)
2.7. - Modos Históricos de Trabalhar o Ensino Religioso Brasil: 1. Catequético e Católico (1500-1891) 2. Leigo da Educação (1891-1930) 3. Cateq. “Multiconfessional” (1930-67) 4. Laico ou Confessional? (1967-1996) 5. Aconfessional (1996)
2.8. - Orientação Atual da Discipl. de Ens. Relig. “... O Ensino Religioso busca propiciar oportunidade de identificação, de entendimento, de conhecimento e de aprendizagem em relação às diferentes manifestações religiosas presentes na sociedade, ...”
2.8.1. - Orientação Atual da Discipl. de Ens. Relig. “Essa compreensão deve favorecer o respeito à diversidade cultural religiosa, em suas relações éticas e sociais, e fomentar medidas de repúdio a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação ...”
3. - Fundamentação Teórico-Metodológica “... Aquilo que para muitas Igrejas é objeto de fé, para a escola é objeto de estudo. Isto supõe a distinção entre fé/crença e religião, entre o ato subjetivo de crer e o fato objetivo que o expressa.” (COSTELLA, D. Pg. 05)
3.1. Fundamentação Teórico-Metodológica “Por isso, o Ensino Religioso na Escola Pública não pode ser concebido, de maneira nenhuma, como uma espécie de licitação para as Igrejas [neste caso é melhor não dar nada].” (COSTELLA, D. Pág. 05)
3.2. - Objetivos do Ensino Religioso 1. Superar as tradicionais aulas de religião. 2. Inserir conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas, dos seus ritos, paisagens e símbolos.
3.2.1. - Objetivos do Ensino Religioso 3. Explicitar as relações culturais, sociais, políticas e econômicas de que são impregnadas as diversas formas de religiosidade.
3.3 - Objeto de Estudo do Ensino Religioso Com base na diversidade religiosa, o Ensino Religioso define como objeto de estudo o Sagrado. Contempla, assim, algo que está presente em todas as tradições religiosas e favorece uma abordagem ampla dos conteúdos específicos da disciplina.
4 - Conteúdo Estruturante Entende-se por Conteúdos Estruturantes os conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas que identificam e organizam os campos de estudo a serem contemplados na disciplina.
4.1 - Paisagem Religiosa Define-se por Paisagem Religiosa a porção do espaço natural que, por conta de uma hierofania, se apresenta qualitativamente diferente de outras. Nela se experimenta uma proximidade com o sagrado inexistente no espaço profano.
4.1.1 - Exemplos de Paisagens Religiosas 1. Templo do Paraíso - Taoísmo
4.2. - Universo Simbólico Religioso São linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes religiões no mundo.
4.2.1. - Símbolo Define-se como algo que veicula uma concepção; pode ser uma palavra, um som, um gesto, um ritual, um sonho, uma obra de arte, uma notação matemática, entre tantos outros.
4.2.2. - Exemplos de Símbolos 1. Lua Crescente e Estrela 2. Pentagrama
3. Cruz Ansada 4. Cruz Cristã
5. Cruz Ortodoxa 6. Estrela de Davi
9. Deus Sol Inca 10. Ganesh Divindade Hindú
4.3. - Texto Sagrado Os textos sagrados registram fatos relevantes das tradições e manifestações religiosas: orações, doutrina, história, que constituem sedimento no substrato social de seus seguidores e lhes orientam as práticas.
4.3.2. - Exemplos de Textos Sagrados 1. Pintura Rupestre
2. Bíblia 3. Corão
5. - Conteúdos Básicos Na medida em que o objeto de estudo da disciplina de Ensino Religioso é o Sagrado, o tratamento a ser dado aos conteúdos básicos estará sempre a ele atrelado.
5.1. - Conteúdos Básicos 5ª série/6º ano - Organização Religiosa. - Lugares Sagrados. - Textos Sagrados orais ou escritos. - Símbolos Religiosos.
5.1. - Conteúdos Básicos 6ª série/7º ano - Temporalidade Sagrada. - Festas Religiosas - Ritos. - Vida e Morte
6. - Encaminhamento Metodológico Propor o encaminhamento metodológico da disciplina de Ensino Religioso não se reduz a determinar formas, métodos, conteúdos ou materiais a serem adotados em sala de aula.
6.1. - Encaminhamento Metodológico Mas pressupõe um constante repensar das ações que subsidiarão esse trabalho.
6.2. - Encaminhamento Metodológico Numa perspectiva de superação dos métodos das tradicionais aulas de religião, como encaminhamento metodológico, pretende-se trabalhar dialéticamente.
6.3. - Encaminhamento Metodológico No primeiro momento partimos da experiência religiosa do aluno e de sua visão de mundo, em seguida o aluno terá um primeiro contato com o conteúdo que será trabalhado pelo professor.
6.4. - Encaminhamento Metodológico É ainda uma percepção do aluno sobre o assunto de estudo. Freqüentemente é uma visão de senso comum, empírica, geral, um tanto confusa, sincrética, onde tudo, de certa forma, aparece como natural como afirma Saviani (1991, 80).
6.5. - Encaminhamento Metodológico Por outro lado, o professor frente à mesma problemática deve posicionar-se de forma clara, objetiva e sintética quanto ao conhecimento sobre o sagrado e seu papel sócio-cultural.