130 likes | 393 Views
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I. Grupo, multidão, público, massa. O que caracteriza cada um desses tipos de agrupamento social? Quais os mecanismos que sustentam os grupos? O que torna inseparáveis o status que um indivíduo ocupa na sociedade e os papéis sociais que ele desempenha?
E N D
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Grupo, multidão, público, massa. O que caracteriza cada um desses tipos de agrupamento social? Quais os mecanismos que sustentam os grupos? O que torna inseparáveis o status que um indivíduo ocupa na sociedade e os papéis sociais que ele desempenha? Sabemos que a sociedade é condição necessária à sobrevivência de nossa espécie e à constituição da própria idéia de humanidade. Desde suas origens, a espécie humana sempre formou agrupamentos, como os grupos de parentesco e as famílias.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I O sociólogo Karl Mannheim afirma que os contatos e os processos sociais que aproximam ou afastam os indivíduos provocam o surgimento de formas diversas de associações. Tais formas são os grupos sociais e os agregados sociais. Os agrupamentos sociais e as diversas formas pelas quais eles se manifestam serão tema central de nosso estudo.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I A) Grupo Social Em primeiro lugar, vamos atentar para o significado de grupo social de acordo com o dicionário Aurélio: “Forma básica da associação humana; agregado social que tem uma entidade (individualidade) e vida própria, e se considera como um todo, com suas tradições morais e materiais.”
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Para o psicanalista argentino José Bleger “ o grupo é um conjunto de pessoas que entram em interação, mas além disso, o grupo é, fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida”. Complementando Bleger, o filósofo francês Jean-Paul Sartre quando trata do assunto afirma que “ enquanto não se estabelecer a interação não existe grupo, há somente uma serialidade, em que casa indivíduo é equivalente a outro e todos constituem um número de pessoas equiparáveis e sem distinção entre si”.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Serialidade, como assim? Um exemplo de serialidade são pessoas em uma fila de ônibus ou de cinema. Elas estão juntas, mas não interagem, pois não se comunicam entre si. Dessa forma, não são consideradas um grupo.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Enfim, para a Sociologia, grupo social é toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter algumas formas de organização, no sentido de realizar ações conjuntas de interesse comum a todos os seus membros.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Principais grupos sociais: Grupo familial -representado pela família; Grupo vicinal – representado pela vizinhança; Grupo educativo – desenvolvido pela escola; Grupo religioso – representado pelas instituições religiosas (católica, evangélica, espírita, etc.); Grupo de lazer – formado por clubes, associações esportivas, grupos de teatro; Grupos profissional – constituído por profissionais que trabalham em empresas, escritórios, lojas etc.; Grupo político – formado pelos militantes de um partido político, por integrantes de organismos do Estado etc.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Principais características dos grupos sociais Os grupos sociais se caracterizam por ter: Pluralidade de indivíduos – grupo dá idéia de algo coletivo: há sempre mais de uma pessoa no grupo; Interação social – para que haja grupo, é preciso que os indivíduos interajam uns com os outros em seu interior; Organização – todo grupo, para funcionar, precisa de uma certa ordem interna;
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Principais características dos grupos sociais Os grupos sociais se caracterizam por ter: Objetividade e exterioridade – os grupos sociais são superiores e exteriores ao indivíduos, isto é, quando uma pessoa entra no grupo, ele já existe; quando sai, ele continua a existir; e) Conteúdo intencional ou objetivo comum – os membros de um grupo unem-se em torno de certos princípios ou valores para atingir um objetivo comum; quando uma parte deles coloca em dúvida algum desses princípios, o grupo se desagrega ou sofre divisões.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Principais características dos grupos sociais Os grupos sociais se caracterizam por ter: Consciência grupalousentimento de “nós” – são maneiras de pensar, agir e sentir próprias do grupo; existe um sentimento mais ou menos forte de compartilhamento de uma série de idéias, pensamentos e modos de agir; Continuidade – as interações passageiras não chegam a formar grupos sociais estáveis; para isso, é necessário que as interações tenham certa duração, como acontecem, por exemplo, com a família, a escola, a igreja etc.; mas há grupos de duração efêmera, que aparecem e desaparecem com facilidade, como os mutirões de construção de casas populares.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Tipos de grupos sociais Os grupos sociais podem ser classificados em: Grupos primários– predominam contatos primários (contatos pessoais diretos). Exemplos: família, vizinhos, grupo de lazer; Grupos secundários– grupos mais complexos, como igrejas e partidos políticos, em que predominam contatos secundários, ou seja, os contatos realizam-se de maneira pessoal, mas sem intimidade; ou de maneira indireta, por meio de cartas, Internet etc; Grupos intermediários – aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primários e secundários. Exemplo: escola.
Os Agrupamentos Sociais _ Parte I Aula de Sociologia Professora: Marina – CIC Leopoldina Agrupamentos Sociais – Parte I Fonte: OLIVEIRA, Pérsio Santos, Introdução à sociologia – série brasil Criação: Marina