70 likes | 283 Views
Carne do Brasil na mira da Irlanda. - Irlandeses alegam que os pre
E N D
1. Carne Bovina: Brasil X Irlanda
ALUNOS:
Fernando Munhoz de Andrade
Vinícius Iozzi Ferro
2. Carne do Brasil na mira da Irlanda - Irlandeses alegam que os preços baixos dos cortes de carne bovina da América do Sul estão derrubando as cotações pagas pelo gado aos produtores irlandeses.
- Ministra da Agricultura da Irlanda exige junto à UE o imediato aumento nos reembolsos, alegando que a oferta de carne sul-americana atrapalhou o esperado aumento da demanda no verão europeu
3. - Se justificam com números: aumento de 48% nas exportações para o R.U. e de 190% para a Rússia em 2005, sobre igual período de 2004. - A Abiec (que reúne os exportadores de carne bovina) afirma que as reclamações visam obter um aumento nos subsídios. - Das exportações de carne bovina, 21% são para a UE e 16% para a Rússia.
4. Irlanda aumenta ainda mais a resistência - A Associação dos Agricultores da Irlanda vem pedindo total proibição das importações européias, alegando controle inadequado da febre aftosa, da rastreabilidade dos animais e degradações sociais e ambientais.
- O presidente dessa Associação diz que não é possível ver uma carne com padrões europeus de qualidade ao lado de uma carne brasileira
5. - A Irlanda tenta justificar sua falta de competitividade devido às despesas provenientes das restrições sanitárias, ambientais e de bem-estar dos animais impostas pela UE, porém não conseguem estimar a parte dessas despesas.
- Marcus Kyprianou (comissário europeu de saúde e proteção do consumidor), visitou o Brasil e afirmou que está tudo bem com a carne brasileira, de acordo com o Certificado Veterinário Internacional.
6. COMENTÁRIOS
O Brasil é foco dessa preocupação (febre aftosa) dada a sua extensão geográfica, tamanho de seus Estados, existência de rios e florestas que funcionam como barreiras naturais à doença e o fato de que países vizinhos também lutam contra a doença.
A estimativa de exportação para o ano de 2005 era de US$ 3 bilhões. No 1º bimestre de 2007, as exportações atingiram a marca de US$ 690 milhões, 52,8% maior que o mesmo período de 2006.
7. BIBLIOGRAFIA http://www.cepea.esalq.usp.br/pdf/CEPEA-ICONE_Aftosa%20(final).pdf;
http://www.cepea.esalq.usp.br/pdfs/136.pdf;
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/03/12/Brasil/Exportacoes_brasileiras_de_carne_.shtml;
Jornal Valor Econômico de 10/08/2005 e 18/10/2007.