1 / 8

Trabalho de Filosofia Alunas: Allana, Daiane , Letícia Moreira e Luana. N° : 01, 28,15 e 16. Professor : Aguinaldo Te

Trabalho de Filosofia Alunas: Allana, Daiane , Letícia Moreira e Luana. N° : 01, 28,15 e 16. Professor : Aguinaldo Tema : Patrística.

duncan
Download Presentation

Trabalho de Filosofia Alunas: Allana, Daiane , Letícia Moreira e Luana. N° : 01, 28,15 e 16. Professor : Aguinaldo Te

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Trabalho de Filosofia Alunas: Allana, Daiane , Letícia Moreira e Luana. N° : 01, 28,15 e 16. Professor : Aguinaldo Tema : Patrística

  2. PATRÍSTICAPatrística é o nome dado à filosofiacristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos Padres da Igreja, Os primeiros teóricos consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.Foram os pais da Igreja responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo. É a Patrística, basicamente, a filosofia responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradição Católica.

  3. OBJETIVOS A patrística procurou conciliar as verdades da revelação bíblica com as construções do pensamento próprias da filosofia grega. A maior parte de suas obras foi escrita em grego e latim, embora haja também muitos escritos doutrinários em aramaico e outras línguas orientais.

  4. Tradição • Quando o Ocidentalismo, para defender-se de ataques polêmicos, teve de esclarecer os próprios pressupostos, apresentou-se como a expressão terminada da verdade que a filosofia grega havia buscado, mas não tinha sido capaz de encontrar plenamente, enquanto a Verdade mesma não tinha ainda se manifestado aos homens, ou seja, enquanto o próprio Deus não havia ainda encarnado. • É comum a afirmação de que o Cristianismo primitivo sofreu influências de vários setores da Filosofia Grega - de Platão, de Aristóteles, dos epicuristas e dos estóicos - sem que se determine claramente a amplitude e os limites de tais influências. Também é comum dizer-se que os filósofos convertidos ao Cristianismo buscaram dar à doutrina cristã um status filosófico, mas sem o cuidado de salientar as fontes das quais se serviram ou sem analisar os conceitos dos quais se apropriaram... Foram vários autores que se ocuparam dessa tarefa: Justino, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes, Gregório de Nazianzeno, Basílio O GRANDE, Gregório Nisseno...

  5. Divisão didática • A Patrística divide-se geralmente em três períodos: • até o ano 200 dedicou-se à defesa do Cristianismo contra seus adversários (padres apologistas, como São Justino Mártir, etc.).

  6. Até o ano 450 é o período em que surgem os primeiros grandes sistemas de filosofia cristã (Santo Agostinho, Clemente Alexandrino, etc.).

  7. Até o século VIII reelaboram-se as doutrinas já formuladas e de cunho original (Boécio, etc.).

  8. Esta divisão da Literatura Patrística em três períodos é geralmente feita, mais didaticamente, da seguinte forma: • Período ante-niceno; • Período niceno; • Período pós-niceno. • http://www.youtube.com/watch?v=XPPcHNSG0Zs

More Related