70 likes | 129 Views
Explore the essence of human existence by discovering meaning in moments of hopelessness and victory; fuel your actions with a quest for purpose. Realize that continuity of purpose shines through hardship and joy alike. Uncover the spiritual intelligence within.
E N D
O poder da crença 3 ano Prof. Mauro
A vida não deixa jamais de ter sentido. (...) Certamente estamos habituados a descobrir um sentido no criar uma obra ou no completar uma ação, no fazer experiência de algo ou no encontrar alguém. Mas não devemos esquecer que podemos descobrir um sentido na vida mesmo quando nos vemos numa situação sem esperança, na qualidade de vítimas sem nenhuma ajuda, mesmo quando enfrentamos um destino que não pode ser mudado (Frankl).
O ser humano anseia pela realização de seus objetivos, buscando um sentido em tudo o que faz. Frankl (1998) aponta que se deve analisar e aceitar o ser humano na situação de que essencialmente – ou pelo menos originalmente – se move e é motivado por uma “vontade de sentido”; um ser à busca de sentido, que quer encontrar para toda a sua existência e para cada situação no interior da mesma um sentido e, consequentemente, realizá-lo.
A continuidade de sentido é sempre uma luz que se apresenta em uma situação conflitante, em um momento de dor, em uma doença, em um estado de abandono, no momento da crise existencial; mas, também, em situações boas, de felicidade e prazer
A vida tem um sentido, mesmo que se viva num estado de sofrimento e angústia, porque tudo tem uma causa, nada é por acaso. De encontro a tal concepção de daemonia (teleológica), Aristóteles (1973, p.5) escreve: • Admite-se, geralmente, que toda arte e toda investigação, assim como toda ação e toda escolha, têm em mira um bem qualquer; e por isso foi dito, com muito acerto, que o bem é aquilo a que as coisas tendem. Mas observa-se entre os fins uma certa diferença: alguns são atividades, outros são produtos distintos das atividades que os produzem. Onde existem fins distintos das ações, são eles por natureza mais excelente do que estas.
Acredita-se que o que motiva o ser humano em muitas situações, circunstâncias e em determinado período de suas vidas, é possível que seja a fé. Assim, recorre-se a 2ª Carta de São Paulo a Timóteo (2Tim. 4:6-8): • Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
Inteligência espiritual • Característica única do ser humano, essa inteligência o capacita a pensar e agir por meio de uma crença em algo superior, transcendente.