1 / 22

Área de Integração

Escola Secund á ria de Serafim Leite Curso Profissional de T é cnico De Comunica ç ão, Marketing, Rela ç ões P ú blicas e Publicidade 11 º H Ano letivo 2012/2013. QUALIFICAR É CRESCER. Área de Integração. Sustentabilidade (Ambiental, Social, Económica) Globalização

dutch
Download Presentation

Área de Integração

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Secundária de Serafim Leite Curso Profissional de Técnico De Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade 11º H Ano letivo 2012/2013 QUALIFICAR É CRESCER Área de Integração Sustentabilidade (Ambiental, Social, Económica) Globalização Efeitos causados pela tecnologia no trabalho Professor: João Mesquita Disciplina de Área de Integração

  2. Sustentabilidade

  3. Sustentabilidade, o que é? Sustentabilidade é aquilo a que podemos chamar a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

  4. História do inicio do termo “sustentável” O termo "sustentável" provém do latim ”sustentare” (que significa sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland(1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "dar as necessidades da geração presente sem afectar a possibilidade das gerações futuras de ter as suas". O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972, primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as actividades humanas em relação ao meio ambiente.

  5. A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é: “ O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. “

  6. Quando se fala em sustentabilidade, o conceito transporta-nos para ideias relacionadas com o ambiente, qualquer que seja o contexto em que tal palavra é aplicada. Porém, e se atentarmos à origem da mesma, “sustentável” provém da palavra latina “sustinere”, que significa “manter vivo”, “defender". Este conceito, de interpretação dinâmica, teve várias versões ao longo dos anos, sendo o âmbito económico, o que enquadrou a definição no ano de 1972, “restituir os recursos consumidos pelas organizações”.

  7. Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Ambientais, Sociais e Económica.

  8. Questão ambiental Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve e o futuro fica insustentável. A Questão Ambiental estimula a reflexão, actualiza conhecimentos, reforça valores e ajuda a constituir, entre nós, uma autêntica consciência em defesa do património e da cidadania ambientais.

  9. A Questão Ambiental apresenta recentes elaborações das áreas académica, técnica e gerencial, e reúne um amplo espectro de temas: -da gestão integrada de recursos hídricos à comercialização de créditos de carbono; -da agricultura alternativa à prevenção dos impactos ambientais em avarias marítimas; -da educação ambiental à contabilidade sócio-ambiental.

  10. QUESTÃO SOCIAL Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente. A sustentabilidade social é um dos mais importantes sectores para a mudança nos panoramas da sociedade.

  11. A sustentabilidade social visa o bem-estar da sociedade de hoje e a de amanhã em iguais medidas. Para que ela de fato se concretize, é necessária uma grande campanha de divulgação, instalada tanto pelas macroestruturas (sectores políticos e básicos) quanto por empresas que visem os projectos e a aplicação da mesma. A mobilização social para esse fim também é um factor determinante para a melhora da qualidade de vida.

  12. Questão económica Questão Energética/Económica: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia, a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações danificam-se. Sustentabilidade económica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa das riquezas produzidas pelo homem. Relaciona-se com os conceitos que definem desenvolvimento sustentável como sustentabilidade ambiental, social e política.

  13. Sustentabilidade económica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa das riquezas produzidas pelo homem. Relaciona-se com os demais conceitos que definem desenvolvimento sustentável como sustentabilidade ambiental, social e política.

  14. Globalização

  15. GLOBALIZAÇÃO, o que é? A globalização é um processo de interacção e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo esse impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação.  Este processo tem efeitos sobre o ambiente, cultura, sistemas políticos, desenvolvimento económico e prosperidade. A tecnologia tem sido o principal condutor da globalização. Os avanços na tecnologia de informação têm fornecido poderosas ferramentas aos agentes económicos para identificar e captar oportunidades económicas, inclusive de forma mais rápida, possibilitando análises de tendências económicas e facilitando a transferência de activos.

  16. Vantagens: • Modernização de economia; • Combate à inflação; • Maior disponibilidade de produtos, com preços mais pequenos e maior qualidade; • Investimentos externos. A globalização teve também vantagens e desvantagens:

  17. Desvantagens: • A necessidade de modernização, e o aumento de competitividade produziu um efeito negativo (desemprego); • A redução de custos e baixa de preços obrigou as empresas a produzir mais com menos pessoas, passaram a incorporar novas tecnologias e máquinas (desemprego); • A desvalorização da cultura nacional fez com que as transnacionais se instalassem nos países mais pobres explorando a matéria prima e pagando a mão de obra mais barata.

  18. Marcas internacionais, que passaram a ser conhecidas através da globalização:

  19. Efeitos causados pela tecnologia no trabalho

  20. Efeitos causados pela tecnologia no trabalho A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afectaram os trabalhadores e a sua organização. Esses efeitos, a que se pode chamar de "impactos sociais", reflectiram nos processos de trabalho, nas próprias condições de trabalho, na saúde do trabalhador e, devido a isso, nas políticas de ocupação, afectando desta maneira directamente a questão do emprego.  O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho.

  21. No mundo actual, a tecnologia está presente em tudo, desde o chinelo até à mais moderna aeronave. Estamos num mundo em que as pessoas não precisam sequer de ir até à empresa para realizar uma reunião, porque podem simplesmente ligar o seu computador e comunicar em tempo real com som e imagem sem sair de casa.

  22. Trabalho realizado por: Raquel Nogueira 11ºH

More Related