290 likes | 717 Views
América Central. Profº Everaldo (Neno). CAMPO GRANDE - MS. 2012. Panorama da América Central. América Central continental ou ístmica. Área pouco superior a 740.000 km². América Central insular. Localizada na zona intertropical norte, em que predominam os climas quentes.
E N D
América Central Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012
Panorama da América Central América Central continental ou ístmica Área pouco superior a 740.000 km² América Central insular Localizada na zona intertropical norte, em que predominam os climas quentes. Eventos naturais catastróficos, como furacões, terremotos e intensa atividade vulcânica
Panorama da América Central Quadro humano variado Indígenas Afrodescendentes Europeus Economia baseada na agricultura, no turismo e nas atividades financeiras nos paraísos fiscais
BEMBARON JEREMY/CORBIS SYGMA/LATINSTOCK Erupção do vulcão La Soufrière, localizado na ilha de São Vicente, no Caribe, em 12 de agosto de 1997
A população original As ruínas da civilização maia são patrimônio mundial tombado pela Unesco. Suas principais cidades foram Copán, Palenque, Tikal e Chichen-Itzá. GIANNI DAGLI ORTI/CORBIS/LATINSTOCK CRAIG LOVELL/EAGLE VISIONS PHOTOGRAPHY/ALAMY/OTHERIMAGES Calendário maia, adotado também pelos astecas. O calendário astronômico de 365 dias é chamado de haab.
O preconceito, a violência e a exclusão social Além da urbanização caótica, da pobreza e da exclusão social, outros fatores favorecem a elevada taxa de violência na região: • Fácil acesso a armas; • Situação política e social instável; • Passado recente de guerra civil em alguns países; • Corrupção; • Sistemas judiciário e policial insuficientes para atender às necessidades de repressão ao crime e à realização de prisões de condenados; • O nível de atividade econômica legalizada não consegue rivalizar com volume de dinheiro associado ao tráfico da cocaína.
O preconceito, a violência e a exclusão social BENJAMIN LOWY/CORBIS/LATINSTOCK
TOMAS VAN HOURTRYVE/IMAGE PLUS As favelas revelam a urbanização caótica que ocorre na maioria dos países centro-americanos.
Globalização na América Central − MCCA A primeira tentativa de integração recente ocorreu em 1960. O MCCA pretendia aumentar o intercâmbio comercial e regional, reduzir os conflitos bélicos na região e fortalecer os países em negociações comerciais.
Globalização na América Central − Cafta Cafta-DR, ou Cafta (Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana)é a proposta de livre-comércio entre os EUA e os países da América Central.
Formas de inserção na economia global Os governos atraem investimentos de diferentes formas: Instalação de paraísos fiscais Custo de produção menor HAUKE DRESSLER/LOOK-FOTO/LATINSTOCK São Vicente e Granadinas, um dos paraísos fiscais do Caribe
Globalização e economia dos países centro-americanos MACDUFF EVERTON/CORBIS/LATINSTOCK O turismo nas Bahamas e em outros paraísos fiscais do Caribe envolve também o jogo de azar, praticado em cassinos como o da foto.
Cuba PICTURE CONTACT/ALAMY/OTHER IMAGES Cartazes e manifestações exaltando as conquistas da revolução são comuns no cotidiano da população cubana.
Haiti LOGAN ABASSI/MINUSTAH/REUTERS/LATINSTOCK As forças de paz da ONU, no Haiti 4 Geopolítica da América Central
Panamá O Panamá pertencia à Colômbia, que em 1880 se associou à empresa francesa que construiu o canal de Suez no Egito que ligaria o mar do Caribe (e o oceano Atlântico) ao oceano Pacífico. O Congresso colombiano vetou a participação dos EUA na construção. A empresa francesa faliu e os EUA assumiram as obras. Os EUA estimularam a independência do Panamá.