330 likes | 1.09k Views
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS. SUMÁRIO. Oficina 1: Jogos de Alfabetização. Objetivo. Conhecer a importância do uso de jogos no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que os mesmos sejam incluídos como recurso didático.
E N D
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS
Oficina 1: Jogos de Alfabetização
Objetivo Conhecer a importância do uso de jogos no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que os mesmos sejam incluídos como recurso didático.
O SEGREDO Entregar para o grupo um envelope contendo sílabas que formarão palavras previamente escolhidas, mas não reveladas para o grupo. O orientador pode oferecer dicas para o grupo formar as palavras. Quem primeiro descobrir o segredo do envelope é o vencedor do jogo. Refletir: quais conhecimentos sobre o sistema de escrita podem ser ensinados com base no jogo realizado? (segue)
O SEGREDO Relacionar: o jogo com o eixo, os direitos de aprendizagem e o ano de escolaridade a serem desenvolvidos preenchendo o quadro abaixo: (segue)
O SEGREDO Refletir, buscar e registrar:novas possibilidades para o trabalho com o material sugerido para o jogo, ampliando as capacidades que devem ser desenvolvidas no Ciclo da Alfabetização.
JOGOS CEEL e TRILHAS Dividir a turma em 7 grupos. Cada grupo deverá JOGAR e, depois, ANALISAR os jogos, conforme citado abaixo: Grupo 1: BINGO DOS SONS INICIAIS e MAIS UMA Grupo 2: CAÇA RIMAS e TROCA LETRAS Grupo 3: TRINCA MÁGICA e BATALHA DAS PALAVRAS Grupo 4: BINGO DA LETRA INICIAL e QUEM ESCREVE SOU EU Grupo 5: PALAVRA DENTRO DA PALAVRA e DADO SONORO Grupo 6: Trilhas - PASSO A PASSO e DESCUBRA O INVASOR Grupo 7: Trilhas - RIMA e BATALHA DOS NOMES
A utilização do jogo potencializa a exploração e construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos. (KISHIMOTO, 2003, p. 37-38)
Oficina 2: Músicas e Brincadeiras
Objetivo Conhecer a importância do uso de músicas e de brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando-as e planejando aulas em que sejam incluídas como recurso didático.
“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver menino sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação de homens críticos e transformadores de uma sociedade”. Carlos Drummond de Andrade
Vamos cantar e brincar? • - Cantar com sons, gestos, expressões corporais e faciais (Folha avulsa). • Quem erra vai pro ninho. • Resposta Socrática. • Casa, Inquilino e Terremoto. • Pegador de Labirinto ou Gato e Rato. • Alfândega. • PIF – PAF.