260 likes | 386 Views
Fundação Vanzolini. Projeto WWW. Escola ano 2000. Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia. Profas. Eliana Patero Ozores Tania Callegaro. Pontos de partida I para a construção de projetos integrados com TIC.
E N D
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano 2000
Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Profas. Eliana Patero Ozores Tania Callegaro
Pontos de partida I para a construção de projetos integrados com TIC. • As características das novas tecnologias: • sua linguagem; • a racionalidade técnica contida em cada tecnologia: informações, funcionalidades e mudanças determinadas; • a convergência tecnológica;
Pontos de Partida II. • o potencial imaginativo que cada tecnologia traz e do qual é produto; • a potencialidade dialógica e as possibilidades democráticas de cada tecnologia; • a capacidade do ser humano de recriar e reinventar, de acordo com seus sonhos e realidade.
Projetos exigem planejamento, organização, informação técnica e teórica; Integração entre a lógica do corpo e da máquina, os sonhos e a arte. Importância de se trabalhar com grupos diversos; Só se aprende com a experiência; saber olhar e valorizar o Outro; partir de problemas reais, locais e específicos. Algumas certezas.
Nosso desafio: Realizar projetos Sem Centro, Sem Fronteiras, em um Processo interativo, no qual flui a comunicação.
no debate/diálogo/ que se cria; na resistência à homogeneização e ao tecnicismo; no respeito à singularidade; no respeito ao fato e ao corpo; à materialidade; no prolongar a linha do corpo à linha da “escrita”; Caminhos para a Visibilidade
Questões. - Como estabelecer a conexão entre a parte pedagógica e a técnica? - Como a tecnologia influi na proposta pedagógica? - Como a tecnologia pode propiciar o diálogo entre pessoas de grupos sociais e culturais diferentes?
Mais Questões.... • Como podemos reverter a timidez, a insegurança e a constante defensiva que alguns professores apresentam diante de situações de mudança? • De que maneira podemos colaborar para melhorar os projetos potencialmente “ricos”, existentes na rede pública?
O que essa imagem tem a ver com “trabalhar projetos integrados com tecnologia”?
Ecologia Cognitiva A inteligência ou a cognição são o resultado de redes complexas onde interagem um grande número de atores humanos, biológicos e técnicos. Lévy, 1993.
Todo processo social pode ser um processo cognitivo.
Une bibliotecas, instituições de aprendizagem, escolas virtuais; Envolve mudanças estruturais no ensino, na cultura e na comunidade; As novas tecnologias são usadas para criar comunidades de aprendizagem que incluem pesquisadores, diferentes especialistas, alunos, comunidades. ... Projetos Colaborativos.
Estimula para uma ampla interação social; Implica numa participação de igualdade entre todos; A interação flui por meio de diferentes tecnologias, entre os alunos e as comunidades virtuais e presenciais. Projetos Colaborativos.
Projetos Colaborativos e os PCNs. • Partem de um problema local, específico e são desenvolvidos a partir das relações que o problema mantém com um sistema maior, econômico, cultural, histórico, geográfico, etc....; • Procuram solucionar o problema local por meio da intensificação do diálogo que se cria entre diferentes pessoas e instituições; • O produto do diálogo é que direciona a aprendizagem e os projetos.
Busca do tema: criação de ambientes propícios para o diálogo em que se integram as diferentes tecnologias; Pesquisa:confrontação e conhecimento de diferentes valores e realidades; Produção: elaboração e produção em parceria, cujo produto seja síntese de todo o processo; Distribuição e divulgação do produto para diferentes comunidades e grupos; Metodologia de um projeto colaborativo.
Semelhante às propostas dos PCNs esses projetos vão alémdas problemáticas locais e do estudo dos conteúdos, chegando: 1. ao exercício da solidariedade e da tolerância; 2. à busca da liberdade e do reconhecimento do Outro. Projetos Colaborativos.
As tecnologias são meios que intensificam o diálogo. Em cada etapa do projeto colaborativo as tecnologias são meios de informação e de comunicação.
Diante dos conflitos.... • procure clarear as dificuldades com objetividade. Caso queira sugerir caminhos não indique somente um.Muitas vezes na própria formulação da questão ou do problema aparecem idéias para a sua resolução. Pode-se também encaminhar uma discussão via chat ou fórum entre os alunos, procurando discutir sobrepossíveisestratégias para a resolução dos problemas. Buscamos o exercício contínuo da autonomia do professor diante do uso dos meios de comunicação.
Diante das opiniões... • Considere que todas as questões, problemas e comentários surgidos são importantes para a condução do trabalho. De acordo com Paulo Freire, não há perguntas tolas.
Procure as idéias principais contidas no problema, posteriormente, contextualize-as e as relacionecom a teoria e as ferramentas apresentadas no curso. Toda prática implica num grupo de idéias assumidas, logo numa teoria. É necessário consultar as docentes no momento que a dúvida ou o problema sem solução se tornem um obstáculo. É prudente não adiar essa chamada; Diante dos problemas:
Ajude a criar um sentimento de coletivo; desenvolva a atitude colaborativa - porque formamosgrupos distintos, construindo um projeto em comum noqual acreditamos; Procure cercar-se de informações concretassobre o seu público como por exemplo, conhecer os professores (sentimentos, expectativas, medos, realizações, frustrações, competências...), sua escola, o bairro em que esta está localizada; E ......