1 / 26

Fundação Vanzolini

Fundação Vanzolini. Projeto WWW. Escola ano 2000. Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia. Profas. Eliana Patero Ozores Tania Callegaro. Pontos de partida I para a construção de projetos integrados com TIC.

eliora
Download Presentation

Fundação Vanzolini

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano 2000

  2. Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.

  3. Profas. Eliana Patero Ozores Tania Callegaro

  4. Pontos de partida I para a construção de projetos integrados com TIC. • As características das novas tecnologias: • sua linguagem; • a racionalidade técnica contida em cada tecnologia: informações, funcionalidades e mudanças determinadas; • a convergência tecnológica;

  5. Pontos de Partida II. • o potencial imaginativo que cada tecnologia traz e do qual é produto; • a potencialidade dialógica e as possibilidades democráticas de cada tecnologia; • a capacidade do ser humano de recriar e reinventar, de acordo com seus sonhos e realidade.

  6. Projetos exigem planejamento, organização, informação técnica e teórica; Integração entre a lógica do corpo e da máquina, os sonhos e a arte. Importância de se trabalhar com grupos diversos; Só se aprende com a experiência; saber olhar e valorizar o Outro; partir de problemas reais, locais e específicos. Algumas certezas.

  7. Nosso desafio: Realizar projetos Sem Centro, Sem Fronteiras, em um Processo interativo, no qual flui a comunicação.

  8. no debate/diálogo/ que se cria; na resistência à homogeneização e ao tecnicismo; no respeito à singularidade; no respeito ao fato e ao corpo; à materialidade; no prolongar a linha do corpo à linha da “escrita”; Caminhos para a Visibilidade

  9. Questões. - Como estabelecer a conexão entre a parte pedagógica e a técnica? - Como a tecnologia influi na proposta pedagógica? - Como a tecnologia pode propiciar o diálogo entre pessoas de grupos sociais e culturais diferentes?

  10. Mais Questões.... • Como podemos reverter a timidez, a insegurança e a constante defensiva que alguns professores apresentam diante de situações de mudança? • De que maneira podemos colaborar para melhorar os projetos potencialmente “ricos”, existentes na rede pública?

  11. O que essa imagem tem a ver com “trabalhar projetos integrados com tecnologia”?

  12. Ecologia Cognitiva A inteligência ou a cognição são o resultado de redes complexas onde interagem um grande número de atores humanos, biológicos e técnicos. Lévy, 1993.

  13. Todo processo social pode ser um processo cognitivo.

  14. Une bibliotecas, instituições de aprendizagem, escolas virtuais; Envolve mudanças estruturais no ensino, na cultura e na comunidade; As novas tecnologias são usadas para criar comunidades de aprendizagem que incluem pesquisadores, diferentes especialistas, alunos, comunidades. ... Projetos Colaborativos.

  15. Estimula para uma ampla interação social; Implica numa participação de igualdade entre todos; A interação flui por meio de diferentes tecnologias, entre os alunos e as comunidades virtuais e presenciais. Projetos Colaborativos.

  16. Projetos Colaborativos e os PCNs. • Partem de um problema local, específico e são desenvolvidos a partir das relações que o problema mantém com um sistema maior, econômico, cultural, histórico, geográfico, etc....; • Procuram solucionar o problema local por meio da intensificação do diálogo que se cria entre diferentes pessoas e instituições; • O produto do diálogo é que direciona a aprendizagem e os projetos.

  17. Busca do tema: criação de ambientes propícios para o diálogo em que se integram as diferentes tecnologias; Pesquisa:confrontação e conhecimento de diferentes valores e realidades; Produção: elaboração e produção em parceria, cujo produto seja síntese de todo o processo; Distribuição e divulgação do produto para diferentes comunidades e grupos; Metodologia de um projeto colaborativo.

  18. Semelhante às propostas dos PCNs esses projetos vão alémdas problemáticas locais e do estudo dos conteúdos, chegando: 1. ao exercício da solidariedade e da tolerância; 2. à busca da liberdade e do reconhecimento do Outro. Projetos Colaborativos.

  19. As tecnologias são meios que intensificam o diálogo. Em cada etapa do projeto colaborativo as tecnologias são meios de informação e de comunicação.

  20. Sugestões para nosso Trabalho Integrado.

  21. Diante dos conflitos.... • procure clarear as dificuldades com objetividade. Caso queira sugerir caminhos não indique somente um.Muitas vezes na própria formulação da questão ou do problema aparecem idéias para a sua resolução. Pode-se também encaminhar uma discussão via chat ou fórum entre os alunos, procurando discutir sobrepossíveisestratégias para a resolução dos problemas. Buscamos o exercício contínuo da autonomia do professor diante do uso dos meios de comunicação.

  22. Diante das opiniões... • Considere que todas as questões, problemas e comentários surgidos são importantes para a condução do trabalho. De acordo com Paulo Freire, não há perguntas tolas.

  23. Procure as idéias principais contidas no problema, posteriormente, contextualize-as e as relacionecom a teoria e as ferramentas apresentadas no curso. Toda prática implica num grupo de idéias assumidas, logo numa teoria. É necessário consultar as docentes no momento que a dúvida ou o problema sem solução se tornem um obstáculo. É prudente não adiar essa chamada; Diante dos problemas:

  24. Ajude a criar um sentimento de coletivo; desenvolva a atitude colaborativa - porque formamosgrupos distintos, construindo um projeto em comum noqual acreditamos; Procure cercar-se de informações concretassobre o seu público como por exemplo, conhecer os professores (sentimentos, expectativas, medos, realizações, frustrações, competências...), sua escola, o bairro em que esta está localizada; E ......

  25. Uma frase, idéia...30/05 e01 e 02/06/2000

More Related