1 / 54

Mercado de Trabalho: Certificação vs Diploma

Mercado de Trabalho: Certificação vs Diploma. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação. O que são as certificações?.

Download Presentation

Mercado de Trabalho: Certificação vs Diploma

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mercado de Trabalho: Certificação vs Diploma Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

  2. O que são as certificações? Trata-se de um certificado fornecido por determinadas companhias no qual o profissional é reconhecido como devidamente capacitado para manipular seus produtos, garantindo aos usuários/clientes que tais profissionais possam realizar atividades ligadas a esses produtos com qualidade. Atualmente o mercado de TI valoriza as oficiais certificações das empresas Oracle, Microsoft, Cisco, Linux e certificações ligadas a área de segurança e governança em TI.

  3. Certificadora Em busca de maior segurança e isonomia, boa parte dos fabricantes utilizam uma empresa Certificadora. A certificadora é responsável pelo agendamento, recebimento do valor pago pelo exame, execução e envio do resultado para o fabricante. Para realizar as provas de certificação deve-se buscar uma certificadora devidamente licenciada pelo fabricante.

  4. Diferenciais da Certificação Reconhecimento Internacional: A certificação é reconhecida em qualquer país ao contrário do diploma. Retorno rápido e de menor custo se comparado com outros métodos. Uma certificação de renome atestando o conhecimento do profissional atualizado em determinada área garante muitos pontos na hora da contratação. Certificação vem sendo utilizada como uma alternativa ao curso de pós-graduação.

  5. Salário e Reconhecimento A certificação em alguns casos não substitui o diploma, porém agrega muito valor ao profissional. A maioria dos departamentos de RH utilizam essas credencias como referência. Assim, uma certificação pode abrir portas, somada a experiências sólidas. O brusco aumento salarial se deve ao déficit de qualificação em algumas áreas. Fonte: http://computerworld.com.br/carreira/2014/04/28/pesquisa-mostra-como-estao-salarios-de-ti/

  6. Cursos de Graduação na Área Tecnológica Bacharel (Tradicionais) Exemplos: Ciência da Computação Engenharia da Computação Sistemas de Informação Tecnólogo (Atendimento imediato ao mercado de trabalho) Exemplos: Gestão da Tecnologia da Informação Rede de Computadores Segurança da Informação

  7. Cursos de Graduação na Área Tecnológica Bacharel em Ciência da Computação Duração média: 4 anos. Descrição: Voltado para o desenvolvimento do software propriamente dito, estudando até campos mais avançados da ciência com inteligência artificial. Atuação: Dar assistência aos usuários; Desenvolver programas e aplicativos que vão desde softwares básicos de controle de estoque até os mais complexos como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética; Gerenciar equipes de criação e instala sistemas de computação; Manter redes de computadores; Implantar bancos de dados.

  8. Cursos de Graduação na Área Tecnológica Bacharel em Engenharia da Computação Duração média: 5 anos. Descrição: Voltado para a parte de hardware, focado na produção de peças e componentes para máquinas ou equipamentos automatizados, criar sistemas que integram hardware e software e planejar e montar computadores. Atuação: Projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software; Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores; Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia; Planejar e implementar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.

  9. Cursos de Graduação na Área Tecnológica Bacharel em Sistemas da Informação Duração média: 4 anos. Descrição: O objetivo principal é formar profissionais capazes de atuar em diversos segmentos do ramo de desenvolvimento, porém formando especialistas em organização, armazenamento e recuperação de dados. Aborda temas mais específicos com administração e gestão de negócios. Atuação: Planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores; Monta e gerencia banco de dados; Desenha páginas de sites.

  10. Cursos de Graduação na Área Tecnológica Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação Duração média: 3 anos. Descrição: Voltado para o estudo das tecnologias que estão em alta na atualidade. O objetivo principal é formar profissionais capazes de atuar nas mais diversas especializações - do gerenciamento de bancos de dados e administração de redes ao desenvolvimento de sistemas. Atuação: Implementação e gerenciamento dos sistemas informatizados; Avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados; Implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação; Diagnostica disfunções do sistema; Soluciona problemas de rede.

  11. Cursos de Graduação na Área Tecnológica Tecnólogo em Rede de Computadores Duração média: 3 anos. Descrição: Seu objetivo é formar profissionais atualizados com as tecnologias de redes existentes no mercado e capazes de desenvolver e implantar projetos, configurar e gerenciar ambientes de redes. Atuação: Desenvolver projetos e instalar redes de computadores; Configurar programas de gerenciamento; Controla e projeta a segurança das redes de computadores.

  12. Cursos de Graduação na Área Tecnológica Tecnólogo em Segurança da Informação Duração média: 3 anos. Descrição: Seu objetivo é formar o profissional responsável pela proteção das informações de uma empresa. Atuação: Realizar analise de risco; Proteger sistemas contra ataque; Encontrar vulnerabilidades; Recupera informações perdidas; Gerenciar a política de informações em sistemas coorporativos.

  13. Certificação - Governança de TI O que é governança de TI? Acrescenta estrutura ao processo de alinhamento de TI com as estratégias de negócios, produzindo resultados mensuráveis, o cumprimento das obrigações legais e regulamentares e garantir que os investimentos resultem em ganhos positivos. Público Alvo: Auditores de TI, gerentes de TI, profissionais de qualidade de TI, liderança, desenvolvedores, profissionais de processos, gerentes de TI em empresas que prestam serviços de TI.

  14. Certificação - Governança de TI ITIL (Information Technology Infrastructure Library) O que é? É um conjunto bem definido de melhores práticas que as organizações possam usar para projetar, implementar, gerenciar e manter projetos de serviços de TI com foco no gerenciamento de serviços que alinha os projetos de TI e serviços com os objetivos de negócio de uma organização.

  15. Certificação - Governança de TI ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Como se divide a certificação ITIL?

  16. Certificação - Governança de TI ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Prova de certificação ITIL Foundation Não é necessário conhecimentos prévios; Cursos online com valores acessíveis na internet já são o suficiente para estar preparado para a prova; A prova Foundation pode ser realizada tanto online como presencial; Exin: https://www.exin.com/BR/pt/exames/&fw=itil-v3.

  17. Certificação - Governança de TI ISO/IEC 20000 - Gerenciamento de Serviços de TI O que é? É a primeira norma internacionalmente reconhecida para a gestão de serviços de TI. A norma descreve como implementar os serviços de TI que são movidos para apoiar os objetivos de negócios e não apenas as necessidades de tecnologia. Ambas as partes da norma foram revistos para apoiar ITIL, mostrando-lhe como aumentar a capacidade e desempenho.

  18. Certificação - Governança de TI ISO/IEC 20000 - Gerenciamento de Serviços de TI Como se divide a certificação ISO/IEC 20000?

  19. Certificação - Governança de TI ISO/IEC 20000 - Gerenciamento de Serviços de TI Prova de certificação ISO 20000 Foundation É necessário conhecimentos básicos sobre a ITIL; Cursos online com valores acessíveis na internet já são o suficiente para estar preparado para a prova; A prova Foundation pode ser realizada tanto online como presencial; Exin: https://www.exin.com/BR/pt/exames/&fw=itsm-based-on-iso/iec-20000.

  20. Certificação - Governança de TI COBIT 5 O que é? Ele fornece uma visão de negócio end-to-end da governança de TI da empresa, refletindo o papel central da tecnologia da informação na criação de valor para as empresas de todos os tamanhos. Os princípios, práticas, ferramentas e modelos analíticos encontrados no COBIT 5 compõem liderança e orientação para os negócios de TI para especialistas em governança de todo o mundo.

  21. Certificação - Governança de TI COBIT 5 Como se divide a certificação COBIT 5?

  22. Certificação - Governança de TI COBIT 5 Prova de certificação COBIT 5 Foundation Não é necessário conhecimentos prévios; Cursos online com valores acessíveis na internet já são o suficiente para estar preparado para a prova; A prova Foundation pode ser realizada tanto online como presencial, porém online sai mais barato; ISACA:http://www.isaca.org/chapters9/Brasilia/Certification/Pages/Page5.aspx.

  23. Certificação - Segurança da Informação O que é Segurança da Informação? É a proteção de um conjunto de informações no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais e sim a todos os aspectos de proteção de informações e dados. Público Alvo: Administradores de redes, desenvolvedores, analistas de segurança, auditores de sistemas, profissionais em análise de riscos e auditores de segurança.

  24. Certificação - Segurança da Informação ISO/IEC 27002 - Tecnologia da Informação - Técnicas de Segurança O que é? É uma norma internacional contendo controles para a segurança da Informação. Assim, como outras normas ISO, foi publicada pela InternationalOrganization for Standardization (ISO) que é a organização internacionalmente responsável pelo desenvolvimento e publicação de normas. Foi traduzida pela ABNT e foi atualizada recentemente em 2013.

  25. Certificação - Segurança da Informação ISO/IEC 27002 - Tecnologia da Informação - Técnicas de Segurança Como se divide a certificação ISO/IEC 27002?

  26. Certificação - Segurança da Informação ISO/IEC 27002 - Tecnologia da Informação - Técnicas de Segurança Prova de certificação ISO/IEC 27002 Foundation Não é necessário conhecimentos prévios; Cursos online com valores acessíveis na internet já são o suficiente para estar preparado para a prova; A prova Foundation pode ser realizada tanto online como presencial; Exin:https://www.exin.com/NL/en/exams/&fw=exin-information-security.

  27. Certificação - Segurança da Informação CompTIA Security+ O que é? É uma certificação internacional que demonstra competência em: Segurança de Redes; Conformidade e Segurança Operacional; Ameaças e Vulnerabilidades; Segurança de Aplicações, Dados e Estações; Controle de Acesso e Gerência de Identidade; e Criptografia. Ela garante que os candidatos não estarão somente aptos a aplicar os conhecimentos de conceitos, ferramentas e procedimentos de segurança para reagir a incidentes de segurança, mas também que poderão se antecipar aos riscos de segurança, protegendo-se deles através de medidas proativas.

  28. Certificação - Segurança da Informação CompTIA Security+ Quais são as certificação da CompTIA?

  29. Certificação - Segurança da Informação CompTIA Security+ Prova de certificação CompTIA Security+ É necessário conhecimentos básicos sobre os assuntos abordados. A CompTIA aconselha que se estude primeiro e faça a certificação Network + antes de realizar a prova para a Security+. Existem cursos online com valores razoáveis na internet e também é possível estudar pelo o livro desenvolvido pela própria CompTIA. A realização da prova é somente possível em centros de treinamento. Para mais detalhes, acessar o site da Prometric: https://www.prometric.com. CompTIA:http://certification.comptia.org/getCertified/certifications/security.aspx.

  30. Certificação - Segurança da Informação CISM - Certified Information Security Manager O que é? É uma certificação voltada exclusivamente para gerenciamento e tem uma base de mais de 13.000 profissionais desde seu lançamento em 2003. Ao contrário de outras certificações de segurança, CISM é para o profissional que gerencia, projeta, supervisiona e avalia a segurança das informações na organização.

  31. Certificação - Segurança da Informação CISM - Certified Information Security Manager Como ser um dos 13.000 profissionais CISM? 1. Passar com sucesso o exame CISM - Válido por 5 anos sem comprovação de experiência, após isso, se não comprovada, a nota de aprovação será anulada. 2. O Código de Ética Profissional – Ser membro do ISACA e concordar com um Código de Ética Profissional. 3. Política de educação continuada– Estar comprovando com no mínimo de 120 horas de cursos, palestras etc... por um período fixo de 3 anos. Experiência 4 Trabalho - Necessário provar que possui no mínimo, cinco anos de experiência de trabalho de segurança da informação. Algumas certificações eliminam de 1 a 2 anos desse prazo. 5. Apresentar um pedido de certificação CISM – Após passar por todas estas etapas você estará apto a preencher o Requerimento CISM para a Certificação. 

  32. Certificação - Suporte CertificaçãoLinux - LPI O Linux Professional Institute – LPI - é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999 pela comunidade Linux, e desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI. A principal vantagem de uma certificação LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente da distribuição.

  33. Certificação - Suporte CertificaçãoLinux - LPI Níveis da Certificação LPI O programa de certificações profissionais do LPI é conhecido como LPIC. LPIC-1 Junior Level Linux Certification Usuário Básico; Realizar pequenas manutenções; Instalar e configurar uma estação de trabalho; Exames 101 e 102 (Português). LPIC-2 AdvancedLevel Linux Certification Administrador de servidores de pequeno porte; Planejar, implementar, manter, proteger e corrigir uma pequena rede; Exames 201 e 202 (Inglês). LPIC-3 SeniorLevel Linux Certification O mais alto nível de certificação profissional neutra quanto à distribuição; Administrador de servidores e redes de maior porte; Exame principal - Core ou 301 (Inglês).

  34. Certificação - Suporte Certificação Linux - LPI Prova de certificação LPI Cada prova possui 60 questões, sendo a grande maioria de múltipla escolha e outras dissertativas. O tempo de duração de cada prova - tanto PBT como CBT - é de 90 minutos. Mínimo de acertos: 500 pontos. Valor: U$160,00 Para garantir que o conhecimento e as habilidades dos profissionais de Linux continuem relevantes e atualizados, os candidatos que possuem as certificações LPIC terão que se re-certificar a cada 05 (cinco) anos ou, como alternativa, conquistar uma certificação maior.

  35. Certificação - Suporte Certificação Microsoft MTA: Ponto de entrada recomendado para certificações de TI e preparação profissional. Valida o conhecimento básico. MCSA: Qualifica o profissional para configurar e manter sistemas empresariais com Windows. MCSE: Qualifica o profissional para implantar e gerenciar servidores Windows.

  36. Certificação - Suporte Certificação Microsoft Prova de certificação Microsoft A prova pode ser agendada através da Prometric (https://www.prometric.com) Valor: U$100,00 As certificações são válidas pelo tempo em que o exame estiver sendo aplicado. Caso a Microsoft aposente seu exame, recomenda-se a realização do upgrade.

  37. Certificação - Redes CertificaçãoCisco Esta certificação traz sólidos conhecimento sobre topologia, arquitetura física de redes e equipamentos de comunicação IP, entre outras tecnologias. Pra quem pretende seguir em carreiras relacionadas à área de redes. Esta certificação se divide em diversas opções de carreira. Exemplos: Router e Switching, certificação de Design de redes, Network Security, entre outros.

  38. Certificação - Redes Certificação Cisco Níveis da Certificação Cisco

  39. Certificação - Redes Certificação Cisco Prova de certificação Cisco Valores a partir de US$250; 40 questões de múltipla escolha; 90 minutos para realizar a prova; Validade: CCNA (3 anos) – CCNP (3 anos) – CCIE (2 anos) – CCA (5 anos); Os exames podem ser marcados através da Vue (http://www.vue.com).

  40. Certificação - Desenvolvimento Certificação Java Sun Certified Java Associate (SCJA) Tem por princípio dar um entendimento geral sobre OOP (programação orientada a objeto), as plataformas Java, tecnologias Java e UML sem se ater a detalhes de implementação. Sun Certified Java Programmer (SCJP) Programador profissional da linguagem Java. É um dos mais rigorosos da lista de certificações e abrange o core da linguagem Java. É uma das certificações Java mais procurada no mercado. Custo aproximado de 150 dólares. Sun Certified Enterprise Architect (SCEA) Específico para o perfil de “Arquiteto de Software”. A prova é composta não apenas detalhes gerais das plataformas Java, mas também por vários conceitos de engenharia de software. O de profissionais com esta certificação ainda é muito baixo.

  41. Certificação - Desenvolvimento Certificação Java Visão geral dos níveis da certificação Java.

  42. Certificação - Desenvolvimento Certificação PHP ZendCertifiedEngineer Criado em 2004 pela Zend (empresa que desenvolve soluções PHP), a revista PHP Architect (Revista voltada para programadores PHP) e a editora SAMS Publishing. É indicada para programadores que querem atestar conhecimentos sólidos na linguagem PHP. Abrange conceitos básicos até mais avançados como orientação a objetos, segurança, xml, webservices, programação de streamsetc. Já possui mais de 10.000 profissionais certificados em todo mundo. Custo de 195 dólares (site oficial).

  43. Certificação - Desenvolvimento Certificação .NET MCSD Web Applications Voltado para programadores da plataforma .NET, incluindo o framework 4.5. Consistem em três etapas abrangendo conhecimentos em: Programação em HTML5 com CSS3 e JavaScript;Obs.: Pode ser substituída pela linguagem C#. Desenvolvimento em ASP.NET (MVC 4 para Aplicações Web); Desenvolvimento Microsoft Azure e Web Services. Cada etapa do exame possui um custo de 100 dólares.

  44. Certificação - Desenvolvimento Certificação Delphi Certification Delphi Developer Avalia conhecimentos gerais sobre conceitos de programação em Delphi como à sintaxe da linguagem, técnicas de programação, utilização do IDE e desenvolvimento de bancos de dados. Certification Delphi Master Developer Avalia conhecimentos avançados sobre conceitos de programação Delphi, escolhas de arquitetura de software e sobre a dimensão e amplitude das funcionalidades do desenvolvimento de softwares do Delphi XE.

  45. Certificação – Banco de Dados Certificação Oracle Oracle Database Administrator CertifiedAssociate (OCA) OCA é a certificação de nível básico na carreira do DBA Oracle, equivalendo-se a um profissional de nível Júnior. É a porta de entrada para o profissional se associar à comunidade certificada no site da Oracle University. Oracle Database Administrator Certified Professional (OCP) OCP é a certificação que reconhece um nível avançado de gerenciamento do banco de dados Oracle, equivalendo-se a um profissional de nível Pleno, ou seja, um DBA com conhecimento para administrar bancos de dados Oracle em ambientes corporativos altamente complexos. Oracle Database Administrator Certified Master (OCM) OCM é a credencial de profissionais que são considerados gurus dentro do conhecimento e produtos Oracle, recomendada para profissionais que implementam e suportam sistemas de missão crítica para as organizações. Este exame tem 2 dias de duração.

  46. Certificação – Banco de Dados Certificação Oracle Visão geral do produto

  47. Certificação – Banco de Dados Certificação MySQL Oracle Certified Professional - MySQL DeveloperCertification Certificação que valida o conhecimento, as habilidades e as ferramentas em questões que envolvem escrita de aplicações com o servidor de banco de dados MySQL. Oracle Certified Professional - MySQL DatabaseAdministrationCertification Título que demonstra que o profissional domina os assuntos relacionados ao processo servidor, sendo capaz de configurar um servidor do zero e administrar o ambiente. O básico esperado é que este possa criar, gerenciar e otimizar o ambiente MySQL em uma organização. Obs.: Por ser um produto da Oracle, ambas exigem a certificação OCA como passo inicial.

  48. Certificação – Banco de Dados CertificaçãoSQL Server Microsoft Technology Associate (MTA): Database É o ponto de entrada para as certificações, recomendado para os interessados em desenvolver uma carreira em administração de plataformas de dados ou business intelligence. Microsoft CertifiedSolutionsAssociate (MCSA): SQL Server Qualifica o profissional para uma posição como a de desenvolvedor ou analista de banco de dados de nível júnior. Microsoft CertifiedSolutions Expert (MCSE): Data Platform Confirma as habilidades no desenvolvimento e administração de soluções de dados de nível empresarial em ambientes locais e na nuvem. Equipara-se a um profissional de nível Pleno com conhecimento e experiência para administrar bancos de dados. Microsoft CertifiedSolutions Expert (MCSE): Business Intelligence Qualifica o profissional para uma posição como a de engenheiro de BI e/ou produtor de relatórios.

  49. Certificação – Banco de Dados CertificaçãoSQL Server Visão geral do produto

  50. Certificação – Banco de Dados Certificação IBM – DB2 IBM CertifiedDatabaseAssociate Título de possuidor dos conhecimentos fundamentais nas tarefas de administração e versionamento do DB2. Instalação e criação de objetos, noções de implementação básica de segurança, backup e controle transacional. IBM CertifiedDatabase Administrator Certificação de conhecedor intermediário a avançado sobre administração de banco de dados, assim como um implementador e aconselhador do produto DB2. IBM CertifiedAdvancedDatabase Administrator Título de administrador avançado das diversas versões do DB2, podendo melhor aconselhar na utilização dos recursos, tais como na implementação de estratégias de replicação de dados e/ou recuperação em caso de desastres.

More Related