1 / 43

Política de Atenção à Saúde do Servidor

Política de Atenção à Saúde do Servidor. Contexto e surgimento do. A necessidade de uniformizar as ações em saúde e segurança do trabalho, propiciou o debate das questões referentes à saúde e segurança no contexto do serviço público federal. Contexto e surgimento do. O que é o SIASS?.

elom
Download Presentation

Política de Atenção à Saúde do Servidor

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Política de Atenção à Saúde do Servidor

  2. Contexto e surgimento do A necessidade de uniformizar as ações em saúde e segurança do trabalho, propiciou o debate das questões referentes à saúde e segurança no contexto do serviço público federal.

  3. Contexto e surgimento do

  4. O que é o SIASS? O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) é uma política transversal aos diferentes órgãos da Administração Pública Federal, com diretrizes centrais de natureza normativa, implantação descentralizada e construção coletiva, com foco na integralidade das ações.

  5. Sistema de Informações SIAPE SAÚDE - Perícia Do Acesso

  6. Universidade Federal da Paraíba Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho Exames Periódicos de Saúde

  7. 1. O que são os Exames Médicos Periódicos? Os exames médicos periódicos fazem parte da Política de Atenção à Saúde do Servidor, e a sua realização está prevista no art. 206-A da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, regulamentado pelo Decreto Nº 6.856, de 25 de maio de 2009, e orientada pela Portaria Normativa Nº 4, de 15 de setembro de 2009.

  8. 2. Qual é o objetivo? A avaliar o estado de saúde dos servidores, tem caráter preventivo, visando identificar possíveis alterações relacionadas com a atividade laborativa e/ou com o ambiente de trabalho, caracterizando-se como uma atividade importante para promoção à saúde e identificação precoce de doenças.

  9. 3. Como será realizado? A Universidade realizará os exames periódicos por meio do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), que promoverá consulta, os respectivos exames e avaliação clínica, com a emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) emitido pelo médico do trabalho ao final deste processo.

  10. 4. Quais são os examesa serem realizados? Os exames estão descritos no art. 6◦ do decreto 6.856/09. Estes se classificam como básicos, complementares e específicos. • Exames básicos: comuns a todos os servidores: • Avaliação clínica; • Exames laboratoriais: • Hemograma completo; • Glicemia; • Urina tipo I; • Creatinina, Colesterol total, Triglicérides, TGO, TGP; • Citologia Oncótica – o Papanicolau (para mulheres).

  11. 4. Quais são os examesa serem realizados? Exames complementares: relacionados com a idade e gênero do servidor: • Servidores com mais de 45 anos de idade: • Oftalmológico; • Servidores com mais de 50 anos de idade: • Pesquisa de sangue oculto nas fezes; • Mamografia para as mulheres; • PSA para os homens.

  12. 4. Quais são os examesa serem realizados? Exames específicos: pertinentes à atividade laboral, ao local ou ambiente de trabalho e com os fatores de riscos a que estão expostos os servidores Exemplos: A alguns agentes químicos

  13. 5. Qual é o intervalo de tempo para a realização dos exames? I - bienal, para os servidores com idade entre dezoito e quarenta e cinco anos; II - anual, para os servidores com idade acima de quarenta e cinco anos; e III - anual ou em intervalos menores, para os servidores expostos a riscos que possam implicar o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou profissional e para os portadores de doenças crônicas. Os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos complementares a cada seis meses.

  14. 6. Por que é importante realizar os exames? Para o servidor: • Possibilitar a prevenção de doenças; • Melhorar a qualidade de vida no trabalho; • Estimular cuidados com a saúde; • Garantir o sigilo das informações e procedimentos; • Não é preciso ser detentor de plano de saúde, pois, os exames serão custeados totalmente pela União.

  15. 6. Por que é importante realizar os exames? Para a administração: • Conhecer de perto como encontra-se a saúde do servidor; • Coletar informações para a prevenção de doenças do trabalho; • Contribuir para a formação do perfil epidemiológico.

  16. 7. É permitido se ausentar do trabalho para a sua realização? SIM. Conforme o art. 6º da Portaria Nº 4/2009, os exames podem ser realizados no horário de expediente, sem qualquer ônus ou necessidade de compensação de horários por parte dos servidores.

  17. 8. Como será realizada a convocação e realização dos exames? O planejamento dos exames será realizado por unidade administrativa e acadêmica com amplo cronograma a ser divulgado no site da UFPB. Este período compreenderá a realização dos exames básicos, complementares e específicos, se for o caso, até conclusão destes pelo servidor, incluindo a avaliação médica.

  18. 9. Como será a gestão da informação dos exames periódicos? O acesso ao resultado será restrito ao próprio servidor, a quem este autorizar e ao profissional de saúde responsável pela realização dos exames, com a adoção de procedimentos que preservem o sigilo das informações sobre a saúde do servidor. As informações armazenadas no SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) que abrigará uma base de dados informatizada no módulo de exames periódicos em seu site (https://www2.siapenet.gov.br)

  19. 10. Qual a utilização das informações dos exames médicos periódicos? Prevenção e diagnóstico precoce de danos á saúde relacionados com a atividade laboral, utilizando dados provenientes dos exames de saúde, da perícia e da vigilância. Implementação de ações educativas em saúde, com base nas informações epidemiológicas, resultantes destas avaliações gerando programas de promoção em saúde e qualidade de vida no trabalho.

  20. 11. Para pacientes que requerem avaliação complementar, como proceder? • Constatando-se que existe relação entre a atividade laboral do servidor e a enfermidade detectada, é permitido que o órgão, no caso a UFPB, custeie os exames, caso contrário, o servidor será encaminhado a rede pública de saúde-SUS, ou se detentor de plano de saúde, orientá-lo a ir a um especialista do seu convênio para uma consulta completa, onde o médico que o assistir irá solicitar os exames que julgar necessários.

  21. 12. Quantidade de exames diários • Laboratoriais: 50; • Oftalmológicos:30; • Citológicos: 20.

  22. 13. De quem é a responsabilidade do envio da listagem para o HULW? • Da Unidade que foi convocada, para realização dos exames, para os e-mail’s abaixo. HULW - Fones:(83) 3216-7290/7057. E-mail’s: Lígia: ligiam_maria@hotmail.com Onatilda: natildamatias@gmail.com Drª. Isabella Evangelista: queiroga.i@ig.com.br

  23. MÓDULO SERVIDOR

  24. MÓDULO SERVIDOR

  25. MÓDULO SERVIDOR

  26. MÓDULO SERVIDOR

  27. MÓDULO SERVIDOR

  28. MÓDULO SERVIDOR

  29. MÓDULO SERVIDOR *No caso de concordar em realizar o exame

  30. MÓDULO SERVIDOR

  31. MÓDULO SERVIDOR *Imprimir as guias e retornar à página anterior

  32. MÓDULO SERVIDOR

  33. MÓDULO SERVIDOR

  34. MÓDULO SERVIDOR

  35. MÓDULO SERVIDOR Antecedentes pessoais

  36. MÓDULO SERVIDOR

  37. MÓDULO SERVIDOR

  38. MÓDULO SERVIDOR

  39. MÓDULO SERVIDOR *Após confirmar, aparecerá em vermelho “Gravação efetuada com sucesso”

  40. MÓDULO SERVIDOR *No caso de não concordar em realizar o exame

  41. MÓDULO SERVIDOR

  42. MÓDULO SERVIDOR

  43. Grata pela atenção!

More Related