80 likes | 598 Views
O Rio SADO. O rio Sado é um rio que nasce na Serra do Caldeirão e desagua em Setúbal. Percorre 175 km até desaguar no oceano atlântico perto de Setúbal. O rio Sado é o maior rio, totalmente português (porque nasce e desagua em Portugal), a sul do Tejo.
E N D
O Rio SADO O rio Sado é um rio que nasce na Serra do Caldeirão e desagua em Setúbal. Percorre 175 km até desaguar no oceano atlântico perto de Setúbal.
O rio Sado é o maior rio, totalmente português (porque nasce e desagua em Portugal), a sul do Tejo. Os seus Principais afluentes são: Rio Roxo, Rio Figueira, Rio Odivelas, Rio Xarrama, Rio Alcáçovas, Rio São Martinho, Rio Marateca, Rio Campilhos, Rio Alvalade, Rio Corona e Rio Arcão .
O Rio Sado – aspectos interessantes O rio Sado corre de Sul para Norte. A partir de Alcácer do Sal, o Sado começa a formar um amplo estuário. No estuário do Sado habita uma população de golfinhos (roaz-corvineiro).
O Rio SADO – a sua importância O Rio Sado é importante porque: Abastece de água, as povoações próximas, quer para uso doméstico, quer para a irrigação dos campos. Nele podemos encontrar peixe para a nossa alimentação. Serve para transportar pessoas, carros e mercadorias (exemplo: de Tróia para Setúbal).
O Rio Sado – a sua importância Proporciona a prática de natação e de desportos náuticos. Proporciona frescura e beleza à paisagem. Fornece Arrozais, irrigação e pesca.
O Rio Sado – porque escolhi este rio? -Porque eu já fui a este Rio, passei férias durante dois anos perto de Setúbal, e por isso achei interessante fazer esta pesquisa. -Este rio é diferente dos outros porque nele podemos ver os golfinhos. Trabalho realizado por : Maria Medeiros – nº 15