200 likes | 489 Views
O estudo da História e a organização das primeiras sociedades. Por que devemos estudar a História?. O que é História?. É a ciência produzida pelos historiadores que estudam as sociedades através do tempo. O culto aos Heróis.
E N D
O estudo da História e a organização das primeiras sociedades Por que devemos estudar a História?
O que é História? É a ciência produzida pelos historiadores que estudam as sociedades através do tempo.
O culto aos Heróis ... Em outras épocas, a História dedicou-se somente à descrição das realizações de heróis, de reis e de homens considerados poderosos e importantes.
Quem é o sujeito histórico? Os homens, independente de quem sejam ou de onde estão, são sujeitos históricos porque possuem a consciência que entende a importância dada à História.
Tudo é História! De acordo com o poeta Ferreira Gullar, os historiadores não podem desprezar nenhum elemento no que diz respeito ao estudo das sociedades.
Heródoto (Século V a. C) É considerado o primeiro historiador, sendo, portanto, o “Pai da História”. Viveu na Grécia Antiga e foi o primeiro a criar o nome “História” para essa ciência.
Mas, o que são fontes históricas? São os vestígios que os historiadores encontram sobre o passado quando vão pesquisar, analisar e entender a História.
História foi feita para decorar? Não! Foi feita para refletir, pensar, entender, analisar, questionar ...
O que é Patrimônio Histórico? Pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.
UNESCO Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade.
IPHAN No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil.
“Tombar” não significa destruir ... Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.
Portanto, é nosso dever preservar sempre! É comemorado em 17 de agosto o Dia do Patrimônio Histórico.