170 likes | 292 Views
ESPAÇO SUSTENTÁVEL. MARCOS DE OLIVEIRA COSTA. O QUE É SUSTENTABILIDADE?. SUSTENTABILIDADE: .CONSERVAÇÃO DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS SUSTENTADORES DA VIDA E DA BIODIVERSIDADE .GARANTIA DA SUSTENTABILIDADE DOS USOS QUE UTILIZAM RECURSOS RENOVÁVEIS
E N D
ESPAÇO SUSTENTÁVEL MARCOS DE OLIVEIRA COSTA
SUSTENTABILIDADE: .CONSERVAÇÃO DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS SUSTENTADORES DA VIDA E DA BIODIVERSIDADE .GARANTIA DA SUSTENTABILIDADE DOS USOS QUE UTILIZAM RECURSOS RENOVÁVEIS .MANTER AS AÇÕES HUMANAS DENTRO DA CAPACIDADE DE CARGA DOS ECOSSISTEMAS SUSTENTADORES FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
FATORES INFLUENTES NA SUSTENTABILIDADE: .POLUIÇÃO .POBREZA .TECNOLOGIA .ESTILOS DE VIDA FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
É NO SÉCULO XIX QUE ENCONTRAMOS OS PRIMÓRDIOS DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE. JOHN RUSKIN E WILLIAM MORRIS FORAM OS PRIMEIROS CRÍTICOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO. PRECONIZAVAM UM RETORNO AO SISTEMA MEDIEVAL DE PRODUÇÃO, BUSCANDO RECUPERAR A CAPACIDADE CRIADORA DO TRABALHO. O MOVIMENTO ART-NOVEAU RETOMA A NATUREZA COMO REFERÊNCIA.
NOS ESTADOS UNIDOS HENRY THOREAU DESENVOLOVE O CONCEITO “TRANCENDENTALISTA” DE CUNHO ROMÂNTICO, VALORIZA O CONTATO DO HOMEM COM A NATUREZA. EM 1862 É PUBLICADO “MAN AND NATURE” DE GEORGE PERKINS MARSH. PELA PRIMEIRA VEZ É QUESTIONADA A SUPERABUNDÂNCIA DOS RECURSOS NATURAIS, ALÉM DE EXPOR AS RELAÇÕES ENTRE A VIDA ANIMAL E VEGETAL.
OUTRA OBRA FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE FOI “ON THE ORIGIN OF SPECIES” DE CHARLES DARWIN PUBLICADA EM 1859. EM 1872 É CRIADO O PRIMEIRO PARQUE NACIONAL NORTE-AMERICANO, O YELLOWSTONE. OBRA POSSÍVEL GRAÇAS AS IDÉIAS DE JOHN MUIR QUE ESTABELECIAM RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS E O MUNDO MINERAL. É CONSIDERADO UM DOS PAIS DA ECOLOGIA.
A ECONOMIA CLÁSSICA SE BASEIA NO CONCEITO DE CRESCIMENTO INFINITO. ESTE ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO AO CONSUMO DE BENS FABRICADOS COM BASE EM MATÉRIAS PRIMAS NATURAIS FINITAS. DIANTE DESTA CONSTATAÇÃO A HUMANIDADE DEVERÁ MUDAR SEUS PADRÕES DE CONSUMO, O QUE TRARÁ CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS IMPORTANTES.
A PARTIR DO FINAL DOS ANOS 60 A CRISE AMBIENAL É RECONHECIDA OFICIALMENTE PELOS GOVERNOS. NESTE PERÍODO OCORREM EVENTOS PROVOCADOS PELO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL: VAZAMENTOS DE PETRÓLEO NA COSTA DA CALIFÓRNIA, POLUIÇÃO DE MERCÚRIO NA COSTA DO JAPÃO E A PRECIPITAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA NO LESTE EUROPEU. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
UMA DAS CAUSAS DA CRISE FOI O FATO DA CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL TER RELEGADO TODOS OS LIMITES DE INTERFERÊNCIA SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DA FASE ANTERIOR, ATRELADA AO POSITIVISMO E À IDÉIA DE PROGRESSO, SEM TER TIDO A PREOCUPAÇÃO DE CRIAR PAR6AMETROS ÉTICOS SUBSTITUTIVOS. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
A PARTIR DO FINAL DOS ANOS 60 A CRISE AMBIENAL É RECONHECIDA OFICIALMENTE PELOS GOVERNOS. NESTE PERÍODO OCORREM EVENTOS PROVOCADOS PELO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL: VAZAMENTOS DE PETRÓLEO NA COSTA DA CALIFÓRNIA, POLUIÇÃO DE MERCÚRIO NA COSTA DO JAPÃO E A PRECIPITAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA NO LESTE EUROPEU. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
EM 1968 FOI CRIADO O CLUBE DE ROMA QUE REUNIA CIENTISTAS DE TODO MUNDO. O CLUBE ELABORA UM DOCUMENTO CHAMDO “LIMITES DO CRESCIMENTO”, ONDE SE DEMONSTRA QUE O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E ECONÔMICO CONTINUASSE O PLANETA NÃO CONSEGUIRIA SUSTENTAR-SE. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
EM JUNHO DE 1972 A ONU REALIZA SUA CONFERÊNCIA PARA O MEIO AMBIENTE HUMANO, A CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO. NESTE ENCONTRO FOI CRIADO O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
EM 1987 A COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO – CMMAD – ELABORA UM RELATÓRIO INTITULADO “OUR COMMOM FUTURE”. NELE HAVIA O RECONHECIMENTO OFICIAL DE QUE O MEIO AMBIENTE ERA UM LIMITE AO CRESCIMENTO ECONÔMICO INFINITO. AO MESMO TEMPO DEVERIA SE BUSCAR UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL QUE PERMITISSE A ERRADICAÇÃO DA POBREZA E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
EM 1992 É REALIZADA A “CÚPULA DA TERRA”. A DOCUMENTO FINAL DESTE ENCONTRO FOI FIRMADO POR MAIS DE 170 PAÍSES E FICOU CONHECIDO COMO AGENDA 21(DECLARAÇÃO DO RIO). FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.
AGENDA 21: LA HUMANIDAD SE ENCUENTRA EN UN MOMENTO DECISIVO DE LA HISTORIA. NOS ENFRENTAMOS CON LA PERPETUACIÓN DE LAS DISPARIDADES ENTRE LAS NACIONES Y DENTRO DE LAS NACIONES, CON EL AGRAVAMIENTO DE LA POBREZA, EL HAMBRE, LAS ENFERMEDADES Y EL ANALFABETISMO Y CON EL CONTINUO EMPEORAMIENTO DE LOS ECOSISTEMAS DE LOS QUE DEPENDE NUESTRO BIENESTAR. NO OBSTANTE, SI SE INTEGRAN LAS PREOCUPACIONES RELATIVAS AL MEDIO AMBIENTE Y AL DESARROLLO Y SI SE LES PRESTA M S ATENCIÓN, SE PODR N SATISFACER LAS NECESIDADES B SICAS, ELEVAR EL NIVEL DE VIDA DE TODOS, CONSEGUIR UNA MEJOR PROTECCIÓN Y GESTIÓN DE LOS ECOSISTEMAS Y LOGRAR UN FUTURO M S SEGURO Y M S PRÓSPERO. NINGUNA NACIÓN PUEDE ALCANZAR ESTOS OBJETIVOS POR SÍ SOLA, PERO TODOS JUNTOS PODEMOS HACERLO EN UNA ASOCIACIÓN MUNDIAL PARA UN DESARROLLO SOSTENIBLE. FONTE: http://www.un.org/esa/sustdev/documents/agenda21
PROTOCOLO DE KYOTO: OUTRO DOCUMENTO QUE TEVE ORIGEM NA “ECO 92”. O PROTOCOLO DEFINIA QUE OS PAÍSE INDUSTRIALIZADOS DEVRIAM PROMOVER UMA REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA. EM 11 DE DEZEMBRO DE 1997 O PROTOCOLO FOI RATIFICADO PELA PRIMEIRA VEZ EM KYOTO NO JAPÃO. O PROTOCOLO PREVE TAMBÉM A CRIAÇÃO DE UM MERCADO DE CRÉDITOS DE EMISSÃO. OS EUA, MAIORES EMISSORES DO PLANETA, AINDA NÃO RATIFICARAM SUA ACEITAÇÃO AO PROTOCOLO.