870 likes | 1.48k Views
RESSURREIÇÃO DOS MORTOS. Princípios elementares da doutrina de Cristo. - Arrependimento de Obras Mortas ; Fé em Deus; Batismos ( Água , Fogo , Espírito Santo); - Imposição de mãos ;. Ressurreição dos mortos. Cristo morreu pelos nossos pecados,... .
E N D
Princípioselementaresda doutrina de Cristo • - Arrependimentode ObrasMortas; • Féem Deus; • Batismos (Água, Fogo, Espírito Santo); • - Imposição de mãos; Ressurreição dos mortos
RESSURREIÇÃO A grandeesperançadepoisque a morteentrou no mundo:
Jó 25 Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da mi-nha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros;
Davi - Salmo 16 e 49 Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si... Sempre tenho o Senhor diante de mim [...]. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tran-qüilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro nem permitirás que o teu santo so-fra decomposição...
EVENTO MAIS ESPERADO NO REINO DE DEUS A RESSURREIÇÃO DE TODAS AS COISAS ATINGIDAS PELA MORTE E A GLÓRIA DA IMORTALIDADE
Carta aos I Coríntios 15:21 Visto que a morte veio por um ho- mem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. O último inimigo a ser destruído é a morte. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
Ressurreição dos Mortos Duas palavras gregas definem o termo ressurreição (anastasis e egeiro) “tornar à vida”, “levantar-se”, “despertar”, “acordar”.
Ressurreição dos Mortos Qual a importância de crer na ressurreição para a salvação da alma? Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Rm 10:9
Carta aos Romanos 4 Abraão... não duvidou, por incredu-lidade, da promessa de Deus; ...estando ple-namente convicto de que ele era poderoso pa-ra cumprir o que prometera. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.
Carta aos Romanos 4 E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta,mas tam-bém por nossa causa, posto que a nós igual-mente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,o qual foi entre-gue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.
Romanos 5 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
Ressurreição dos Mortos A Escritura mostra que há apenas duas ressurreições: Para a vida eterna, e para vergonha e horror eterno.
ProfetaDaniel Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Dn 12
Daniel 12 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão co-mo o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sem-pre e eternamente.
Disse Jesus: João 5 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
Disse Jesus: João 5 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Disse Jesus: Mateus 10 Disse Jesus: Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
ALMA E CORPO O que acontecia com a alma e o corpo antes da vinda de Jesus?
Disse Jesus: Lucas 16 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendida-mente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vi-nham lamber-lhe as úlceras.
Disse Jesus: Lucas 16 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno (Geena), estando em tor-mentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
INFERNO Do Latim infernum: “profundezas” ou “abismos” “mundo inferior” A Palavra é usada para representar: Sheol - hebraico (sepultura, abismo) Hades - grego (mundo dos mortos) Geena - grego (Vale de Hinon)
Geena Era o nome dado ao Vale de Hinon ao sul de Jerusalém, onde no passado, sacrifícios humanos eram realizados.2 Crónicas 28
Geena Mais tarde, tornou-se uma espécie de lixão da cidade, frequentemente em chamas.
Geena Lançavam cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, animais, e toda espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso queimando o lixo.
Geena Jesus usou o que acontecia neste vale como figura do Inferno.
Disse Jesus: Lucas 16 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; Onde foi sepultado?
Disse Jesus: Lucas 16 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. Onde foi sepultado?
Disse Jesus: Lucas 16 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno (Geena), estando em tor-mentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
Seio de Abraão Inferno ouGeena = Prisão Inferno (Geena) - Prisão
Disse Jesus: Lucas 16 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me re-fresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse Jesus: Lucas 16 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não po-dem, nem os de lá passar para nós.
Seio de Abraão Inferno ouGeena = Prisão Grande Abismo Inferno (Geena) - Prisão
Disse Jesus: Lucas 16 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se al-guém dentre os mortos for ter com eles, arre-pender-se-ão Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ou- vem a Moisés e aos Profetas, tampouco se dei-xarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
1 Pedro 3 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,
Seio de Abraão - Foi em espírito e pregou aos espíritos em prisão, Inferno ouGeena = Prisão Inferno (Geena) - Prisão
Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Levou-os ao Paraíso. LADRÃO
Disse Jesus: João 5 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
Disse Jesus: João 5 Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
Disse Jesus: João 11 Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
Carta aos 1 Coríntios 15 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pre-gação, e vã, a vossa fé; Eis que vos digo um mistério: nem todos dor-miremos, mas transformados seremos todos,num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Carta aos 1 Coríntios 5 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais in-felizes de todos os homens. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dor-mem.