80 likes | 208 Views
Sistema para avaliação de indicadores sobre câncer de pele no estado de SC utilizando Tele-dermatologia. Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim Equipe: Eros Comunello, Harley Wagner, Senen Dyba Hauff, Juliana Kida Ikino, Douglas Macedo, Antônio Sobieranski. Metodologia Aplicada.
E N D
Sistema para avaliação de indicadores sobre câncer de pele no estado de SC utilizando Tele-dermatologia Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim Equipe: Eros Comunello, Harley Wagner, Senen Dyba Hauff, Juliana Kida Ikino, Douglas Macedo, Antônio Sobieranski
Metodologia Aplicada • Desenvolvimento de uma metodologia de esclarecimento da população sobre neoplasias cutâneas e treinamento das equipes de PSF das Unidades de Saúde; • Capacitação de profissionais de Unidades de Saúde para realização de exames; • Equipar as Unidades de Saúde para a realização de exames; • Desenvolvimento de metodologia de tele-triagem de pacientes com base nos exames de dermatoscopia enviados das Unidades de Saúde; • Adaptação da ferramenta desenvolvida pelo LAPIX/UFSC baseado na regra ABCD para avaliação e diagnóstico de imagens dermatoscópicas; • Adequação e integração do Portal da RCTM para a operação com exames de tele-dermatoscopia; • Implantação de pilotos em comunidades pesqueiras do Município de Florianópolis e Unidades de Saúde de municípios catarinense.
Resultados e Comentários • Metodologia de esclarecimento da população: conjunto de palestras via internet onde mensalmente são abordados temas referentes ao câncer de pele tendo como público alvo profissionais de ESFs; • Capacitação de profissionais das US: desenvolvimento de tutorial para a realização de exames e a produção de um vídeo procedimental sobre o processo de realização de exames dermatológicos; • Uma metodologia de tele-triagem de pacientes: desenvolvimento de uma metodologia levando em consideração o atendimento primário, secundário e terciário; • Modelo para preparação das US para execução de exames: foi desenvolvido um modelo de preparação das US além de equipá-las;
Impactos do projeto – Científico Ferramenta de auxílio ao diagnóstico: foi desenvolvida para avaliação e diagnóstico de imagens dermatoscópicas baseado na regra ABCD. Identificação automatizada da ROI (região de interesse da lesão). A identificação automatizada é efetuada com técnicas de processamento digital de imagens onde a área evidente da lesão é identificada para posterior aplicação nas demais etapas da regra ABCD
Ex.: Carcinoma basocelular Impactos do projeto – Econômico/Social
Aplicabilidade para o SUS Dentro de uma proposta de tele-triagem dermatológica capaz de ser utilizada no âmbito do estado, capaz de ser facilmente ampliada, com um processo único, interativo e simples de ser executado, permitindo que pequenas cidades ou grandes centros tenham condições de utilizá-la. Funcionando em sincronia com a RCTM possibilitará simplificar sua aplicação e aproveitará a distribuição funcional da rede para sua difusão; Capacitação do profissionais de saúde através dos conteúdos abordados nas palestras via internet, manuais e vídeos tutoriais; Atendimento da população através da proposta que envolve as equipes de saúde da família; Dados estatísticos regionais e estaduais sobre o câncer de pele no estado; Procedimentos de encaminhamento definidos no estado.
Produção Científica VII Workshop de Informática Médica – WIM SOBIERANSKI, A. C. ; COSER, L. ; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. v. . Metodologia Computacional para Aplicação da Regra ABCD na Avaliação de Lesões Pigmentadas. In: VII Workshop de Informática Médica - WIM 2007, 2007, Porto de Galinhas. VII Workshop de Informática Médica - WIM 2007, 2007. p. 67-76.
Esclarecimento da população e treinamento das equipes de PSF das Unidades de Saúde podem ser feitas em larga escala; • Capacitação de profissionais de Unidades de Saúde pode ser feito a distância deste que se possua um conjunto de ferramentas adequadas; • Não basta equipar Unidades de Saúde , é necessário um acompanhamento das atividades constantemente; • O processo de implantação de novos pontos de captura de exames pode ser acelerado, mas dependem de que todas os processos de capacitação sejam respeitados; • A metodologia de tele-triagem de pacientes pode ser uma boa alternativa para contornar o problema relacionado ao reduzido número de especialistas distribuídos pelo estado; • Implantação de pilotos neste projeto mostrou como as equipes de saúde se sentem motivadas e valorizadas quando recebem este tipo de responsabilidade.