180 likes | 470 Views
AUGUSTO DOS ANJOS. “À primeira vista, parece que o homem é doido, mas não é!”. Osório D. Estrada. CLICAR. Paraibano... nasceu em 20/04/1884... recebeu em sua casa... a educação escolar... Aos 7 anos... compôs seus primeiros versos. IDEALISMO.
E N D
AUGUSTO DOS ANJOS “À primeira vista, parece que o homem é doido, mas não é!” Osório D. Estrada CLICAR
Paraibano... nasceu em 20/04/1884... recebeu em sua casa... a educação escolar... Aos 7 anos... compôs seus primeiros versos.
IDEALISMO Falas de amor, e eu ouço tudo e caloO amor na Humanidade é uma mentira.E é por isto que na minha lirade amores fúteis poucas vezes falo.
Magérrimo... provocador... polêmico... ele marcou para sempre a literatura brasileira... Seu único livro “EU” foi publicado aos 28 anos... Recebeu um dilúvio de críticas... Seus versos carregavam a dor humana... de um jeito brutal... mas imensamente criativo.
NIRVANA No alheamento da obscura forma humana, De que, pensando, me desencarcero, Foi que eu, num grito de emoção, sincero Encontrei, afinal, o meu Nirvana!
Foi rotulado como lunático... iconoclasta... depravado. Seus poemas... atraíram a atenção não apenas dos críticos literários... mas também dos psiquiatras! Misturava biologia... filosofia... medicina... astrologia... cientificismo... aglutinados com uma fixação mórbida... destacando a genialidade do autor.
PSICOLOGIA DE UM VENCIDO Eu, filho do carbono e do amoníaco, monstro de escuridão e rutilância, sofro, desde a epigênese da infância, a influência má dos signos do zodíaco.
Augusto dos Anjos viveu no tempo dos grandes escritores e poetas como Olavo Bilac... Cruz e Souza... Graça Aranha... entre outros. Sentiu-se inconformado pelo descrédito dos intelectuais da época... e com a indiferença dos editores... que não se interessavam em publicar sua obra.
CISMAS DO DESTINO Tal uma horda feroz de cães famintos,Atravessando uma estação deserta,Uivava dentro do eu, com a boca aberta,A matilha espantada dos instintos!
A primeira edição de seu livro foi feita com um empréstimo $$$ de seu irmão Odilon Anjos... através de um contrato documentado... exigindo seus diretos na dívida... A segunda edição publicada postumamente em 1920... alcançou êxito inimaginável...
CISMAS DO DESTINO II Foi no horror dessa noite tão funéreaQue eu descobri, maior talvez que Vinci,Com a força visualística do lince,A falta de unidade na matéria!
A 3º edição em menos de dois meses vendeu 5.500 exemplares... Uauuuuuuuuuuu... um sonho excêntrico de qualquer autor! “Eu e outras poesias” é considerado o livro de poemas mais vendido da História da Literatura Brasileira!
SOLITÁRIO Como um fantasma que se refugia Na solidão da natureza morta, Por trás dos ermos túmulos, um dia, Eu fui refugiar-me à tua porta!
O realismo bruto da sua obra... contrapõe-se à brandura da sua presença... Era leal... honesto... cortês... em suas relações... Embora fosse advogado... preferiu as salas de aulas... Como professor de Literatura... era verdadeiro mestre... pela alcance de sua cultura... pelo gestos expressivos... pelo domínio da palavra.
AUGUSTO DOS ANJOS “Esta chama não vai se apagar.” Despediu-se do planeta terra... em 12 de outubro de 1914 – aos 30 anos.
Viver é arte... www.viverearte.com Seja criativo! Texto e formatação: rose.acaciana@gmail.com Som: Overture – Villa-Lobos