180 likes | 784 Views
p.4 aula1. DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL. NORTE -DESENVOLVIDOS. Nova Iorque –EUA Tóquio - Japão. Paris – França Madri - Espanha. SUL -SUBDESENVOLVIDOS. Adis Abeba - Etiópia. Cidade del Leste - Paraguai.
E N D
p.4 aula1 DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.
NORTE -DESENVOLVIDOS Nova Iorque –EUA Tóquio - Japão Paris – França Madri - Espanha
SUL -SUBDESENVOLVIDOS Adis Abeba - Etiópia Cidade del Leste - Paraguai Cabul - Afeganistão Cracolândia – São Paulo - SP
OBSERVAÇÃO: NENHUM PAÍS É INTEIRAMENTE RICO OU POBRE . HÁ MUITAS DIFERENÇAS DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS PAÍSES. EXEMPLO: CANADÁ E PORTUGAL PERTENCEM AO NORTE DESENVOLVIDO, SÓ QUE O CANADÁ É MAIS RICO QUE PORTUGAL. 1- TEXAS NOS ESTADOS UNIDOS 2- NOVA DÉLHI - ÍNDIA
OBSERVAÇÕES: • A divisão Norte e Sul não é separada pela linha do Equador. • A denominação Norte e Sul é “neutra”, não demonstra superioridade ou inferioridade. • Alguns países da antiga União Soviética, atualmente pobres se enquadram no Norte desenvolvido, pois acreditam que estão em processo de expansão econômica. • Analise os gráficos da página 6.
AULA 3 P.10 CAP.1 ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO
Após a 2ª Guerra Mundial (1945), o mundo viveu um momento de tensão, ou seja, a Guerra Fria. • Guerra Fria foi a disputa de duas potências econômicas: Estados Unidoscapitalista e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Capitalismo = Economias de Mercado = grande parte das empresas são privadas de uma pessoa ou grupo. Livre Circulação de Capital, disputa a procura de lucros. • Socialismo= Economia planificada = todos os meios de produção pertencem ao Estado. O governo tinha a obrigação de redistribuir os lucros entre toda população, cujo o objetivo era evitar a desigualdade social.
Após 1980 as economias planificadas (socialistas) entraram em dificuldades e a maioria dos países começaram a se voltar para o capitalismo. (economias de mercado). Isto porque as economias planificadas não conseguiram acompanhar a intensa modernização que as economias de mercado alcançaram. Por essa razão esses países (principalmente do leste europeu ou CEI – Comunidade dos Estados Independentes) são chamados de economias de transição.
A partir daí surge a: robótica tablet computador TV
Os países do leste europeu, também conhecidos como CEI foram os primeiros a repararem que mundo capitalista estava se modernizando, enquanto suas economias continuavam no atraso. Resultado: protestos contra o mundo socialista (ex: Primavera de Praga) e expansão do capitalismo.
Roteiro de estudo 1) Essas denominações são “neutras” porque não tem conotação negativa, como superioridade ou inferioridade. Ex: ricos e pobres. 2) - Excluindo a Antártida, a porcentagem de terras emersas no Norte e no Sul são parecidas (47% e 53%, respectivamente). - A população do Sul é quase três vezes maior que os países do Norte (74% e 26% respectivamente). - Os países do Norte são mais ricos economicamente que os países do Sul. - Relacionando os gráficos entre a população e a economia mundial reforça a desigualdade existente entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
3) A) Os países de economia de mercado representam cerca de 75% do comércio internacional; neles o consumismo é intenso, registrando as maiores vendas anuais de automóveis, computadores... Suas populações tem rendas médias elevadas, o que significa altos padrões de consumo. Nas economias de transição não há consumo exagerado. Há ensino público de excelente qualidade. Estão mudando de sua economia socialista (planificada) para a capitalista (mercado). B) Na economia planificada (socialismo) as empresas são estatais ou públicas, sendo o Estado o controlador dos investimentos, admissões, demissões, compras e vendas de matérias-primas e produtos. Na economia de mercado (capitalismo), as empresas são privadas e necessitam investir em tecnologias e inovações com o objetivo que conquistar mais mercado, ou seja, superar a concorrência e adquirir o máximo de lucro.
4 - A “crise do mundo socialista” manifestou-se com maior intensidade na Europa oriental e na ex União Soviética, regiões mais industrializadas e com menos problemas que o antigo Segundo Mundo (Mongólia, Moçambique, Angola...). O esgotamento do socialismo e a crise explodiram nessas áreas, principalmente por causa da proximidade geográfica da Europa Ocidental capitalista e de grande avanço tecnológico.