1 / 26

ESTRUTURA DA MATÉRIA

ESTRUTURA DA MATÉRIA. A matéria é formada por moléculas , que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos. ESTRUTURA DA MATÉRIA. Substância - Corpo - Objeto. As Ciências Físicas e Químicas. Fenômenos Físicos e Químicos da matéria Química do cotidiano

fadey
Download Presentation

ESTRUTURA DA MATÉRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.

  2. ESTRUTURA DA MATÉRIA

  3. Substância - Corpo - Objeto

  4. As Ciências Físicas e Químicas • Fenômenos Físicos e Químicos da matéria • Química do cotidiano • A Constituição da Matéria

  5. As Ciências Físicas e Químicas Matéria e seus Estados Físicos

  6. Natureza Cinética da Matéria A matéria consiste de átomos e moléculas em movimento.

  7. Estados da Matéria • SÓLIDOS— possuem forma rígida e volume fixo. A forma externa pode refletir o arranjo molecular e atômico. • Razoavelmente bem compreendido. • LÍQUIDOS— Não possuem forma fixa e podem não preencher totalmente um recipiente. • Não são bem compreendidos.. • GASES— se expandem para preencher seu recipiente.

  8. Estados Físicos

  9. Plasma é denominado o quarto estado da matéria. Difere-se dos sólidos, líquidos e gasosos por possuir seus átomos separados ao ponto de desprenderem-se dos elétrons. Por este motivo o plasma é também chamado de gás ionizado. Estima-se que 99% de toda matéria existente esteja no estado de plasma, o que faz deste o estado da matéria mais comum e abundante do universo. PLASMA

  10. As Ciências Físicas e Químicas • Matéria e seus Estados Físicos

  11. As Ciências Físicas e Químicas Mudanças de Estados Físicos da Matéria

  12. Mudanças de Estado Físico • As substâncias podem mudar de estado físico (sólido, líquido, gasoso) e isso depende principalmente das condições de pressão e temperatura a que estão expostas.

  13. Mudanças Físicas Algumas mudanças físicas: • Ebulição de um líquido • Fusão de um sólido • Dissolução de um sólido em um líquido formando uma mistura homogênea — uma SOLUÇÃO.

  14. Mudanças de Estado Físico

  15. Ponto de Fusão • O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido.

  16. Ponto de Ebulição • O ponto de ebulição é a temperatura a que um corpo passa do estado líquido ao estado gasoso.

  17. Calor latente Ao receber calor, um bloco de gelo a 0oC derrete, transformando-se em água no estado líquido. Por mais que o gelo receba calor, enquanto está ocorrendo a mudança de estado, sua temperatura permanece constante e, nesse caso, o calor recebido pelo gelo recebe o nome de calor latente.Podemos dizer que calor latente é aquele que provoca mudança de estado de uma substância sem alterar sua temperatura. As experimentações feitas por físicos em laboratórios mostram que a quantidade de calor requerida numa mudança de estado depende da substância (água, ferro, chumbo etc.) e de sua massa. No caso do gelo, são necessárias 80 calorias para que 1 grama passe para o estado líquido.  

  18. Calor latente

  19. Mudanças de Estado Físico

  20. T°C G L e G 100 L S e L 0 tempo S - 20 Curva de Aquecimento da água

  21. T°C G L e G 100 L S e L tempo 0 S - 20 Curva de Resfriamento da água

  22. De Líquido para GasosoVaporização

  23. De Líquido para GasosoVaporização • Divisões da vaporização: • Evaporação b) Ebulição c) Calefação

  24. Divisões da vaporização • Evaporação: é um processo espontâneo e lento, que se verifica a uma temperatura qualquer e depende da área de contato.Na evaporação, quanto maior a área de contato mais rapidamente se processa a passagem do estado líquido para o gasoso.

  25. Divisões da vaporização b) Ebulição: é um processo que se verifica a uma determinada temperatura (a pressão tem influência sobre a temperatura, veremos posteriormente). Logo é um processo forçado. É mais rápido que a evaporação.

  26. Divisões da vaporização c) Calefação: ocorre quando uma massa de líquido cai sobre uma superfície aquecida a uma temperatura superior a temperatura de ebulição do líquido. A calefação é um processo quase instantâneo. Ao observarmos gotas d’água caírem sobre uma chapa bem quente, notamos que as gotas vaporizam rapidamente emitindo um chiado característico.

More Related