230 likes | 1.12k Views
CÁRIE DENTARIA. O que é Cárie ?. Sinônimos: Dente podre. Cáries são orifícios, ou lesões estruturais, nos dentes. Consulte também: Cárie na primeira infância. Causas.
E N D
O que é Cárie ? • Sinônimos: Dente podre. • Cáries são orifícios, ou lesões estruturais, nos dentes. • Consulte também: Cárie na primeira infância.
Causas. A cárie é um dos distúrbios mais comuns, que normalmente, ocorre em crianças e jovens.As bactérias estão presentes normalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e formam uma substância pegajosa chamada placa, que adere ao dente.
A cárie é um dos distúrbios mais comuns, que normalmente, ocorre em crianças e jovens.As bactérias estão presentes normalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e formam uma substância pegajosa chamada placa, que adere ao dente. Ela é mais proeminente nos molares traseiros, logo acima da linha da gengiva em todos os dentes, e nas bordas das obturações. A placa que não é removida dos dentes se mineraliza formando tártaro. A placa e o tártaro irritam as gengivas, resultando em gengivite e, por fim, periodontite. A placa começa a se acumular nos dentes dentro de 20 minutos após comer (o período em que a maior parte da atividade bacteriana acontece). Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira, as cáries não só aparecem como se proliferam. Os ácidos da placa dissolvem a superfície esmaltada e criam orifícios nos dentes . As cáries normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente se não forem tratadas. As cáries não tratadas também destroem as estruturas internas do dente e terminam causando sua perda.
Carboidratos (açúcares e amido) aumentam o risco de cárie. Alimentos pegajosos são mais prejudiciais do que os não pegajosos porque permanecem na superfície dos dentes. Fazer lanches constantes aumenta o período de contato entre os ácidos e a superfície do dente.
Exames A maioria das cáries é descoberta nos estágios iniciais durante os exames de rotina. A superfície do dente pode estar macia quando analisada com um instrumento afiado. Pode não haver dor até que a cárie chegue a estágios avançados. Raios X dos dentes podem mostrar algumas cáries antes que elas sejam visíveis aos olhos. SINTOMAS DA CÁRIE Dor de dente ou sensação dolorosa, principalmente após ingerir alimentos ou bebidas doces, quentes ou frios. Pontos ou orifícios visíveis nos dentes.
Tratamento • O tratamento pode ajudar a evitar que a lesão no dente se transforme em cárie. Exempolo. • Obturações • Coroas • Tratamento de canal Os dentistas preenchem o dente, removendo o material deteriorado com uma broca e substituindo-o por materiais como liga de prata, ouro, porcelana ou resina composta. A porcelana e a resina composta se aproximam mais da aparência natural do dente e podem ser a melhor alternativa para os dentes frontais. Muitos dentistas consideram que a amálgama de prata (liga) e o ouro são mais fortes e, normalmente, são usados esses materiais para os dentes traseiros. Também há uma tendência de utilização de resina composta de alta resistência nos dentes traseiros.
As coroas e "coberturas" serão usadas se o dente estiver muito deteriorado e não sobrar muita estrutura, o que pode enfraquecê-lo. Obturações grandes e dentes fracos aumentam o risco de quebrar os dentes. A área danificada ou enfraquecida é removida e consertada. Coloca-se uma coroa sobre a parte remanescente do dente. As coroas normalmente são feitas de ouro, porcelana ou porcelana ligada a uma estrutura metálica. • O tratamento de canal será recomendado se o nervo de um dente morrer devido a uma cárie ou lesão. O centro do dente, incluindo o nervo e o tecido dos vasos sanguíneos , é removido junto com as partes deterioradas do dente. As raízes são preenchidas com um material de vedação.
Complicações •Desconforto ou dor • Dente fraturado • Incapacidade de morder com o dente • Abscesso dentário • Sensibilidade no dente A higiene oral é necessária para evitar cáries. Ela consiste em limpeza profissional regular escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e utilizar fio dental diariamente. Podem ser feitos raios X anuais para detectar o possível desenvolvimento de cáries em áreas de alto risco na boca. É preferível comer alimentos mastigáveis e pegajosos como parte de uma refeição e não como um lanche. Diminua a frequência dos lanches, que criam um suprimento contínuo de ácido na boca. Evite tomar bebidas açucaradas e comer balas e doces frequentemente.
Escovarosdentesfazerbem a saúde ! Cárie dentária atingindo a raiz do dente.