1 / 17

PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO

PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO. O Evangelho começa a ganhar o mundo Atos 13.1 a 14.28

felice
Download Presentation

PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO O Evangelho começa a ganhar o mundo Atos 13.1 a 14.28 Conforme já vimos, Lucas nos informou que o Evangelho deveria ser pregado, “tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaria e até os confins da terra” (1.8). Com o início da Primeira Viagem Missionária, Paulo e Barnabé começam a cumprir este último ponto da ordem de Jesus. O Evangelho chegaria aos confins da terra.

  2. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • Podemos observar cinco aspectos sobre esta igreja e o envio MISSIONÁRIO. • 1º.) UM VISÃO MISSIONÁRIA: Tinha uma liderança múltipla ou diversidade étnica. (At 13.1). Isso devido ao fato da cidade ter uma população mista, formada de judeus e gentios. • Havia na igreja, cinco homens os quais simbolizavam a diversidade étnica e cultural de Antioquia e da própria igreja: Barnabé, descrito com "um levita, natural de Chipre"; Simeão que tinha o sobrenome de Níger, que significa Negro, provavelmente um africano e supostamente ninguém menos que Simão Cireneu, que carregou a cruz para Jesus; Lúcio de Cirene; Manaém e por último, Saulo. Estes cinco homens simbolizavam a diversidade étnica e cultural de Antioquia e da própria igreja. • 2º.) AÇÃO DO ESPIRITO SANTOS; Eles foram enviados pelo Espírito Santo. Foi quando eles estavam "servindo ao Senhor, e jejuando" que o Espírito Santo lhes disse: "separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" (At.13:2).

  3. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • 3º.) A consagração precede o chamado. “E, servindo eles ao Senhor e jejuando disse o Espírito Santo...”. Note que os que foram chamados eram aqueles que estavam servindo ao Senhor e em oração. Missões começa com santidade, consagração. • 4º.) A urgência na tarefa. “Separai-me agora”. Observe o termo, “agora”, e não “depois” ou “amanhã” • 5º.) A responsabilidade da Igreja em enviar. Lucas diz “Então jejuando e orando, ou seja, prontos para a obediência, "impondo sobre eles as mãos os despediram". (At 13.4). Barnabé e Saulo foram enviados pelo Espírito Santo mas também com o consentimento e participação da igreja. Sobre esta parceria do Espírito e a Igreja, “Esse equilíbrio é sadio e evita ambos os extremos. O primeiro é a tendência para o individualismo pelo qual uma pessoa alega direção pessoal e direta do Espírito sem nenhuma referência à igreja. O segundo é a tendência para o institucionalismo, pelo qual todas as decisões são tomadas pela igreja sem nenhuma referência ao Espírito”.

  4. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • A estratégia de Paulo: • RESPEITO PELO PRÓXIMO; Mesmos quando Paulo tentava fazer a multidão parar, ele apelou para o senso comum de humanidade deles. 14.15. A atitude de Paulo, diante da tentativa da veneração supersticiosa não foi: “ Como vocês podem ser tão burros” DESREPEITANDO... 2. COMPAIXÃO PELA NECESSIDADE PESSOAL: Paulo usa o método da “evangelização orientada às necessidades” (cf.At 14.8,9). Paulo curou o paralítico.  O foco dessa estratégia para os dias atuais é apresentar as boas novas do Evangelho de acordo com as necessidades vistas em nossos amigos.

  5. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • Roteiro da primeira viagem missionária de Paulo: • Eis o roteiro da primeira viagem missionária de Paulo: Antioquia da Síria; Ilha de Chipre (Salamina e Pafos); Antioquia da Psídia; Icônio, Listra, Derbe; Perge; e depois retorna para a Antioquia da Síria (Atos 13 e 14). • Antioquia da Síria =  foi uma cidade antiga erguida na margem esquerda do rio Orontes; é a moderna Antakya, na Turquia. Atualmente é um sítio arqueológico. Flávio Josefo descreve Antioquia como tendo sido a terceira maior cidade do império e também do mundo, com uma população estimada em mais de meio milhão de habitantes, depois de Roma e Alexandria. Cresceu a ponto de se tornar o principal centro comercial e industrial da Síria Romana. Era considerada como a porta para oOriente. Júlio César, Augusto e Tibério utilizavam-na como centro de operações. Era também chamada de "Antioquia, a bela", "rainha do Oriente", devido as riquezas romanas que a embelezavam, desde a estética grega até o luxo oriental. • O culto à deusa Astarote pelas mulheres da cidade de Antioquia chocava os cristãos, de forma que foi abolido por Constantino I. A maioria da população era síria (gentios), embora houvesse numerosa colônia judaica. A cultura era tipicamente grego-helenista.

  6. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • Chipre = Chipre (em grego: Κύπρος; transl.: Kýpros; em turco: Kıbrıs) é uma ilha situada no Mar Mediterrâneo oriental ao sul daTurquia, cujo território é o mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste. O país é também membro da União Europeia (UE). O terço restante (norte da ilha) foi ocupada pela Turquia em 1974, que então institui a República Turca de Chipre do Norte, nunca reconhecida pela ONU, reconhecida apenas pela própria Turquia.

  7. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • Antioquia da Psidia = Antioquia foi uma cidade da antiga província romana da Pisídia. Foi uma das diversas cidades que receberam o nome de Antioquia, fundadas por Seleuco I Nicator (312 - 280a.C), em honra a seu pai, Antíoco. As ruínas dessa cidade ficam perto de Halovaque, na Turquia moderna. Ficava situada em uma importante rota comercial entre Éfeso e a Cilícia, e era importante centro do Helenismo. O imperador romano Augusto concedeu-lhe privilégios de colônia romana.

  8. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • em Listra. Listra era uma antiga cidade da província romana da Licônia e que passou a fazer parte do sul da Galácia, A Galácia era uma província romana que ocupava a parte central da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. Era limitada por outras províncias romanas — em parte pela Capadócia, ao leste, pela Bitínia e Ponto, ao norte, pela Ásia Menor, • HOJE FAZEM PARTE DA TURQUIA...

  9. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • MISSIONÁRIOS; • SAULO- PAULO- • BARNABÉ- JOSÉ DA CONSOLAÇÃO • JOÃO MARCOS- EVANGELHO DE MARCOS, SOBRINHO DE BARNABÉ. • TEMPOS DA VIAGEM; • A primeira viagem missionária de Paulo (46-48 dC) foi a mais curta, no tempo e distância, mas foi, no entanto, um avanço muito significativo na história da nova igreja cristã.

  10. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • . I. A Igreja de Antioquia da Síria Paulo e Barnabé (Atos 13.1-3). LOCAL DE PARTIDA. • Paulo esteve durante algum tempo participando da igreja em Antioquia. O capítulo 11.19-30 retrata a importância desta igreja como centro da fé cristã. “Excetuando a própria Jerusalém, nenhuma outra cidade estava tão intimamente ligada aos inícios do cristianismo”. Por volta do ano 27 dC ela tornou-se a capital da Síria, sendo um importante centro comercial e ações militares, Antioquia tornou-se em um influente centro urbano, uma cidade (polis) helenística e a terceira cidade do Império Romano.

  11. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • Vejamos estes principais momentos: 1. De Antioquia a Chipre (At 13.1-12). A primeira viagem missionária de Paulo ocorre depois de seu comissionamento pelo Espírito Santo (vv.2,3). Juntamente com Barnabé, a partir de Selêucia, porto marítimo de Antioquia, Paulo parte em direção à Ásia Menor, sob a orientação do Espírito Santo (v. 4). Com isto Lucas quer demonstrar que o verdadeiro protagonista da missão evangelística é o Espírito Santo (v.9). Ao chegar a Chipre, cidade natal de Barnabé (At 4.36), desembarcam em Salamina, uma cidade marítima com uma grande população judaica, e anunciam a Palavra do Senhor aos judeus na sinagoga da região. Indo em direção à ilha de Pafos,

  12. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • Pregavam o evangelho nos povoados adjacentes. Pafos, a capital administrativa de Chipre, era supersticiosa e tinha como padroeira a deusa do amor e da libertinagem, Vênus. Aqui, a força do evangelho enfrenta a resistência das forças malignas e desmascara o falso profeta Elimas, o encantador, resultando na conversão de Sérgio Paulo, governador da província. O propósito de Lucas é afirmar que o evangelho de Jesus não se confunde com o sincretismo grego, e a força do mal não impedirá a graça triunfante da cruz. De agora em diante, Saulo, chamar-se-á Paulo (vv.2,7,9,13).

  13. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • 2. De Chipre a Antioquia da Pisídia (At 13.13-52). De Pafos, subindo o rio Cestro, Paulo chega a Perge, região da Panfília e devotos de Diana (Ártemis), deusa da caça, cujo templo ficava em uma colina. Afastado da cidade central, no interior, havia povos primitivos e idólatras. Suspeita-se que João Marcos abandonara a comitiva por medo desses bárbaros (vv.5,13). Depois de viajar 160km, Paulo chega a Antioquia da Pisídia, cidade com grande comunidade judaica e posto militar romano avançado. Na sinagoga local,.

  14. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • Prega aos judeus da dispersão, convencendo a muitos, judeus e prosélitos. No sábado seguinte, uma grande multidão ajuntou-se para ouvir a Palavra de Deus, mas os judeus, blasfemando, incitaram algumas pessoas contra Paulo e o expulsaram da cidade. Mas os discípulos, cheios de alegria e do Espírito Santo, partiram para Icônio. Mais uma vez, Lucas registra que o Espírito Santo está dirigindo a comitiva.

  15. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO • 3. De Icônio ao regresso a Antioquia (At 14.1-28). Icônio era uma cidade estratégica para a difusão do evangelho pelo fato de unir as cidades de Éfeso, Tarso, Antioquia e o Oriente. Paulo mais uma vez evangeliza os judeus da dispersão na sinagoga local e, como anteriormente, muitos creem enquanto uns se dividem a favor dos apóstolos e outros dos judeus. Temendo por suas vidas, Paulo e Barnabé fogem para Listra e Derbe, cidades da Licaônia. Listra ficava cerca de 30km de Icônio e, desde 6.a.C. era colônia militar romana. Nessa cidade, que adorava o deus grego Zeus, os missionários dirigiram-se aos pagãos nativos, que falavam licaônico, e curaram um portador de necessidades especiais de nascença. A população pagã imediatamente atribuiu o milagre à encarnação dos deuses Zeus e Hermes e, sem

  16. sem sucesso, tentaram oferecer sacrifícios aos missionários. Paulo justifica-se e anuncia o evangelho. Contudo, uma turba de judeus e gentios, procedentes de Antioquia e Icônio, apedrejam os apóstolos, dando-os como mortos. No dia seguinte, Paulo e Barnabé, dirigem-se a Derbe, e muitos se convertem. Em vez de retornarem a Antioquia pelas “Portas de Cílicia”, via Tarso, preferem passar pelas cidades anteriores confirmando a fé dos discípulos.

  17. FIM DA PRIMEIRA VIAGEM • Término da Primeira Viagem Missionária: Atravessando a Pisídia, passam pela Panfília e Perge. Tendo anunciado a Palavra em Perge, desceram a Átalia e dali navegaram para Antioquia da Síria (At 14.20-26). • Após a primeira viagem missionária, Paulo faz sua terceira visita a Jerusalém, por volta do ano 49. Nessa oportunidade ocorre a famosa discussão dos apóstolos sobre o que deveria ser exigido dos gentios convertidos no que se refere à observância da lei mosaica. (At.15)

More Related