1 / 24

Comercialização de Produtos e Serviços de TI - Aula 5 -

Comercialização de Produtos e Serviços de TI - Aula 5 -. Prof. Rômulo César. Vendendo Software. Engenharia de Vendas. Nome fantasia! Metodologia para capacitar o técnico ou especialista em venda de software. Modelo lógico de ações e decisões para o processo de vendas.

felix
Download Presentation

Comercialização de Produtos e Serviços de TI - Aula 5 -

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Comercialização de Produtos e Serviços de TI- Aula 5- Prof. Rômulo César

  2. Vendendo Software

  3. Engenharia de Vendas Nome fantasia! Metodologia para capacitar o técnico ou especialista em venda de software. Modelo lógico de ações e decisões para o processo de vendas. Meta: aumento de 20% na carteira de clientes.

  4. Venda é Espelho Os opostos não se atraem num relacionamento de negócios. Cliente objetivo x Vendedor prolixo Cliente informal x Vendedor muito formal Como o cliente prefere? Observe, analise e pesquise!!! Início da venda: foco no cliente!

  5. Venda é Conforto Cognitivo Exemplo dos controladores do vôo em NY. Captar a real e específica necessidade do cliente. Além de captar, internalizar e demonstrar. Se preocupe realmente com o problema de seu cliente.

  6. Venda é Relação Confiança: Responsabilidade, integridade e tempo. Competência: Demonstrar experiência e conhecimento técnico. Falar a mesma língua do cliente. Como o produto resolverá o problema do cliente. Linguagem executiva e estratégica, em vez de técnica ou tática. Credibilidade: Capacidade de demonstrar, realizar e cumprir acordos. Conhecimento técnico = argumentos sólidos e convicentes. Difícil de construir (tempo), mas fácil de destruir (falha). Envolver o marketing = divulgação dos casos de sucesso e depoimentos. Bom relacionamento com impressa e analistas do setor.

  7. Ciclo de Venda x Ciclo de Produto Processo de venda: 3 fases e 5 etapas. Pré-Venda: Geração de leads. Qualificação de leads. Proposta e negociação. Venda: Fechamento. Pós-Venda: Suporte técnico e gerência da conta.

  8. Vendedores Tradicionais Deficientes no conhecimento do produto ou serviço que estão vendendo: As empresas não treinam ou reciclam seus vendedores. Deficientes no conhecimento do mercado onde estão atuando. Deficientes em compreender as reais necessidades cliente. Impaciente, indisponível e desinteressado. Cliente move-se vagarosamente pelo ciclo de vida de venda

  9. 4 Ts do Sucesso em Vendas Talento: Características e perfil do vendedor. Técnica: Método ou processo de venda. Tecnologia: Ferramentas de apoio. Trabalho em Equipe: Colaboração entre os vendedores da equipe de vendas. Engenharia de Vendas

  10. Metodologia daEngenharia de Vendas Análise do mercado Benchmarking Pesquisas Definição do público-alvo Posicionamento Definição dos canais de venda Planejamento do MarCom Prospecção Contato com o cliente Compartilhamento do conhecimento

  11. Perfil do Engenheiro de Vendas Conhece o produto Conhece o mercado Conhece o cliente Reconhece a pessoa de poder Foco em resultados Ouve Questionador Persistente Fliexível Sincero Claro Disponível Paciente Entusiasta Auto Motivado Disciplinado Pró-Ativo Tem credibilidade Maduro Boa formação

  12. 1. Análise de Mercado

  13. Qual a estratégia da sua empresa para o mercado? Preço Baixo Posicionamento no mercado através de produtos e serviços com baixo custo. Qualidade Apostar na qualidade superior de seus produtos e serviços. Foco Segmento específico de mercado.

  14. Estratégias de Mercado Tente combinar duas das estratégias anteriores. Em sua opinião, qual a melhor opção de combinação? Encontrar um nicho de mercado: Atrair parceiros e aumentar a base de clientes; Concorrência mínima; Ponto inicial para expandir a atuação, para outras áreas. Cuidado com o comodismo! Abordagem “dividir e conquistar”: Segmente o mercado; Pesquise as necessidades de cada segmento; Escolha um segmento com demanda e nenhuma (ou pouca) oferta; Planeje a expansão para os demais segmentos;

  15. Análise: Empresa x MercadoAnálise de SWOT Objetivo: conhecer e utilizar seus pontos fortes para ganhar mercado, e planejar atividades para atacar as oportunidades. Análise interna: Pontos fortes (Strengths) - procure e use Pontos fracos (Weaknesses) – corrija Análise externa: Oportunidades (Opportunities) - ataque Ameaças (Threats) – neutralize Importante o envolvimento de todas as áreas da empresa. Toda análise deve ser seguida por ação!

  16. Análise: Empresa x MercadoAnálise de SWOT Pontos fortes: Procure pelo que mais adiciona valor a sua empresa e aos seus produtos/serviços: reputação, equipe qualificada, carteira de clientes, preço,... Seus pontos fortes são realmente tão fortes? Compare com a concorrência e elimine os pontos que você não é melhor. Pontos fracos: Seja crítico: identifique o que diminui o seu valor. Análise interna: Qual é o seu produto ou serviço? O que faz? O que produz de resultado? Que problema seu produto ou serviço soluciona? Como as pessoas estão solucionando este problema hoje? Por que o seu produto ou serviço é uma melhor solução?

  17. Análise: Empresa x MercadoAnálise de SWOT Análise de oportunidades: O mercado está em crescimento? Possibilidades de parcerias e alianças? Surgimento de um novo segmento de mercado? Mudanças no mercado? Novas oportunidades no governo? Análise de ameaças: Novos competidores no mercado? Lançamento de algum competidor antigo? Mudança no mercado? Novas regras do governo? Planeje-se as ações de ataque e defesa!

  18. Análise: Empresa x MercadoAnálise de SWOT Prática: Faça uma análise de SWOT para melhorar sua vida pessoal. Análise interna: Pontos fortes = Qual suas qualidades? Não esqueça delas. Pontos fracos = Autocrítica: qual seus defeitos? Se esforce para corrigi-los. Análise externa: Oportunidades = Olhe o que acontece ao seu redor. O que você poderia aproveitar para melhorar sua vida? Ameaças = Fatores externos que lhe prejudicam. Como evitá-los ou neutralizá-los?

  19. 2. Benchmarking

  20. O Poder do Benchmarking Benchmarking Processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas; Benchmarking em vendas: Avaliar um produto, serviço ou processos organizacionais e comerciais de um competidor, para comparação e melhoria de seu produto, serviço ou processos. Aproveitar as melhores práticas e não reinventar a roda. É preciso conhecer os competidores, antes de tentar ser melhor do que eles.

  21. Como Fazer Benchmarking Perguntas chaves: Quem são os concorrentes (principais)? Quais seus produtos e serviços? Quais critérios podemos utilizar para comparar com nossos produtos/serviços. Como estes produtos/serviços se comparam aos seus? Pesquisar na Internet. Acesse o site de seus concorrentes. Coletar material em Conferências. Obter informações com fornecedores, clientes ou mesmo diretamente com os concorrentes.

  22. Matriz Competitiva ou Comparativa Comparação entre os produtos/serviços para cada critério-chave escolhido. Sistema de notas pode ser utilizado. A tabela a seguir mostra a análise em relação as ferramentas: Legenda:

  23. 3. Pesquisa

  24. O Poder do Benchmarking Benchmarking Processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas; Benchmarking em vendas: Avaliar um produto, serviço ou processos organizacionais e comerciais de um competidor, para comparação e melhoria de seu produto, serviço ou processos. Aproveitar as melhores práticas e não reinventar a roda. É preciso conhecer os competidores, antes de tentar ser melhor do que eles.

More Related