1 / 35

CONCEITOS PRELIMINARES

. CONCEITOS PRELIMINARES. ECONOMIA. Ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos a fim de satisfazer as ilimitadas necessidade humanas; Como alocar recursos para satisfazer todas as necessidades. SISTEMA ECONÔMICO.

feo
Download Presentation

CONCEITOS PRELIMINARES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. . CONCEITOS PRELIMINARES

  2. ECONOMIA Ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos a fim de satisfazer as ilimitadas necessidade humanas; Como alocar recursos para satisfazer todas as necessidades.

  3. SISTEMA ECONÔMICO Forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade; Elementos básicos de um sistema econômico: Estoque de fatores de produção; Complexo de unidades de produção; Conjunto de instituições, políticas, jurídicas, econômicas e sociais Classificação: Capitalista; socialista

  4. ECONOMIA DE MERCADO LEI DA OFERTA E DA PROCURA: O cruzamento da curva de oferta e procura determina o equilíbrio de mercado; Mão invisível de Smith: A teoria diz que os mercados lidam facilmente com casos de procura superior à oferta: Os preços sobem, os produtores têm incentivo para produzir mais e os consumidores têm incentivo para consumir menos o que equilibra o mercado.

  5. PROBLEMAS ECONÔMICOS Em qualquer sociedade os recursos produtivos são limitados; As necessidades humanas são ilimitadas; Crescimento populacional; Desejo de elevação do padrão de vida. Nenhum país dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade.

  6. QUESTÕES ECONÔMICAS DIZ RESPEITO A: INFLAÇÃO; PRODUTO/RENDA; EMPREGO; CRISE ECONÔMICA; TAXA DE JUROS E DE CÂMBIO; BALANÇO DE PAGAMENTOS; DÉFICIT GOVERNAMENTAL.

  7. QUESTÕES ECONÔMICAS REFERE-SE MEIO AMBIENTE; CRESCIMENTO ECONÔMICO; INVESTIMENTO; FINANCIAMENTO; POUPANÇA; MEIOS DE PAGAMENTOS; SUPERÁVIT/DÉFICIT PRIMÁRIO; DÍVIDA INTERNA E EXTERNA.

  8. QUESTÕES SOCIAIS VINCULA-SE EDUCAÇÃO; SAÚDE; DISTRIBUIÇÃO DE RENDA; SANEAMENTO BÁSICO; MORADIA; TRANSPORTE; LAZER.

  9. OBJETO DE ESTUDO DA ECONOMIA ENGLOBA: ESCASSEZ; NECESSIDADE; RECURSOS; PRODUÇÃO; DISTRIBUIÇÃO.

  10. FATORES DE PRODUÇÃO REFERE-SE CAPITAL; TRABALHO; RECURSOS NATURAIS; TECNOLOGIA.

  11. PROBLEMAS ECONÔMICOS O QUE E QUANTO PRODUZIR? Aspecto econômico COMO PRODUZIR? Aspecto tecnológico PARA QUEM PRODUZIR? Aspecto social

  12. MOVIMENTO CIRCULAR DA ECONOMIA MERCADO DE BENS E SERVIÇOS Oferta Demanda EMPRESAS FAMÍLIAS Oferta Demanda MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO

  13. DIVISÃO DIDÁTICA DO ESTUDO ECONÔMICO RESUMIDAMENTE: MICROECONOMIA; MACROECONOMIA; ECONOMIA INTERNACIONAL; DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

  14. MICROECONOMIA Estuda como as empresas e indivíduos tomam decisões interagindo-se entre si; FAMÍLIAS Procuram maximizar satisfação - utilidade. EMPRESAS Buscam maximização de lucro.

  15. MICROECONOMIA DIVIDE-SE: ANÁLISE DA DEMANDA; ANÁLISE DA OFERTA; ESTRUTURAS DE MERCADO.

  16. DEMANDA DE MERCADO FATORES DETERMINANTES: Preço do bem; Preço dos outros bens; Preço dos bens complementares; Preço dos bens substitutos; Preferência dos consumidores.

  17. OFERTA DE MERCADO FATORES DETERMINANTES: Preço dos fatores de produção; Progresso tecnológico; Perspectiva da produtividade; Estimativa de elevação da demanda; Estabilidade econômica e política.

  18. CARACTERÍSTICAS: Competitivo; Concentrado. ESTRUTURA DE MERCADO

  19. ESTRUTURA DE MERCADO IDENTIFICAÇÃO: Número de empresas; Variedades de produtos; Transparência de mercado.

  20. ESTRUTURA DE MERCADO COMPOSIÇÃO: Concorrência perfeita; Monopólio; Monopsônio; Oligopólio; Oligopsônio;

  21. SETOR PRODUTIVOBRASILEIRO ALTAMENTE OLIGOPOLIZADO: Farmacêutico; Montadoras de veículos; Químico e petroquímico; Papel e celulose; Cosmético; Bebidas.

  22. CARTEL Acordo explícito e tácito entre empresas dentro de um mesmo mercado, definindo políticas em termos de: Preços; Qualidade; Quantidade; Participação regional.

  23. UTILIDADE Grau de satisfação que os consumidor atribuem aos bens e serviços.

  24. REAÇÃO DOS CONSUMIDORES • Em resposta às alterações nos preços das empresas, dos concorrentes e salários. INFORMAÇÃO ÚTIL • Empresas; • Administração pública ELASTICIDADE DEMANDA • Elástica; • Inelástica.

  25. ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA • EXEMPLO: • Po = preço inicial = $20,00 • P1 = preço final = $16,00 • Qo = quantidade demandada, ao preço de Qo = 30 • Q1 = quantidade demandada, ao preço de Q1 = 39 • VARIAÇÃO PERCENTUAL DO PREÇO É DADA POR:

  26. ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA • EXEMPLO: • A variação percentual da quantidade demandada é dada por:

  27. ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA • EXEMPLO: • O valor da elasticidade preço da demanda é dado por:

  28. ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA

  29. Significa que, dada uma queda de 20% no preço, a quantidade demandada aumenta e 1,5 vez os 20%, ou seja, 30%. Trata-se de um produto cuja demanda tem grande sensibilidade a variação do preço. A variação da quantidade demandada supera a do preço. TRATA-SE DE UM PRODUTO DE DEMANDA ELÁSTICA

  30. GRAU DE ELASTICIDADE FATORES INFLUENTES: DISPONIBILIDADE DE BENS SUBSTITUTOS; ESSENCIALIDADE DO BEM; PESO DO BEM NO ORÇAMENTO DO CONSUMIDOR.

  31. MACROECONOMIA ESTUDO DA ECONOMIA COMO UM TODO; FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS; CRESCIMENTO COM ESTABILIDADE.

  32. ECONOMIA INTERNACIONAL Estuda e analisa os efeitos das trocas entre países sobre suas economias; Estuda as relações econômicas entre residentes e não residentes do país.

  33. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Preocupa-se com a melhoria do padrão de vida da coletividade; Enfoque macroeconômico porém concentrado em questões estruturais e de longo prazo: Progresso tecnológico; Distribuição de renda; Estratégias de crescimento.

  34. AVALIAÇÃO A ESCASSEZ: a) Não é um problema econômico relevante; b) É um problema de natureza econômica apenas para países pobres; c) É a preocupação básica da ciência econômica; d) Existe devido a inflação; e) Nenhuma das alternativas anteriores. FATORES QUE DETERMINAM A OFERTA DE MERCADO a) nível de preço, maximização do custo e renda dos consumidores; b) preço dos fatores de produção, preço dos bens substitutos e tecnologia disponível; c) preço dos fatores de produção, defasagem tecnológica e insumos. d) tecnologia disponível, bens de consumo e indiferença do efeito substituição. APRESENTE ARGUMENTAÇÃO QUE JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA

  35. AVALIAÇÃO 1) UTILIZANDO OS DADOS ABAIXO CALCULE A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA Po = 50,00 P1 = 40,00 Epd = Variação percentual em Q Qo = 60 Variação percentual em P Q1 = 42 P1 – Po Q1 – Qo Po Qo 2) UM MERCADO É: a) Um local em que compradores de bens de consumo se encontram e realizam transações; b) Um local em que ofertantes de recursos produtivos (terra, trabalho e capital) se encontram e realizam transações; c)Um local geográfico único em que as transações possam se efetivar; d) Um local em que compradores e vendedores de bens, serviços e recursos estabelecem contato e realizam transações. APRESENTE ARGUMENTAÇÃO QUE JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA 3) POR QUE A ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA DO SAL É PRÓXIMA DE ZERO?

More Related