1 / 21

Muitos os chamados e poucos os escolhidos

Muitos os chamados e poucos os escolhidos. Capítulo 18 – Itens de 1 a 9. Parábola da festa de núpcias A porta Estreita Nem todos que dizem: Senhor, Senhor!. Muitos os chamados e poucos os escolhidos. Capítulo 18 – Itens de 10 a 16. Muito se pedirá àquele que muito recebeu.

francois
Download Presentation

Muitos os chamados e poucos os escolhidos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Muitos os chamados e poucos os escolhidos Capítulo 18 – Itens de 1 a 9 • Parábola da festa de núpcias • A porta Estreita • Nem todos que dizem: Senhor, Senhor!

  2. Muitos os chamados e poucos os escolhidos Capítulo 18 – Itens de 10 a 16 • Muito se pedirá àquele que muito recebeu. • Será dado àquele que tem. • Reconhece-se o cristão por suas obras.

  3. Convite “Sem instrução, a máquina é segredo, Mas se a instrução avisa, só a máquina produz. Sem convicção, a atitude não aparece. Mas se a convicção indica, só a atitude define. Sem programa, o trabalho se desordena. Mas se o programa sugere, só o trabalho realiza. Sem teoria, a experiência não se expressa. Mas se a teoria estuda, só a experiência marca. Sem ensinamento, a obra não surge. Mas se o ensinamento aconselha, só a obra convence. Disse Jesus, referindo-se à Divina Ascensão: serão muitos os chamados e poucos os escolhidos para o reino dos céus. Isso quer dizer que, sem chamada, não há escolha. Mas se estamos claramente informados de que a chamada vem de Deus, atingindo todas as criaturas na hora justa da evolução, só a escolha, que depende do nosso exemplo, nos confere caminho para a Vida Maior.”

  4. Muitos os chamados e poucos os escolhidos Capítulo 18 – Itens de 10 a 16 PALESTRA 31/2009 - 08/09/2009

  5. Muito se pedirá àquele que muito recebeu “O servidor que soube a vontade de seu mestre e que não se apercebeu, e não fez o que lhe foi pedido, apanhará rudemente; mas aquele que não soube de sua vontade e que fizer coisas dignas de castigo, apanhará menos. Pedir-se-á muito àquele que muito recebeu, e prestará contas aquele a quem foram confiadas muitas coisas.” Jesus – Lucas 12:47 e 48

  6. Conhecimento “Todos temos que habitar em todas parte e adquirir o conhecimento de todas as coisas, presidindo sucessivamente ao que se efetua em todos os pontos do Universo.” Questão 560

  7. Conhecimento “O primeiro pensamento de todo espírita sincero deve ser o de procurar nos conselhos dados pelos Espíritos se não há algo que lhe diga respeito.” Item 12

  8. Que buscais? Jesus – João I: 38

  9. Que buscais? “Esta simples indagação do Senhor, aos dois discípulos que o seguiam, é dirigida presentemente a todos os lidadores do Espiritismo, diante da boa Nova renascente no mundo. A cada criatura que desperta em mais altos níveis da fé raciocinada, soa a interpelação do Senhor como sendo convite às obras em que se afirme a caridade real. Assim, escuta no íntimo, em cada lance das próprias atividades, a austera palavra do Condutor Divino, convocando-te à coerência entre o ideal e o esforço, entre a promessa e a realização. Analisa o que fazes. Observa o que dizes. Medita em torno de tuas aspirações mais ocultas. Que resposta forneces à indagação do Senhor? Quem segue o Cristo, vive-lhe o apostolado. Serve, coopera e caminha avante, sem temor ou vacilação, lembrando-te de que o Verbo da Verdade incide sobre nós, cada dia, perguntando incessantemente: Que buscais?”

  10. Muitososchamados e poucososescolhidos √ Muito se pedirá àquele que muito recebeu. Será dado àquele que tem. Reconhece-se o cristão por suas obras.

  11. Todo aquele que já tem será dado ainda mais “Seus discípulos, se aproximando, lhe disseram: Por que lhes falais por parábolas? E lhes respondendo disse: É porque vos foi permitido conhecer o reino dos Céus, mas, quanto a eles, não lhes foi permitido. Pois a todo aquele que já tem será dado ainda mais, e ficará na abundância; mas para aquele que não tem, será retirado até mesmo o que tem. Eis por que falo por parábolas: porque, ao ver, nada vêem, e ao ouvir, nada entendem nem compreendem. E a profecia de Isaías se cumpre neles quando disse: Escutareis com os vossos ouvidos e não entendereis; olhareis com os vossos olhos e não vereis.” Patrimônio Jesus – Mateus 13:10 a 14

  12. Trabalho “Reconheçamos, pois, atitude louvável no esforço do homem que se inspira na exemplificação dos discípulos fiéis; contudo, não nos esqueçamos de que é contraproducente repousarmos em edificações que não nos pertencem, olvidando o serviço que nos é próprio.” “Quanto a ti, que ainda te encontras na carne, não durmas em espírito, desatendendo aos interesses do Redentor. Levanta-te e esforça-te, porque é no sono da alma que se encontram as mais perigosas tentações, através de pesadelos ou fantasias.”

  13. Trabalho “Com o discernimento presidindo todas as nossas ações, estejamos certos de que no trabalho do bem não existe excesso e nem cansaço.”

  14. Trabalho “Não somos responsáveis por aquilo que não sabemos, não sofreremos nenhum castigo por atos ou atitudes que ignoramos. Vale, porém, considerar que, à medida que nossa consciência se expande e maior lucidez se faz em nossa mente, maiores serão nossos compromissos perante a existência. Podemos pretextar ignorância, mas se tivermos consciência de nossos feitos isso sempre será levado em conta.”

  15. Muitososchamados e poucososescolhidos √ Muito se pedirá àquele que muito recebeu. Será dado àquele que tem. Reconhece-se o cristão por suas obras. √

  16. Reconhece-se o cristão por suas obras “Nem todos que dizem Senhor, Senhor, entrarão no reino dos Céus, mas apenas aqueles que fizerem a vontade de meu Pai, que está nos Céus.” Jesus – Mateus 7:21

  17. Bons frutos “Infere-se, pois, que Deus chama todos os filhos à cooperação em sua obra augusta, mas somente os devotados, persistentes, operosos e fiéis constroem qualidades eternas que os tornam dignos de grandes tarefas. E reconhecendo-se que as qualidades são frutos de construções nossas, nunca podemos esquecer que a escolha divina começará pelo esforço de cada um.”

  18. Boa árvore “O cristão, em razão disso, necessita aprender com a boa árvore que recebe os elementos da Providência Divina, através da seiva, e converte-os em utilidades para as criaturas.”

  19. Proposta Espírita para o “Vigiai e Orai” • A evolução consciente do homem • O conhecimento de si mesmo • A integração do mundo espiritual • O conhecimento das Leis Universais • O conhecimento do mundo mental, espiritual e psicológico • A edificação ser integral

  20. Evangelho O Espiritismo SEGUNDO O Que bom que você veio! Volte sempre e vá com Jesus de Nazaré!!!

More Related