1 / 26

Conteúdo, Metodologia e Prática de Ciências e Educação Ambiental

Conteúdo, Metodologia e Prática de Ciências e Educação Ambiental. PEDAGOGIA – PROF. MARCOS VINICIUS M. ANDRADE. Rio de Janeiro 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA.

frisco
Download Presentation

Conteúdo, Metodologia e Prática de Ciências e Educação Ambiental

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conteúdo, Metodologia ePrática de Ciências e Educação Ambiental PEDAGOGIA – PROF. MARCOS VINICIUS M. ANDRADE Rio de Janeiro 2011

  2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA A Disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental, pertencente ao núcleo de formação profissional no contexto do Curso de Pedagogia, pretende levar o aluno a analisar as relações entre Educação Ambiental e Ensino de Ciências, bem como refletir sobre a importância da educação científica e da educação ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Apresentará as origens das ciências e suas relações com as outras formas de conhecimento, caracterizando o conhecimento científico em uma realidade histórica e contextualizada.

  3. EMENTA caracterização das Ciências Naturais: Especificidades do conhecimento científico e do conhecimento cotidiano (senso comum). Concepções de Ciências. O conhecimento científico e o ensino de ciências. Aspectos históricos e tendências atuais do ensino de ciências. O papel da pesquisa no ensino de ciências. Educação Ambiental e Cidadania. Reflexões e práticas de educação ambiental. A questão da integração Escola, Meio Ambiente e Comunidade.

  4. OBJETIVOS DA DISCIPLINA • Conhecer as origens das ciências, discutindo suas relações com as outras formas de conhecimento. • Caracterizar o conhecimento científico em uma realidade histórica e contextualizada. • Atualizar conceitos que são desenvolvidos em Ciências Naturais e na Educação Ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental. • Identificar relações entre Educação ambiental e Cidadania • Apresentar alternativas metodológicas para o ensino das ciências naturais e Educação Ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental.

  5. PROGRAMA DA DISCIPLINA Aula 1- Caracterização das Ciências Naturais Aula 2- O Ensino das Ciências Naturais: Fases e tendências dominantes Aula 3- O Conhecimento do conteúdo científico e a formação do educador Aula 4- Educação Ambiental e seus conceitos básicos e principais tendências Aula 5- A Educação Ambiental no contexto escolar  Aula Revisão AV1

  6. Aula 6- As Unidades Programáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Pcns) Aula 7- Educação Ambiental enquanto Tema Transversal Aula 8- Planejamento, Seleção e Organização de conteúdos: O Livro Didático de Ciências Aula 9- A Prática da Educação Ambiental: elaboração de projetos Aula 10- Avaliação da aprendizagem em ciências. Aula Revisão AV2

  7. CARACTERIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: ESPECIFICIDADE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DO SENSO COMUM • Esta aula pretende contextualizar a área de ciências naturais e seu ensino no âmbito escolar • Enfatiza que um dos papéis do professor é situar o aluno ao mundo em que ele vive para que possa se posicionar criticamente. Nesse sentido é importante conhecer a realidade desse aluno: os problemas e as qualidades ou iniciativas do que vem sendo feito em prol da melhoria da qualidade ambiental.

  8. CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIÊNCIA = “aprender ou alcançar conhecimento” ou ainda conhecimento criticamente fundamentado Uma Cozinheira conhece culinária Um engenheiro e um arquiteto conhecem maneiras e técnicas de construir uma casa. • Qual a diferença entre estes tipos de conhecimento? • E o que fazemos quando falamos de Ciência?

  9. Conhecer, por sua vez, é tentar compreender o mundo, saber como funciona, só amamos ou somos capazes de agir no mundo se o conhecermos. Ciência é muito importante em nossa sociedade, pois permite que consigamos nos orientar, modificar e viver com um melhor conforto e qualidade de vida. Sua principal função é o aperfeiçoamento do conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais significativa.

  10. Princípios • O conhecimento científico nunca é absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substituído; • A exatidão sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim, através de modelos sucessivamente mais próximos; • Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam. Ciênciaé a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza social, biológica e tecnológica.

  11. “Não é correta a imagem de que os conhecimentos científicos, por serem comumente fruto de experimentação e por terem uma base lógica,sejam “melhores” do que os demais conhecimentos, tampouco se pode pensar que o conhecimento científico possa gerar verdades eternas e perenes.” (BIZZO, 2002) O estudo de Ciências tem como fundamento o conhecimento científicoproveniente da ciência construída historicamente pela humanidade.

  12. Conhecimento–“Formas de se abordar a realidade, buscando-se compreendê-la ou explicá-la”. Tipos de Conhecimento • Conhecimento Popular, Conhecimento Cotidiano • Senso comum, • Conhecimento Filosófico • consiste em hipótese, que não poderão ser submetidas à observação. • Conhecimento Teológico • apóia-se em doutrinas que contem proposições sagradas. • Conhecimento Científico • suas hipóteses tem sua veracidade conhecida através da experiência não apenas através da razão.

  13. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Vê o mundo através de problemas e obstáculos. • O Conhecimento Científico... • É Objetivo – busca estruturas universais • É Quantitativo – busca medidas e padrões. • É Homogêneo – busca leis gerais de funcionamento. • É Generalizador – reúne coisas percebidas como diferentes sob leis semelhantes. • nunca é absoluto ou final, • procura renovar-se e modificar-se continuamente. é um conhecimento em construção

  14. Ainda sobre o conhecimento Científico... conhecimentos produzidos pela ciência são verdadeiros, mas não são verdades eternas e não questionáveis. O conhecimento, válido em uma época pode deixar de ser em outra.

  15. CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO COTIDIANO • Um está certo e o outro errado? Um é falso e o outro verdadeiro? Vejamos os exemplos: -Manga e leite podem ser ingeridos juntos? • E a mandioca, pode ser comida crua?

  16. O posicionamento da escola é proporcionar acesso a outras formas de conhecimento (como o científico, artístico e cultural) É tarefa da escola estabelecer a distinção entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico.

  17. Os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos ao longo da história podem ser entendidos pela interação das várias áreas do conhecimento que se complementam para explicar os fenômenos naturais e as transformações e interações que neles se apresentam.

  18. PARA QUE SERVE O CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS? Conhecimento científico hoje em dia é indispensável para que se possa realizar tarefas tão triviais como ler o jornal ou assistir televisão. Essas informações e conhecimentos passam cada vez mais a ter importância, e a escola não deixa de assumir a responsabilidade de torná-las acessíveis aos cidadãos.

  19. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO ESCOLAR O conhecimento escolar constitui uma nova seleção, simplificada, condensada e reelaborada. São partes que foram aproveitadas, retiradas de diversos setores (cultura, economia, política) do conhecimento humano e ressignificadas, ou seja, ganharam um significado escolar.

  20. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO ESCOLAR... • Percebe-se muitas vezes uma diferença entre o que a escola ensina e o conhecimento científico. • apresenta conceitos isolados da história • não apresentam a definição clara da situação em estudo • parecem que os conhecimentos surgem claros, óbvios e não precisam ser interrogados

  21. O CONHECIMENTO ESCOLAR DEVE PERMITIR QUE... Os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos ao longo da história devem ser compreendidos pela interação das varias áreas do conhecimento. Os fenômenos não são explicados apenas por um determinado conhecimento, portanto, é importante demonstrar e estabelecer as relações possíveis entre as disciplinas O diálogo com as outras áreas do conhecimento gera um movimento de constante ampliação da visão a respeito do que se estuda ou se conhece.

  22. E O ENSINO DE CIÊNCIAS... Nessa perspectiva, a disciplina de Ciências tem como embasamento o Conhecimento Cientifico proveniente da ciência construída historicamente pela humanidade. O ensino de Ciências deve incentivar a reflexão sobre a importância da vida no Planeta.

  23. E O ENSINO DE CIÊNCIAS... Levar a percepção das revelações históricas, biológicas, éticas, sociais, políticas e econômicas, assim como, a responsabilidade humana na conservação e uso dos recursos naturais de maneira sustentável, uma vez que dependemos do Planeta e a ele pertencemos. É necessário que o aluno tenha acesso ao conhecimento cientifico a fim de compreender conceitos e ralações existentes entre o ambiente, os seres vivos e o universo, numa concepção flexível e processual, por meio do saber questionador e reflexivo.

  24. O que vem por aí... AULA 2 - O Ensino das Ciências Naturais: Fases e tendências dominantes

  25. Entrevista Demétrio Delizoicov. http://www.youtube.com/watch?v=Uuu0ONyH9rM A importância do Ensino de Ciências na educação infantil. http://www.youtube.com/watch?v=FbY6kx2P-xk

  26. Muito obrigado!!!

More Related