150 likes | 316 Views
CIDADES PERDIDAS NO MUNDO ATUAL: REALIDADE OU MITO?. “O enigma da cidade perdida” – o livro Os irmãos Tiago e Luís estão se mudando para um sítio. Além de ser a nova casa da família, este lugar é o cenário onde se inicia uma intrigante história.
E N D
“O enigma da cidade perdida” – o livro Os irmãos Tiago e Luís estão se mudando para um sítio. Além de ser a nova casa da família, este lugar é o cenário onde se inicia uma intrigante história. Tudo começa quando um empregado recém-contratado fala sobre os boatos de uma cidade perdida. A partir daí, na companhia do experiente amigo Bartolomeu e com o apoio de vó Janda, os irmãos começam uma busca empolgada e cheia de mistérios por uma estranha civilização. O título se deve ao fato de tal civilização nunca (ou poucas vezes) ter sido encontrada (sentido literal da palavra “perdida”).
Na realidade, o que é uma cidade perdida? Uma cidade torna-se “perdida” quando é abandonada por seus habitantes e deixada para se decompor. Isso pode ser o resultado de uma guerra, da migração, ou desastre natural. Essas cidades podem atuar como uma espécie de cápsula do tempo, deixando uma civilização congelada na história e à espera de ser descoberta. O exemplo mais famoso talvez seja o de Pompeia.
Pompeia foi destruída no ano 79 depois de o vulcão Vesúvio entrar em erupção, enterrando toda a comunidade numa camada de 60 metros de cinza e rochas. Na época, a cidade contava com cerca de 20 mil habitantes e era um dos melhores pontos turísticos para a alta classe romana. Ironicamente, a destruição serviu para preservar sua arquitetura – o que é de valor inestimável para os arqueólogos – e seus habitantes, que foram petrificados pela lava e assim permanecem até hoje.
Muitas “cidades perdidas”, na verdade, nunca foram encontradas e assumiram o status de lenda. Por seu caráter mítico, tais cidades comumente são cenários de filmes, livros e jogos eletrônicos até os dias atuais. É o caso da cidade-continente de Atlântida (chamada também de Atlantis) e da riquíssima El Dorado, sobre as quais conheceremos um pouco mais.
Descrita por Platão como uma civilização avançada e de poder naval formidável, Atlântida, hoje, é considerada um mito. A cidade teria sido muito importante na Europa antes de afundar devido a um desastre natural (possivelmente). Já houve inúmeras expedições em busca da cidade – todas sem muito sucesso. Na cultura pop do século XX, muitas histórias em quadrinhos, filmes e desenhos animados retratam Atlântida como uma cidade submersa, povoada por sereias,humanos subaquáticos ou seres de qualquer espécie estranha.
Atlantis, o reino perdido (Disney, 2001) Milo Thatch é um jovem pesquisador que consegue um mapa que acredita ser da cidade perdida de Atlantis. Um milionário quer financiar uma expedição e chama Milo para participar da equipe. O grupo parte para a aventura num submarino, passam por perigos e encontram Atlantis, desvendando alguns de seus mistérios, como os poderosos cristais que garantem a vida no reino. Mas voltar pra casa não será fácil: o submarino foi destruído, surgem desentendimentos e o capitão quer tirar proveito, pondo a sobrevivência do capitão, Rourke, quer tirar proveito da descoberta, pondo a sobrevivência do povo de Atlantis em risco.
TombRaider(1996) e TombRaiderAnniversary(2007) Lara Croft foi contratada por Jacqueline Natla para recuperar um misterioso artefato. A jovem arqueóloga se dá conta de que o objeto é uma parte entre três do poderoso Scion, uma relíquia do continente perdido de Atlântida. Após muitas aventuras e perigos e depois de encontrar as três partes da relíquia, Lara descobre que Jacqueline Natla foi na verdade um dos três Deuses-Reis de Atlântida, condenada à prisão eterna por tentar usar o poder dos atlantianos para seu próprio proveito. É para lá que vai a heroína, buscando derrotar a vilã e destruir seu plano de dominação. sobrevivência do Cena do encontro entre Lara e a vilã, após o qual aparentemente a malvada Natla foi derrotada; reparem no estilo arquitetônico da construção, nas inscrições nas paredes e no “simpático” habitante local que surge...a
El Dorado era um império mítico, supostamente situado nas selvas da América do Sul. Literalmente, significa “O dourado”; a cidade era liderada por um rei poderoso que mantinha riquezas incalculáveis em ouro e joias. No tempo dos conquistadores, várias expedições infundadas foram feitas na tentativa de encontrar a cidade; a mais famosa foi a de Gonzalo Pizarro, em 1541, na qual morreram milhares de pessoas, vítimas de doenças, fome e ataques. Assim como Atlântida, El Dorado é também retratada com frequência na cultura contemporânea.
O caminho para El Dorado(DreamWorks, 2000) quer tirar proveito, pondo a sobrevivência do O filme se passa no século XVI, mais especificamente no ano de 1519, no município espanhol de Sevilla. A trama desenvolve-se ao redor dos dois personagens principais, Túlio e Miguel, que, durante um jogo em que usam "dados viciados", ganham um mapa que mostra ganham um mapa que mostra a suposta localização de El Dorado, cidade lendária no Novo Mundo. No entanto, a trapaça de ambos os amigos é logo descoberta e, como resultado, eles acabam por se tornarem clandestinos seguindo a frota de Hernán Cortés para conquistar o México. Chegando a Eldorado, os dois são confundidos com deuses.
Uncharted: Drake’s Fortune (2007) Nathan Drake, caçador de tesouros e supostodescendente do explorador Sir Francis Drake, decide seguirumapista de 400 anosdeixada no túmulo de seuantepassado. Emcompanhia da jornalista Elena Fisher e de seugrande amigo Victor Sullivan, Drake parte em busca da famosafortuna de El Dorado, o que o leva a encontrarumailhaperdida, no meio do OceanoPacífico. A caçada se tornaperigosaquandotodos se veemrodeados de mercenários,além de descobriremumacolôniaespanholaportadora de um segredo fatal. sobrevivência do Trailer (montado por um fã) com algumas das principais sequências em vídeo do jogo. A cidade, onde ficava o ídolo, situa-se numa floresta; além desse cenário, notem as ruínas e o próprio artefato, todo de ouro.a
A cidade perdida de Z: a Higeia verdadeira? Supostamente localizada nas profundezas da selva do Brasil, a cidade perdida de Z seria uma civilização avançada. Especulações sobre Z começaram depois que foi encontrado um documento no qual um explorador português insistia que tinha visitado a cidade em 1753. Está sendo feita a adaptação ao cinema (sem data prevista para lançamento) do livro “ “Z - A Cidade Perdida”, de David Grann, que contaa história de Percy Fawcett, que deixou a Inglaterra para explorar a Amazônia e ficou obcecado com a ideia de que Z existia. Ao lado de seu filho, Fawcett entrou na floresta em 1925 e nunca mais foi visto.