1 / 36

O amor é inventivo ao infinito!

O amor é inventivo ao infinito!. São Vicente de Paulo. Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581 na pequena cidade de Pouy, sudoeste da França. Era o terceiro dos sete filhos do casal João e Bertranda, pequenos camponeses que sobreviviam do cultivo da terra e da criação de animais.

ganit
Download Presentation

O amor é inventivo ao infinito!

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O amor é inventivo ao infinito! São Vicente de Paulo

  2. Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581 na pequena cidade de Pouy, sudoeste da França.

  3. Era o terceiro dos sete filhos do casal João e Bertranda, pequenos camponeses que sobreviviam do cultivo da terra e da criação de animais.

  4. Casa onde viveu São Vicente de Paulo

  5. Carvalho centenário em frente à casa de onde morou São Vicente.

  6. Quando criança, participava das atividades da família, pastoreando o gado, as ovelhas e os porcos.

  7. Permanece junto à sua família até os 15 anos, a partir dos quais passa a se dedicar aos estudos no seminário Franciscano da cidade de Dax.

  8. Inicia seus estudos para ser padre, sem saber o que significava de fato ser padre.

  9. Na verdade, queria ser padre para auxiliar sua família que era pobre, visto que naquela época os sacerdotes recebiam uma boa remuneração.

  10. Com o tempo, percebe que ser padre é muito mais do que um status social, mas é um compromisso sincero e verdadeiro com a pessoa e o Projeto de Jesus Cristo

  11. Após concluir seus estudos preparatórios, ordena-se padre em 23 de setembro de 1600, com 19 anos de idade.

  12. Ao retornar de uma viagem que havia feito para receber uma herança que havia ganho, é sequestrado por piratas e vendido como escravo.

  13. É vendido três vezes, sendo que seu terceiro dono o liberta e ele retorna para Roma e depois Paris.

  14. Entre algumas funções que desempenhou está a de capelão esmoler da rainha Margot, professor dos filhos da família de Gondi.

  15. MAS SUA PROFUNDA PAIXÃO SERÁ MESMO O SERVIÇO AOS MAIS POBRES!

  16. Sabe organizar as comunidades e trazer o coração das pessoas para Deus!

  17. Em 1617 dois acontecimentos marcaram profundamente sua vida e sua missão!

  18. FOLLEVILLE – Confissão do homem que era tido como santo, mas que na verdade estava mergulhado espiritualmente em uma situação de pecadoÉ PRECISO QUE AS PESSOAS VOLTEM SEU OLHAR E SEU CORAÇÃO PARA DEUS!

  19. CHÂTILLON LES DOMBES- a família que estava doente e passando necessidade. Convoca as pessoas a ajudar, mas percebe que esta ajuda tem que ser de uma maneira organizada.É PRECISO ORGANIZAR A CARIDADE!

  20. Suas fundações são:- As Damas da Caridade (1617);- Os Padres da Missão (1625);- As Filhas da Caridade (1633).

  21. TODAS ESSAS FUNDAÇÕES COM O ÚNICO E COMUM INTUITO DE SERVIR OS MAIS POBRES POR AMOR A JESUS CRISTO!

  22. Luisa de Marillac será uma grande amiga e colaboradora sua na missão junto aos pobres.

  23. Todo o restante de sua vida esteve direcionado para a Caridade, sendo ela muito mais do que um ato de assistência material, mas uma atitude cristã de se colocar no lugar do outro e junto dele em suas necessidades, sejam elas materiais ou espirituais.

  24. Amar afetiva e efetivamente é isso: comprometer-se com o outro, vê-lo com irmão e partilhar com ele daquilo que se tem e, sobretudo, daquilo que se é!

  25. São Vicente morreu em 27 de setembro de 1660. Foi proclamado beato em 1729 e santo em 1737.

  26. Corpo de São Vicente que repousa na capela dos Padres da Missão em Paris.

  27. Relicário com o coração de São Vicente, exposto na capela da Casa Mãe das Filhas da Caridade em Paris.

  28. No coração e na ação de cada vicentino hoje mora um pouquinho de São Vicente! “Tudo que fizeres ao menor dos meus é a mim que o fazeis!” (Mt 25,40)

More Related