120 likes | 204 Views
Trabalho de historia. Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan Nº 05, 18 Série: 7º ano D. HOJE VAMOS ESTUDAR SOBRE A REFORMA E CONTRA – REFORMA O QUE SABEM SOBRE ISSO? RESPONDA FELIPE!. A REFORMA FOI UM MOVIMENTO QUE COMEÇOU NO SÉCULO XVI COMO UMA SÉRIE DE TENTATIVAS DE
E N D
Trabalho de historia • Professora: Joelma • Alunos: Felipe , Renan • Nº 05, 18 • Série: 7º ano D
HOJE VAMOS ESTUDAR SOBRE A REFORMA E CONTRA – REFORMA O QUE SABEM SOBRE ISSO? RESPONDA FELIPE!
A REFORMA FOI UM MOVIMENTO QUE COMEÇOU NO SÉCULO XVI COMO UMA SÉRIE DE TENTATIVAS DE REFORMAR A IGREJA CATÓLICA ROMANA, COMO NÃO HOUVE PROGRESSO OS QUE ESTAVAM INSATISFEITO LEVARAM A SUBSEQUENTEMENTE A RUPTURA DA IGREJA, ESTABELECENDO O QUE HOJE CHAMAMOS DE PROTESTANTISMO. ACORDA JACSON !
A Contra-Reforma foi uma série de medidas da Igreja Católica para conter o avanço do Protestantismo que ganhava força na Europa absolutista, principalmente porque muitos reis buscavam se libertar das garras do papa que tinha mais poder que os próprios reis, o protestantismo então ganhou simpatia de reis como na Inglaterra que foi o primeiro reino a se desligar do vaticano
Diante dos movimentos protestantes, a reação inicial e imediata da Igreja católica foi punir os rebeldes, na esperança de que as ideias reformistas não se propagassem e o mundo cristão recuperasse a unidade perdida. Essa tática, entretanto, não obteve bons resultados. O movimento protestante avançou pela Europa, conquistando crescente número de seguidores. Diante disso, ganhou força um amplo movimento de moralização do clero e de reorganização das estruturas administrativas da Igreja católica, que ficou conhecido como Reforma Católica ou Contra-Reforma
Seus principais líderes foram os papas Paulo III (1534-1549), Paulo IV (1555-1559), Pio V (1566-1572) e Xisto V (1585-1590). Um conjunto de medidas forma adotadas pelos líderes da Contra-Reforma, tendo em vista deter o avanço do protestantismo. Entre essas medidas, destacam-se a aprovação da ordem dos jesuítas, a convocação do Concílio de Trento e o restabelecimento da Inquisição.
No ano de 1540, o papa Paulo III aprovou a criação da ordem dos jesuítas ou Companhia de Jesus, fundada pelo militar espanhol Inácio de Loyola, em 1534.Inspirando-se na estrutura militar, os jesuítas consideravam-se os "soldados da Igreja", cuja missão era combater a expansão do protestantismo. O combate deveria ser travado com as armas do espírito, e para isso Inácio de Loyola escreveu um livro básico, Os Exércitos Espirituais, propondo a conversão das pessoas ao catolicismo, mediante técnicas de contemplação.
A criação de escolas religiosas também foi um dos instrumentos da estratégia dos jesuítas. Outra arma utilizada foi a catequese dos não-cristãos, com os jesuítas empenhando-se em converter ao catolicismo os povos dos continentes recém-descobertos. O Objetivo era expandir o domínio católico para os demais continentes.
No ano de 1545, o papa Paulo III convocou um concílio (reunião de bispos), cujas primeiras reuniões foram realizadas na cidade de Trento, na Itália. Ao final de longos anos de trabalho, terminados em 1563, o concílio apresentou um conjunto de decisões destinadas a garantir a unidade da fé católica e a disciplina eclesiástica. Reagindo às ideias protestantes, oConcílio de Trento reafirmou diversos pontos da doutrina católica.
Concilio Trento foi uma reunião bispos), cujas primeiras reuniões foram realizadas na cidade de Trento, na Itália, por isso o nome de CONCILIO DE TRENTO. Que é Isso..
Continuando com as explicações. • Concílio de Trento reafirmou diversos pontos da doutrina católica, como por exemplo: • A salvação humana • ;a fonte da fé; • a missa e a presença de cristo.
Continuarei com as explicações Amanhã... Ok.... ........ .......