90 likes | 268 Views
ELETRICIDADE AULA 2. A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein. Professor Peixinho. TENSÃO ELÉTRICA.
E N D
ELETRICIDADE AULA 2 A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein Professor Peixinho.
TENSÃO ELÉTRICA • TENSÃO ELÉTRICA ou DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p.) entre A e B é a quantidade de energia que cada unidade de carga gastará em seu movimento, quando houver, entre os pontos A e B. • A energia, que cada unidade de carga gasta durante o seu movimento, é fornecida pelo gerador (pilha, bateria, etc.). • POTENCIAL de um corpo: É a energia com que cada unidade de carga elétrica (1C) é atraída ou repelida por este corpo. VA (Potencial positivo) Dentro do gerador o movimento é forçado pela reação química. Elemento que consome energia das cargas elétricas. VB (Potencial negativo) O fio condutor é considerado ideal, ou seja, não consome energia das cargas elétricas. Professor Peixinho.
TENSÃO ELÉTRICA TENSÃO ou DIFERENÇA DE POTENCIAL (d.d.p.) entre A e B é a quantidade de energia que cada unidade de carga gastará em seu movimento, quando houver, entre os pontos A e B. ou Exemplos: 1. A bateria da figura fornece 96 J de energia para cada 8 C de carga elétrica que a atravessa, logo, a tensão da bateria será: b a 2. Sendo o potencial do pólo a, Va= +6 V e b, Vb= -6 V, a tensão da bateria será: Professor Peixinho.
TENSÃO ELÉTRICA INTERPRETAÇÃO DOS EXEMPLOS 1 E 2 1. Cada carga elétrica de (1 C), que atravessa a bateria, ganha 12 J de energia elétrica para gastar na lâmpada (transformando em energia luminosa). 2. O pólo a atrai cada carga elétrica (-1 C) com 6 J de energia e o pólo b repele cada carga elétrica (-1 C) com, também, 6 J de energia; logo, cada unidade de carga elétrica possui 12 J de energia, devido a atração e a repulsão,para gastar nos elementos que estão no caminho de a até b (Lâmpada). b a Professor Peixinho.
EXERCÍCIOS: Considerando o desenho abaixo, determine a tensão elétrica entre A e B em cada caso: 1. É fornecido E=320J de energia para 4x1020 elétrons movimentar-se de A até B. Resp1 2. Sabe-se que cada elétron possui 12J de energia em A e 4J de energia em B . Resp2 3. Sabe-se que cada elétron possui 4J de energia em A e -8J de energia em B . Resp3 4. Dê uma interpretação física para a Tensão negativa. Resp4 Professor Peixinho.
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS: • É fornecido E=320J de energia para 4x1020 elétrons movimentar-se de A até B. Professor Peixinho.
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS: 2. Sabe-se que cada elétron possui 12J de energia em A e 4J de energia em B . Professor Peixinho.
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS: 3. Sabe-se que cada elétron possui 4J de energia em A e -8J de energia em B . Professor Peixinho.
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS: 4. Dê uma interpretação física para a Tensão negativa. Resposta:Se a tensão entre A e B é negativa, por exemplo: UAB=-7,5.1019V; podemos afirmar que o potencial de A é menor que o potencial de B. Professor Peixinho.