1 / 28

HISTÓRICO DA GINASTICA

HISTÓRICO DA GINASTICA. UNIC – Faculdade de Educação Física Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Docente: Tânia Aparecida de Oliveira Fontes. GINÁSTICA.

geoff
Download Presentation

HISTÓRICO DA GINASTICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HISTÓRICO DA GINASTICA UNIC – Faculdade de Educação Física Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Docente: Tânia Aparecida de Oliveira Fontes

  2. GINÁSTICA Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa,Ginástica vem do GREGO (Gimnastiké) e significa: Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade.

  3. A prática do exercício físico vem da pré-história. Neste período a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se.

  4. Na Grécia nasceu o ideal de beleza humana, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta.

  5. O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos (776 a.C. – 393 d.C) . Demonstra a importância da Atividade Física nesta época.

  6. No principio, diversas práticas corporais foram denominadas GINÁSTICA: Ex: Saltos, Corridas,Esgrimas,Jogos, Acrobacias, Equitação, Natação, Exercícios de preparação para a guerra...

  7. A evolução histórica As bases do ensino e da Educação Física foram desenvolvidas na Europa a partir da REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 – Séc. XVII)

  8. Que promoveu: • Conquista do acesso a Escola pelas demais camadas sociais; • A influencia do Sistema Educacional Europeu pelo mundo;

  9. Movimento Ginástico Europeu • Métodos formulados com os princípios da cultura GREGA que enaltecia saúde, a força e a beleza; • Ocorreu ao longo do século XIX; • Desenvolvimento dos conteúdos de Educação Física;

  10. Este movimento foi composto pela Alemanha, Dinamarca , Suécia, França e juntamente com o esporte da Inglaterra, formaram as bases da Ed. Física que ainda vigoram no mundo.

  11. CORRENTE MILITARISTA Por ser um período de guerras e revoluções pela conquista de terras a formação física e moral foi voltada para o fim nacionalista de lutar pela pátria, o que gerou a maior corrente do Movimento Ginástico Europeu, a MILITARISTA.

  12. Que concebia formar indivíduos FORTES , SAUDÁVEIS e de CARATER, para servir a nação.

  13. Por este motivo a Ginástica ganhou força no aspecto UTILITÁRIO • = UTIL AO INDIVIDUO • = UTIL PARA A PÁTRIA • = UTIL PARA O TRABALHO Ex: aprender a nadar.

  14. TENDENCIA NATURALISTA OU MÉTODO NATURAL • A pessoa em si passa a ser o foco e não mais a nação; • Benefícios da Ginástica revertidos para o praticante; • Ginástica = lazer , liberdade, prazer. Ex: Jogos.

  15. Ginástica X Ciência • A ciência impregnou o Século XIX e a Ginástica incorporou algumas de suas características: • Pesquisa; • Medição; • Classificação;

  16. Comparação a partir da descoberta de Leis; • Com caráter ordenativo, disciplinador e metódico; • Necessidade do conhecimento preciso por se justificar também na saúde;

  17. Os estudos que estruturaram a Ginástica desenvolveram áreas médicas como: • a ANATOMIA e a FISIOLOGIA; • Fundamentou a ciência da Mecânica do Movimento;

  18. As pesquisas levaram a invenção de aparelhos e máquinas com a finalidade de: aumentar a força, de utilidade e corretivos (corrigir a postura) e aparelhos ortopédicos.

  19. A Cultura Corporal Popular No mesmo período da explosão da Ciência, existia uma outra face do movimento cultural, as atividades manifestadas em circos e feiras;

  20. Os artistas populares = malabaristas, saltimbancos,bailarinas, contorcionistas, palhaços, anões e gigantes; • Os movimentos expressavam liberdade de um corpo ágil e alegre que desejavam divertir o povo; • Não serviam ao TRABALHO ou a GUERRA, não se enquadravam no comprometimento utilitário.

  21. Fugindo ao espírito cientifico da época, despertaram a atenção e o medo dos médicos, higienistas e filantropos que cuidavam do corpo, porque eles exerciam fascínio em todas as camadas populares e poderiam interferir (dominar) a idéia de disciplina e ordem moldadas pela concepção cientifica.

  22. Estes artistas se opunham-se aos novos MODELOS de corpo acabado, perfeito, fechado, limpo e isolado que a ciência construira, de vida fixa e disciplinada que a nova ordem exigia.

  23. Os artistas manifestavam a liberdade e mostravam o que deveria ficar oculto. Sendo assim a CULTURA CORPORAL POPULAR, com o movimento imprevisível e ousado dos artistas, foi REINVENTADA com a identidade da GINÁSTICA CIENTIFICA.

  24. Ginástica Cientifica = ordem estabelecida , ações previstas e utilidade na vida cotidiana; • Somado a isso foram exigidos da sociedade: fixidez, limpeza, prudência, segurança, produtividade. Para que pudesse ser implantada em Ginásios e escolas. • O mesmo aconteceu com os aparelhos utilizados no circo, como barras e trapézios.

  25. Ginástica Popular = encontrada Nos circos, praças e feiras. Retiram suas características : universais, espontâneas, ambigüidades do grotesco Criaram a Ginástica da Ciência e da técnica

  26. FIG Federação Internacional de Ginástica É a organização mais antiga e com maior abrangência internacional na área de Ginástica, é portanto, o órgão que possui maior poder e influência na Ginástica mundial. Ela tem como objetivo orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área de Ginástica.

  27. FONTES: BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da Ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo, SP. Ícone, 2006. Site: www.ginasticas.com

More Related