600 likes | 1k Views
Zeus. Zeus. Nos. Ajude. ALGUMAS LIÇÕES DA MITOLOGIA GREGA QUE VÃO AJUDAR A SUA EMPRESA A VENDER MAIS. ZEUS NOS AJUDE. Ao viajar por boa parte da Europa...
E N D
Zeus Nos Ajude
ALGUMAS LIÇÕES DA MITOLOGIA GREGA QUE VÃO AJUDAR A SUA EMPRESA A VENDER MAIS
ZEUS NOS AJUDE Ao viajar por boa parte da Europa... Você pode ver o legado dos gregos na paisagem. Templos. Estátuas. Jardins. E todos eles dedicados a deuses assustadoramente reais. Que comiam, bebiam, namoravam, e vá lá, pulavam a cerca de vez em quando. Iguais as pessoas com quem convivemos.
ZEUS NOS AJUDE Os deuses gregos eram gente como a gente. Lógico, o cargo de di-vindade trazia algumas vantagens. Cada um deles era responsável por um elemento da natureza ou por uma categoria profissional. Por exemplo, Hermes (ou como queiram Mercúrio) acumulava as funções de deus dos viajantes, do comércio e dos ladrões. Melhor não se discutir e os gregos viam alguma relação entre essas três ocupações.
ZEUS NOS AJUDE Ao viajar por boa parte da Europa... Enfim, cada página da mitologia grega está repleta de erros, tenta-tivas, acertos. Cada mito traz uma lição para nós. Para começo de conversa, Hércules. Que podia ser filho do Chefão e tudo o mais, mas não teve esca-patória: teve que realizar os Doze trabalhos, e fim de papo. Que fique de lição para aqueles casos em que o ponto alto do currí-culo do gerente é o fato dele ser sobrinho do dono da empresa. Mas há mais, muito mais. A partir da próxima página, você embar-ca em um viagem e testemunhará os feitos de diversos deuses, semi-deuses e heróis, e o que eles têm para ensinar para você e sua em-presa.
ZEUS NOS AJUDE Um pouco de história Assim como a diretoria geralmente ocupa o alto dos prédios, tam-bém a morada dos deuses era o todo do monte Olimpo. Lá do alto, entre uma discussão e outra, eles observavam os acontecimentos aqui da Terra. Aliás, não se limitavam a observar. Desciam freqüentemente para conversar e namorar, algumas vezes causando problemas, em vez de consertá-los. Isso mostra que naquela época os gregos já tinham a noção de que uma gerência completamente ausente podia ser menos prejudi-cial do que um diretor que fica sobre os funcionários 24 horas por dia. E, entre humanos, jogadas e casamentos, os deuses gregos se
ZEUS NOS AJUDE Um pouco de história multiplicaram, deram origem a semideuses e heróis normais que, por um motivo ou outro, passaram a ser considerados comoiguais. Essa elevação do ser humano acontecia tanto nas lendas como na vida real, os campeões olímpicos originais recebiam, ao voltar das competições, todas as honrarias possíveis de sua gente: palá-cios suntuosos, alimentação para o resto da vida, estátuas. Certo, ele poderia não sobreviver ao próximo evento (a taxa de mortalidade de atletas era altíssima) mas, ao menos, o plano de reconhecimento e carreira funcionava. Vamos conhecer mais de perto alguns desses deuses e heróis e o que eles podem fazer por sua empresa e sua careira.
ZEUS NOS AJUDE 1-0 Midas -Mas onde foi que o velho se meteu? Baco, deus do vinho, estava procurando seu pai adotivo, Sileno, que desaparecera depois de uma bebedeira. Convenha-mos, tendo um filho como Baco, devia mesmo ser difícil se manter sóbrio. Enfim, o deus acabou descobrindo que seu pai tinha ido à Terra e estava sendo muito bem cuidado pelo rei Midas. Mui- to contente pelo reencontro, Baco ofereceu como recompensa, realizar qualquer desejo do rei. O que rei Midas pediu, quase todo mundo já sabe: o poder de transformar tudo o que tocava em ouro. Baco concedeu odesejo.
ZEUS NOS AJUDE 1-0 Midas E Midas não cabia em si de felicidade ao perceber que, realmente, tudo o que ele achava no caminho virava ouro. Ao chegar emseu palácio, pediu que os empregados servissem e que havia de melhor para comemorar. E, ao tocar o pão, este se transformou em uma barra de ouro. Mesmo se algum criado o servisse, o alimento virava metal em contato com a língua e dentes do rei. Se tentava beber vinho este lhe descia pela garganta como ouro derretido. O rei percebeu a besteira que fizera e pediu a Baco que revertesse o feitiço. O deus assim o fez. Recuperado, Midas criou uma aver-são à toda e qualquer riqueza, abdicou do trono e foi viver na flo-resta.
ZEUS NOS AJUDE 1-1 Lição de Vida A situação do Rei Midas é muito comum hoje em dia. Pessoas que se dedicam integralmente à empresa, sem cuidar do lado pessoal e profissional se prejudicam mais do que pensam. Sob estresse e pressão. você não consegue pensar direito e seu rendimento no trabalho despenca. Ou você acha que Midas conseguia se concentrar em assuntos do Estado se todo papiro que ele tentava ler virava ouro? Tente balançar trabalho, família, estudo/crescimento pessoal e diversão todos os dias de sua vida .
ZEUS NOS AJUDE 1-2 Fora do expediente de trabalho, não trabalhe Não é assim tão simples quanto parece. Dê-se um tempo para relaxar e recarregar as baterias, para que você possa ser realmente produtivo no dia seguinte no escritório. Da mesma forma, tire férias. Mudar de ambiente durante um mês faz com que você encontre novas e melhores maneiras de fazer o que você faz durante os outros onze meses do ano.
ZEUS NOS AJUDE 1-3 Durante o expediente de trabalho, trabalhe Concentre-se no trabalho que você está fazendo agora. Esqueça um pouco o que você tem que fazer depois.
ZEUS NOS AJUDE 1-4 Viva a lei do menor esforço Essa assusta, não é? Falar de menor esforço traz sempre a lem-brança a preguiça, a indolência e outras coisas que não quere-mos ver ligadas ao nosso trabalho. Mas a humanidade só se desenvolve devido ao menor esforço. Com certeza foi alguém que estava cansado de andar a pé o pri-meiro a domesticar e montar um cavalo. Que mais tarde foi tro-cado por um carro. E quem teve a idéia da fotocopiadora, não foi alguém que estava cansado de lidar com carbono e reescrever a mesma coisa sem-pre?
ZEUS NOS AJUDE 2-0 Narciso Então, aplique isso ao seu trabalho. Procure sempre maneiras de facilitar o que você faz. Narciso era um jovem caçador que se apaixonou perdidamente por sua própria imagem refletida em um lago. Tão perdidamen-te que ele não conseguia mais se afastar daque-le local, pois longe do lago não poderia mais se ver. Morreu ali mesmo, de fome e frio.
ZEUS NOS AJUDE 2-1 Lição pra você Por mais que você tenha orgulho “daquela” venda de poucos meses atrás (e você tem todo o direito de orgulhar-se), ela não garante novos negócios nem a sobrevivência de sua empresa. Coloque seus sucessos em um lugar onde não o atrapalhem (aproveite e faça o mesmo com seus fracassos). E vá à luta. Mos-tre que você é realmente um bom profissional e procure superar o que já foi conquistado. Busque novos clientes, estude, desenvolva-se. Se quiser, separe um tempinho toda semana para lembrar do sucesso de ontem e tirar mais uma boa lição dele. E continue a buscar novos negócios, a tentar atender melhor os clientes antigos. Continue, sempre.
ZEUS NOS AJUDE 3-0 Penélope É preciso entender que na Grécia Antiga não havia telefones celu-lares, e-mail, rádio ou televisão. O correio existia, mas era extre-mamente precário, principalmente em situações de guerra. O que significa que, se uma pessoa vai lutar, só se tem notícias dela na volta – se voltar. Nesse cenário, Ulisses, rei e guerreiro da melhor espécie, foi lutar contra os troianos, E ficou uns bons 20 anos guerreando. Enquanto isso, em casa, sua mulher, Penélope, recebia dezenas de pretendente, todos afirmando que Ulisses provavelmente morrera no campo de batalha e que estava livre para casar de novo. Falar nisso , que tal um teatrinho logo mais à noite?
ZEUS NOS AJUDE 3-0 Penélope Mas ela dizia que pensaria em se casar de novo só quando terminas-se um tapete que estava tecendo. O que ninguém sabia era que Penélope, por amor ao marido, todas as noites desmanchava o trabalho que havia feito durante o dia. Assim, o tapete nunca ficava pronto e os pretendentes esperaram durante 20 anos até que Ulisses voltou.
ZEUS NOS AJUDE 3-1 Lição para você Existem “penélopes” em sua empresa e entre seus clientes, pessoas que inventam histórias mirabolantes para não tomar uma decisão ou para não participar de um projeto. Quanto antes você conseguir identificá-las, melhor. Dedique seu tempo àqueles que resolvem, que se arriscam, que fazem acontecer. Pois o “ulisses” de certas “penélopes” já morreu, algumas vezes com a ajuda das próprias. Ao ficarem enrolando, deixam passar oportunidades de carreira, no-vos negócios e chances de se ganhar dinheiro. Mantenha o foco sem ficar cego ao que acontece á sua volta.
ZEUS NOS AJUDE 4-0 Pigmalião Era um artista habilidoso que certa vez esculpiu uma mulher tão bo-nita, mas tão bonita, que se apaixonou-se por ela. E passou a despre-zar todas as mulheres que queria casar com ele. Afinal, elas não che-gavam aos pés da imagem que ele criara. Não importava quão bonita ou inteligente fosse a pretendente, Pig-malião achava algum defeito, algum setor em que a estátua era supe-rior. E por muito tempo Pigmalião ficou lá, ao lado de sua estátua. Sozi-nho.
ZEUS NOS AJUDE 4-1 Lição para você O que você pode fazer com o que você tem agora à sua disposição? Ficar imaginando “se eu tivesse um laptop, seria melhor” ou “se eu ganhasse uma promoção”, “quando eu comprar um carro, as coisas vão mudar”... pode até ser. Mas o que você vai fazer até lá? Concentre-se nos bens, nos talentos que você tem á sua disposição neste momento e utilize-os da melhor maneira que puder. São eles que garantem a sobrevivência de sua empresa, e não uma situação perfeita na sua cabeça que pode de morar anos para aconte-cer. Lute pelas condições ideais, mas não deixe de aproveitar tudo o que você tem a seu lado agora.
ZEUS NOS AJUDE 5-0 Atalanta Ainda muito jovem, a mortal Atalanta ouviu uma profecia nada sim-pática: - Não se case nunca, Atalanta. O casamento será o seu fim. Impressionada com aquelas palavras, Atalanta resolveu fugir de tudo o que a preparasse para um matrimônio. Nada de aprender tarefas domésticas, agricultura, educação de filhos. Em vez disso, dedicava-se à caça e aos exercícios físicos. A tal ponto que tornou-se imbatível na corrida. E usava esse fato para desencora-jar os pretendentes: - Vamos apostar uma corrida. Se você vencer, eu me caso com você.
ZEUS NOS AJUDE • 5-0 Atalanta • E se eu perder? • Você morre. • Frente à proposta, muitos desistiam. Outros, ao verem Atalanta em trajes de corrida (que, segundo as pinturas da época, consistia em uma faixa na cabeça e só) engoliam seco e iam para a pista. • E foram tantos que perderam a corrida que em pouco tempo a pro-va se tornou uma atração, com direito a juiz e tudo. Esse juiz, Hipô-menes, foi quem mais testemunhou as corridas. Ele sabia quão rápi-da era Atalanta, mas mesmo assim quis tentar. E pediu uma aju-dinha à Vênus, Deusa do Amor. Se bem que nem seria preciso, pois Atalanta também arrastava uma asinha por ele e torcia, secretamen- te, para que ele a vencesse.
ZEUS NOS AJUDE 5-1 Lição para você Seus clientes também agem como Atalanta. Para vender, para inici-ar uma parceria com um cliente é preciso se esforçar muito. E aju-da, como Hipômenes, fazer uma pesquisa antes. Quem é seu cliente? Exatamente o que ele quer? Descubra o máximo possível sobre seu cliente durante a negociação. Ele pode até ficar mais inclinado a fazer negócios com você, assim como em nosso mito. Porém, tome cuidado para não transformar uma negociação em um interrogatório. Informe-se sobre seu cliente em jornais e sites, consiga as informa-ções com calma e durante a conversa normal entre vocês.
ZEUS NOS AJUDE 5-2 Atalanta uma última volta Ah, quer saber o resultado da corrida entre Atalanta e Hipômenes? Pois é, ele conhecia o estilo de corrida dela, conhecia o percurso e ti-nha à sua disposição três maçãs de outro dadas por Vênus. Ele as atirava na pista desviando a atenção de Atalanta por centési-mos de segundos, o suficiente para ganhar a dianteira e vencer a dis-puta . E os dois viveram felizes por... alguns dias. Hipômenes esquecera de agradecer a ajuda de Vênus e a deusa, zan-gada, transformou o casal em leões. É por isso que até hoje as leoas correm e caçam como Atalanta.
ZEUS NOS AJUDE 5-3 Lição para você Fique de olhos no relacionamento com o cliente. Agradeça, faça visi-tas de pós-venda, mostre sua gratidão àqueles que indicaram novos prospects. Não é porque você fechou uma venda que o assunto está encerrado. Pelo contrário. Aí é que o relacionamento começa.
ZEUS NOS AJUDE 6-0 Rio Letes Para chegar aos Campos Elísios, espécie de paraíso para os gregos, era preciso atravessar o Rio Letes, que fazia com que as pessoas es-quecessem todas as dificuldades e amarguras de sua vida terrena. Só assim poderiam desfrutar das delícias da vida eterna.
ZEUS NOS AJUDE 6-1 Lição para você Certo, você acordou de mau humor, seu carro quebrou, está com uma azia danada e sua sogra vem passar o fim de semana com você. Mas o cliente na sua frente não sabe disso e, sinceramente, não quer saber.Assim que você começar a falar com ele, esqueça-se do resto. Prepare-se para usufruir do paraíso de uma venda bem feita.
ZEUS NOS AJUDE 7-0 Aquiles Existem diversas verões para a história de Aquiles. Em algumas, ele se banha em um líquido fornecido pelos deuses; em outras ele veste uma armadura especialmente criada no Olimpo, capaz de resistir a qualquer ataque. De qualquer maneira, em ambos os casos, ele fica com o calcanhar exposto e é justamente ali que ele é atingido por uma flecha e morre.
ZEUS NOS AJUDE 7-1 Lição para você Não existe um lugar perfeito para trabalhar, assim como não existe uma apresentação perfeita de venda. O grande desafio está na forma com a qual você enfrenta esses calcanhares-de-aquiles do cotidiano. Você pode fingir que eles não existem. Assim, só vai dar material para crítica e para uma diminuição da confiança em você e em sua empresa. Você pode gaguejar, suar frio, e dizer que sim, o problema existe. Da mesma forma, vai estar dando adeus à boa parte de sua credibilidade.
ZEUS NOS AJUDE 7-1 Lição para você Ou você pode dizer que sim, aquela situação existe, mas sua empresa está tomando tal e tal atitude para combatê-la, além de ter as segun-das vantagens. Não permita que um defeito coloque sua reputação sob suspeita. Mantenha-se no controle da situação. Seus clientes e funcionários vão agradecer.
ZEUS NOS AJUDE • 8-0 Marte • Ele era o deus da guerra, e mostrava isso em cada um de seu atos. Para começo de conversa, não gostava de ficar no Olimpo, junto com os outros deuses, preferindo morar em um dos territórios mais beli-gerantes do mundo conhecido. • Onde havia chances de ocorrer uma disputa, uma confusãozinha, Marte estava lá. • Ele adorava a guerra pela guerra. Não importava muito o objetivo ou o motivo, o negócio era empunhar a espada e partir pra cima. • Marte vai ficar do lado de vocês. • O quê? Nem pensar, ele gosta mais do seu povo, vai lutar com vocês. • Vai nada!
ZEUS NOS AJUDE 8-0 Marte Pois é, marte simbolizava o ataque imediato e bruto, sem planeja-mento. Todos preferiam ter em seu exército, Minerva (Atena), deusa da paz e do amor, ajudante de todos os heróis. Antes de enfrentar o campo de batalha ela armava estratégias, con-versava estudava a posição de cada destacamento de soldados. Enquanto a vitória sorria para os povos de Minerva os ajudados por Marte eram derrotados, expulsos ou escravizados.
ZEUS NOS AJUDE 8-1 Lição para você Antes de começar a vender, pare um pouco e planeje. O que você vai fazer naquele dia? Com quem vai falar? O quê você vai falar? Estude novas maneiras de responder a objeções, descubra novos be-nefícios em seu serviço. Pois vender não significa ir para a guerra, onde o cliente é um inimi-go a ser derrotado. Encare-o como um aliado, um parceiro a ser con-quistado e cativado.
ZEUS NOS AJUDE 9-0 Procusto Filho de Netuno, tinha uma estranha diversão: costumava parar via-jantes, pilhá-los e depois convidá-los a, por livre e espontânea pres-são, se deitarem em uma cama. Só que, para Procusto, as pessoas deveriam se encaixar milimetrica-mente na cama. Se fossem menores, Procusto martelava e esticava as pernas dos coi-tados até alcançarem o final da cama. E se fossem mais altos, ele cortava o excedente.
ZEUS NOS AJUDE 9-1 Lição para você Se um desconhecido vestindo um lençol quiser que você deite na ca-ma dele, saia correndo. Tá certo existe outra lição. Existem pessoas que se preocupam apenas com os números e estatís-ticas. Esquecem que ao lado humano sempre está presente, em cada negociação. Imprevistos vão acontecer. Surpresas também. Um cliente vai desis-tir de um negócio por que “sei lá, não fui com a cara do vendedor”. Tenha sempre em mente que certas coisas não podem ser expressas em números.
ZEUS NOS AJUDE 9-1 Lição para você Somos humanos e, por isso mesmo, seu plano não vai acontecer 100% como está em sua mente. E é até bom que isso aconteça. Significa que sua idéia está sendo bem aceita pelas pessoas, que a estão adaptando para que funcione da me-lhor maneira possível. É a cama que se adapta à pessoa, e não o contrário.
ZEUS NOS AJUDE • 10 –Pandora • Epimeteu, filho de Zeus, recebeu de seu pai um grande presente. Ou um cas-tigo, conforme a versão. Ou os dois justos conforme a experiência mostra. • Enfim Zeus deu a seu filho Pandora, a primeira mulher. E ofereceu também ao rebento uma caixa, com uma recomendação: • Mantenha essa caixa em um lugar seguro, filho. E acima de tudo, não a abra. • Mas, como você já deve ter percebido, os heróis e deuses gregos não eram lá muito chegados a ouvir conselhos. Pandora abriu a caixa. E de lá saíram todos os males do mundo: doenças, ira, mentira, traição. • Pandora fechou a caixa o mais rapidamente possível, mas era tarde. Quase tudo já havia escapado.
ZEUS NOS AJUDE 10 – Pandora Depois seguindo o conselho de Zeus, pandora abriu a caixa de novo, e deixou sair a esperança que, segundo os gregos é um sentimento dúbio. Tanto pode erguer como arruinar os homens.
ZEUS NOS AJUDE 10-1 Lição para você Infelizmente, a caixa de pandora de uma empresa já está aberta faz tempo. Em cada escritório existem elementos que procuram fazer muito pa-ra garantir sua posição e pouco para a companhia e seus clientes. Ficar torcendo, esperando para que as coisas melhorem não adianta muito. É preciso ter esperança e trabalhar para que as condições que você espera aconteçam.
ZEUS NOS AJUDE • 10-1 Lição para você • Algumas dicas: • Evite dar espaço para colegas que passam o dia reclamando. • Eles podem acabar com seu ânimo para tentar e fazer coisas novas. • Mantenha com seu colegas uma relação estritamente profissional. • Se alguém aproximar-se com uma proposta que fira a ética, sugira • que vocês discutam esse assunto na frente de outras pessoas. • Você nunca mais vai ser incomodado com aquele assunto.
ZEUS NOS AJUDE 11- Prometeu Após criar o mundo, os animais e o homem, Zeus incumbiu sus dois filhos, Prometeu e Epimeteu, de distribuir dons especiais para todas as criaturas. Para isso, deveriam tirar as habilidades de um grande saco e distri-buí-las para os seres da Terra. Epimeteu foi encarregado de fazê-lo com os animais e Prometeu com os homens, os seres mais próximos dos deuses. E lá foi Epimeteu, dando a uma animal couraça protetora, a outro grande velocidade, a um terceiro capacidades anfíbias e assim por di-ante. Não economizou nada, nada na distribuição de atributos. Ao final do dia, veio Prometeu.
ZEUS NOS AJUDE 11- Prometeu _ Legal, bom trabalho. Agora me dá a sacola para eu escolher algu-mas habilidade para o homem. _ Ah, era para sobrar alguma coisa? _Epimeteu, o que você fez?! Todas as habilidades haviam sido distribuídas. E agora, como é que o homem iria se sobrepor a todos os animais e se aproximar dos deuses? Prometeu só viu uma solução: roubar o fogo dos deuses e dá-lo ao ser humano. Graças a isso, a humanidade pôde crescer como jamais cres-ceria com qualquer outro dom. Zeus, lógico ficou zangado a princípio. Temia que o homem evoluísse tanto que ameaçasse seu lugar no Olimpo.
ZEUS NOS AJUDE • 11- Prometeu • Como castigo, acorrentou Prometeu em uma rocha, onde todos os dias uma águia (ou abutre) ia lhe comer o fígado. • Durante a noite, o órgão se regenerava e a tortura prosseguia dia após dia. Após um tempo, Zeus, arrependido, soltou o filho e o con-vidou a reinar a seu lado. • Obrigado, pai eu irei. • Mas mantenha as mãos onde eu possa vê-las!
ZEUS NOS AJUDE 11-1 Lição para você O que dá para sua equipe de vendas?Motivação? Incentivos? Benefí-cios? Certo, tudo isso ajuda e é útil em várias ocasiões. Mas a informação vital sobre a situação da empresa e do mercado está trancada na alta diretoria, você está jogando dinheiro fora. Uma pessoa só pode trabalhar bem se souber aonde está indo. O que ela precisa fazer, como ela pode ser mais útil. Compartilhe informa-ções com a sua equipe. Permita que eles se envolvam realmente com a empresa. Na pior das hipóteses, você irá descobrir novas alternativas e soluções para os problemas da companhia.
ZEUS NOS AJUDE 11-1 Lição para você Pense bem, para que contatar um consultor caro quando a solução – grátis –pode estar na cabeça dos funcionários? E de graça. Alguns gerentes usam a informação como instrumento de poder, só liberam o que eles acham necessário. Na verdade, esses gerentes estão sabotando a própria carreira. Permitindo que sua equipe participe, sugira e cresça, você irá trazer resultados muito melhores. Pode, a princípio, parecer meio perigoso, mas no final das contas, compensa. Passe o fogo à sua equipe, todos vão ganhar.
ZEUS NOS AJUDE 12 – Sísifo Se Sísifo não tivesse nascido mortal, seria o deus da malandragem. Tantas fez que Zeus mandou Tanatos, deus da morte, buscá-lo. E não é que Sísifo conseguiu prender Tanatos? Enquanto esse deus estava preso, ninguém esse deus estava preso, ninguém morria na terra, irritado com o desequilíbrio, Zeus mandou outros deuses resgatarem e mandarem Sísifo, literalmente, para os quin-tos. Mas prevendo a fúria dos deuses , o trapaceiro ordenou que sua mulher não enterrasse seu corpo mas o deixasse exposto na praça principal da cidade.
ZEUS NOS AJUDE • 12 – Sísifo • E, assim que Tanatos se viu livre e conduziu o malandro até seu cas-tigo eterno, este argumentou: • Grande Tanatos, dá uma olhada na Terra. A danada da minha mu-lher não enterrou meu corpo, não fez nenhum dos ritos sagrados nem nada. • Permita que eu volte e lhe passe uma reprimenda. Afinal você sabe que, sem esses ritos, eu estou em situação irregular aqui, e você não pode me torturar. • O deus concordou, e Sísifo voltou à Terra, pegou a mulher e saiu correndo, vivendo mais alguns anos sem se preocupar.
ZEUS NOS AJUDE 12 – Sísifo Zeus, ao perceber isto mandou-o de volta ao hebes (inferno), onde Sísifo foi condenado a empurrar, eternamente, uma pedra morro acima. Assim que chegava no topo, ela escorregava para o outro lado e, Sísifo tinha que empurrá-la de novo.
ZEUS NOS AJUDE 12-1 Lição para você E o seu trabalho, leva você a algum lugar? Você sabe se tudo o que você está fazendo é realmente útil para sua companhia ou para seus clientes? É comum empresas apresentarem procedimentos que ninguém sabe para que servem, mas “sempre foi assim”, então deve haver uma boa razão. Olhe cada canto de sua empresa com um olho clínico, como se esti-vesse vendo pela primeira vez. Exista uma maneira mais fácil de fazer aquilo? Aquela atitude facili-ta a vida do cliente ou torna o ambiente interno mais leve? Mantenha sua organização sempre em movimento, procurando ma-neiras melhores de trabalhar e servir ao cliente.