1 / 33

SECRETARIA DA SAÚDE

SECRETARIA DA SAÚDE. Prefeito: FÁBIO GABRIEL DE AMORIM Secretária de Saúde: MARIA APARECIDA TELES. A ARTE DE VIVER. ACOLHIMENTO: QUALIDADE DE VIDA EM SAÚDE PÚBLICA. PROFª Msta. Maria Luiza de Carvalho Psicóloga Clinica , Educacional e Comunitária. Apoio Matricial.

gunnar
Download Presentation

SECRETARIA DA SAÚDE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SECRETARIA DA SAÚDE Prefeito: FÁBIO GABRIEL DE AMORIM Secretária de Saúde: MARIA APARECIDA TELES

  2. A ARTE DE VIVER

  3. ACOLHIMENTO: QUALIDADE DE VIDA EM SAÚDE PÚBLICA

  4. PROFª Msta. Maria Luiza de CarvalhoPsicóloga Clinica , Educacional e Comunitária. Apoio Matricial

  5. “Pelos seus frutos os conhecereis” Mateus (7:20)

  6. INCLUSÃO SOCIAL APRENDENDO A VIVER COM AS DIFERENÇAS

  7. A reflexão que iremos realizar hoje está baseada cientificamente e sustentada pela experiênciano ensino superior nestes últimos 8 anos, nos 28 anos de atendimento clinico e comunitário como também no acompanhamento de monografias e memórias de vida que orientei e coordenei.

  8. TRAJETÓRIA DE ACOLHIMENTO RECEPÇÃO ESCUTAR OUVIR

  9. RECEBER ESCUTAR ANALISAR DECIDIR RESOLVER ENCAMINHAR INFORMAR CONSTRUIR VÍNCULOS

  10. SAÚDE & EDUCAÇÃO ALIADAS NO MUNICÍPIO DE NAZÁRIO (GOIÁS) COM O PROJETO: ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

  11. CONSTRUÇÃO DA INTIMIDADEPASSA POR VÁRIOS MOMENTOS CRÍTICOS DÚVIDAS INSEGURANÇA ANGÚSTIAS DECEPÇÕES FRACASSO ADOECIMENTO IMPOTÊNCIA CONFUSÃO DA IDENTIDADE

  12. Precisamos ser depositários de esperanças...ou seremos mais um elemento dalonga cadeia de frustações do usuário

  13. Gestos, sinais,o nosso corpo fala o tempo todo

  14. A resistência não passa desapercebido do outro.Criamos códigos de relacionamentos.Criamos regras invisíveis.Laço se desenvolve sujeito-sujeito.

  15. Muitas vezes somos muitos técnicose não criamos laços e vínculos. Nós Deixamos legados por onde passamos?

  16. INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

  17. GRUPO EQUIPE Várias pessoas com objetivos diferentes Várias pessoas com os mesmos objetivos Onde conseguem fazer o que é melhor para si e para o grupo?

  18. INTERDISCIPLINARIDADE Reflexão acerca de interdisciplinaridade Anos 60 Europa “Explorando não apenas as fronteiras das disciplinas/ciências e suas relações de interdependência e conexão recíprocas, mas também as possibilidades de maior adequação universitária às demandas sociais e econômicas.” (Japiassú, 1976, Fazenda 1995)

  19. INTERDISCIPLINARIDADE Para que se possa atingir o nível de produção e eficácia interdisciplinar, devem ser observadas certas características afetivo-cognitivas nos integrantes do grupo  Em termo de equipe interdisciplinar, preconiza-se a horizontalização de papéis; respeitando a especificidade profissionalespera-se que haja consenso em relação a diagnóstico, prognósticos, conduta clínica e alta do paciente. O modelo substitui a verticalização segundo a qual um profissional detém o poder e o saber para uma atuação horizontalizada e consensual.

  20. INTERDISCIPLINAR As características holísticas do ser humano, já que entendemos que “a pessoa é maior do que as partes pelas quais as especialidades tendem a vê-la, por mais difícil que seja lidar com esta totalidade ao mesmo tempo”... (Hugo Elídio Rodrigues)

  21. “Os dias atuais caracterizam-se como a era dos especialistas. Os problemas da especializações do mundo científico é que ela conduz a uma pulverização do saber, à perda de uma visão mais ampla do conhecimento, a uma restrição mental sistemática”. Gilberto Cotrim.

  22. 8 Pensar Mente Agir Corpo Alma Sentir

  23. Século XXIUma visão holísticaEra da sabedoria Disciplina – Maturidade Corpo-Mente-AlmaAgir-Pensar-Sentir

  24. E COMO ADQUIRIR A TAL INTELIGÊNCIA PLANETÁRIA? “ Uma educação autentica não pode privilegiar abstração do conhecimento. Ela deve ensinar a contextualizar, concretizar e globalizar. A educação transdisciplinar revaloriza o papel da intuição e do imaginário, da sensibilidade e do corpo na transmissão do conhecimento”. (Carta de transdisciplinaridade Art, XI Congresso da Arrábida, 1994)

  25. UMA PROPOSTA DE TRABALHO Propor esse perigoso e difícil salto para o “trans”, ou seja pra fora de si mesmo. Transdiciplinaridade

  26. HUMANIZAR PARA QUE HUMANIZAR PARA QUEM HUMANIZAR PARA HOJE HUMANIZAR PARA A HISTÓRIA

  27. Quantas LágrimasQuantas DoresQuantas Angústias Quantas ConquistasQuantas AlegriasQuantos Vínculos

  28. “Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”. Guimarães Rosa

  29. OBRIGADA!

  30. www.malumetamorfose.com malucarvalhometamorfose@gmail.com

More Related