1 / 18

Triângulos Prof. Ilizete

Triângulos Prof. Ilizete. 1) CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA. Em todo triângulo, qualquer lado é menor que a soma e maior que a diferença entre os outros dois. b. c. a. b - c  a  b + c. 2) ELEMENTOS. Altura: é o segmento de reta que liga um vértice ao lado oposto, perpendicularmente.

hagop
Download Presentation

Triângulos Prof. Ilizete

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Triângulos Prof. Ilizete

  2. 1) CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA Em todo triângulo, qualquer lado é menor que a soma e maior que a diferença entre os outros dois. b c a b - c  a  b + c

  3. 2) ELEMENTOS Altura: é o segmento de reta que liga um vértice ao lado oposto, perpendicularmente. Bissetriz interna: é a semi-reta que divide o ângulo em dois ângulos de medidas iguais.

  4. A C B P 2) ELEMENTOS Observação:Teorema da Bissetriz Interna. A bissetriz interna de um triângulo determina sobre o lado oposto dois segmentos proporcionais aos outros dois lados.

  5. 2) ELEMENTOS Mediana: é o segmento de reta que liga um vértice ao ponto médio do lado oposto. Mediatriz: é a reta perpendicular a um lado, que o divide em dois segmentos de mesma medida.

  6. 2) ELEMENTOS Baricentro: é o ponto de interseção das medianas. OBSERVAÇÃO: O baricentro divide cada mediana na razão 2/3 a partir do vértice.

  7. 2) ELEMENTOS Incentro: é o ponto de interseção das bissetrizes. OBSERVAÇÃO: O incentro é o centro da circunferência inscrita no triângulo. Assim, o incentro é eqüidistante dos lados do triângulo.

  8. 2) ELEMENTOS Circuncentro: é o ponto de interseção das mediatrizes. OBSERVAÇÃO: O circuncentro é o centro da circunferência circunscrita ao triângulo. Assim o circuncentro é equidistante dos vértices do triângulo.

  9. 2) ELEMENTOS Ortocentro: é o ponto de interseção das alturas.

  10. 2) ELEMENTOS OBSERVAÇÃO: Os pontos de interseções, baricentro, circuncentro e ortocentro, de uma maneira geral são pontos distintos. Mas em qualquer triângulo, eles estão alinhados (Reta de Euler) Se o triângulo for eqüilátero, os quatro pontos (baricentro, incentro, ortocentro e circuncentro) são coincidentes.

  11. 3) SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS Dois triângulos são semelhantes quando possuem lados homólogos* proporcionais e ângulos respectivamente de mesmas medidas. * lados homólogos: são lados opostos a ângulos iguais.

  12. 45o 60o 45o 60o 3 cm 2 cm 3 cm 4,5 cm 50o 50o 8 cm 6 cm 4 cm 3 cm 2 cm 4 cm 3) SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

  13. 4) RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A c2 = a.n b2 = a.m c b h h2 = m.n m n B C a a.h = b.c a2 = b2 + c2

  14. Questão 1: (UCSal/adaptada) Na figura abaixo têm-se o triângulo ABC, cujo perímetro é 26cm e o losango ADEF, cujos lados medem 4cm. Se BC mede 8cm e sendo AB paralelo à EF, os outros dois lados do triângulo ABC medem: 5 e 13 6 e 12 7 e 11 8 e 10 9 e 9

  15. Questão 2: (Fuvest) Num triângulo ABC, os ângulos B e C medem 50° e 70°, respectivamente. A bissetriz relativa ao vértice A forma com a reta BC ângulos proporcionais a: a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 3 e 4 d) 4 e 5 e) 5 e 6

  16. Questão 3: Dois navios partem de um mesmo ponto com velocidades iguais a VA= 15Km/h às 14 horas e VB= 60Km/h às 20 horas, formando entre si dimensões cujo ângulo é de 60°. Qual a distância que separa os navios às 22 horas do mesmo dia?

  17. Questão 4: (UFRJ) Os pontos médios dos lados de um quadrado de perímetro 2x são vértices de um quadrado de perímetro:

  18. Questão 5: (Unicamp) Uma rampa de inclinação constante, como a que dá acesso ao Palácio do Planalto em Brasília, tem 4 metros de altura na sua parte mais alta. Uma pessoa, tendo começado a subi-la, nota que, após caminhar 12,3 metros sobre a rampa, está a 1,5 metros de altura em relação ao solo. a) Faça uma figura ilustrativa da situação descrita. b) Calcule quantos metros a pessoa ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa.

More Related