1 / 7

PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior

PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior. Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro: Instituições Intervenientes e Políticas Públicas Prof. Angello Reggio Neto. 3a. Semana. PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior.

haig
Download Presentation

PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro: Instituições Intervenientes e Políticas Públicas Prof. Angello Reggio Neto 3a. Semana

  2. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior – Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) – Surgimento e Objetivos; Concepção do Sistema – Requisitos Técnicos para Acesso; e Módulos Utilizados na Operação de Exportação • É um instrumento que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único, computadorizado, de informações, cujo processamento é efetuado exclusiva e obrigatoriamente pelo Sistema. • É administrado pela Secex, pela S.F.R. e pelo Bacen, órgãos intervenientes e gestores no comércio exterior. • A informatização das operações de exportação, o Siscomex, foi implantado, respectivamente, em 1993 e em 1997. Desde então, para todos os fins e efeitos legais, as guias substituídos por registros eletrônicos.

  3. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior – Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) – Surgimento e Objetivos; Concepção do Sistema – Requisitos Técnicos para Acesso; e Módulos Utilizados na Operação de Exportação - NOVOEX • O novo módulo do Siscomex Exportação Web (Novoex) entrou em vigor desde 01/02/2012 e substitui o módulo do Siscomex Exportação, lançado em 1993. • A modernização do sistema se fez necessária diante do expressivo aumento das exportações brasileiras nos últimos anos e do surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação, além da defasagem tecnológica do sistema atual. Com a mudança, o Novoex pode ser acessado diretamente na Internet, sem a necessidade de instalalção de programas adicionais nos computadores. Os usuários podem gravar os Registros de Exportação (REs) e os Registros de Crédito (RCs), estes últimos feitos para as exportações financiadas com recursos tanto privados como públicos.

  4. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior – Órgãos Gestores no Comex do Brasil • Secex – normatiza, supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades comerciais do Brasil com outros países. • S R F– fiscaliza as exportações e a correta utilização dos incentivos fiscais bem como arrecada os direitos aduaneiros incidentes sobre a entrada e saída de mercadorias no País. • Bacen – controle de capitais estrangeiros, mantém em depósito as reservas oficiais em ouro, em moeda estrangeira e em Direitos Especiais de Saque (D.E.S.), autoriza as instituições financeiras a operar em câmbio e as fiscaliza, atua no mercado de câmbio, financeiro e comercial, para manter a estabilidade relativa das taxas de câmbio e o equilíbrio no balanço de pagamentos • Secex/Decex – Órgão do MDIC Exterior – emite LI e LE e controla as operações de comex. (Serpro – órgão da S.R.F,faz a sua manutenção, com base nas alterações oriundas dos órgãos gestores).

  5. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior – Órgãos Anuentes do Comex do Brasil • São órgãos credenciados para auxiliar no controle comercial, quando, pela natureza do produto ou pela finalidade da operação, for necessária a análise especializada da operação. Cada anuente responsabiliza-se, dentro da sua área de atuação, por atestar o cumprimento das condições para fins de licenciamento da operação, exemplo: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,

  6. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior – Órgãos Auxiliares do Comex do Brasil • SEBRAE – É instituição técnica de apoio ao desenvolvimento de atividade empresarial de pequeno porte, voltada para o fomento e difusão de programas e projetos que visam a promoção e ao fortalecimento das micro e pequenas empresas. • TRADE POINT – Sem fins lucrativos, inserida na UNCTAD/ONU, objetivo é fomentar o comércio internacional, apresentando soluções eficazes e respostas rápidas para pequenas e médias empresas consultarem o mercado externo. • Embaixadas, Consultados, etc.

  7. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior – Políticas de Comércio Exterior do Brasil – Ato de governar do Estado com vistas a consecução e a salvaguarda dos “objetivos Nacionais, no que concerne ao comércio do pais com os demais. Ex: • PROEX – Orientado por normas da SECEX e administrado pelo BB, busca nivelar os custos financeiros das operações de exportação as práticas no mercado externo. • CAMEX – Busca promover as exportações brasileiras de produtos, principalmente apoiando a participação de empresas brasileiras em eventos no exterior. • PNPE – Engajar pequenas e médias empresa no processo exportador Brasileiro.

More Related