300 likes | 443 Views
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?. Uma das funções do Ministério Público é Investigar e combater os casos de corrupção.
E N D
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
Uma das funções do Ministério Público é Investigar e combater os casos de corrupção. Uma das alternativas que se criou, foi tentar prevenir ou seja, atuar para que a corrupção seja combatida desde o início. Porque a parceria com a Secretaria da Educação e com os alunos e professores? O estudo da ética, da moral. Do que é certo e errado devem fazer parte de nosso dia a dia na escola. Educando e formando cidadãos honestos teremos mais chances para combater casos de corrupção e até mesmo evitar que aconteçam.
O Movimento Paraná Sem Corrupção pretende envolver toda a sociedade no combate à corrupção. • Todo cidadão pode participar, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo paranaense. • No dia a dia, na comunidade, na escola, no trabalho... nos mais diferentes grupos e lugares, é possível dizer não à corrupção, fazendo simplesmente o que é correto e melhor para todos. Nesse movimento, a sua atitude conta muito!
Precisamos mudar a ideia de que o mais esperto sempre se dá bem. • Quem se dá bem é quem tem a consciência tranquila, que sabe diferenciar o que é certo e o que é errado. • Para fiscalizar as pessoas que desviam o dinheiro do povo, devemos também nos policiar para não fazermos a mesma coisa no nosso dia a dia.
O QUE É CORRUPÇÃO O termo corrupção pode ser definido, numa visão ampla, como a ação e o efeito de corromper ou corromper-se. A corrupção-malversação-propina ocorre quando a atividade do servidor público ou agente político não se fundamenta na promoção do interesse geral. É usar o dinheiro público como se fosse particular; é tirar dinheiro da merenda, do remédio, da obra e usar para outros fins que não de interesse público; é usar o cargo público para beneficiar interesses privados.
Por que os alunos do ensino médio? • Muitos de vocês nas eleições municipais irão realizar o 1º voto. • Então um dos objetivos é o voto consciente. • Pois uma forma de evitar a corrupção na política é no momento do voto, escolhermos bons políticos. • Pessoas comprometidas com a população que tem ciência de suas responsabilidades.
Quem escolhe os governantes e parlamentares? • O povo, pelo voto direto da população. Segundo a Constituição, todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição, conforme prevê o parágrafo único do art. 1º da Carta Política.
O que é um voto consciente? • É o voto livre, soberano e independente, que recai sobre um candidato que o eleitor considere capacitado técnica, ética, política e moralmente para representá-lo, Os candidatos devem merecer o apoio e voto por seus compromissos de campanha e, no caso dos que já detêm mandato, por suas gestões, atitudes, comportamentos e votos no exercício das funções públicas. • Beleza, uma boa conversa ou distribuição de favores, bens ou dinheiro não podem, nem devem orientar o voto consciente.
Para escolher bem, não devemos vender nosso voto em troca de um favor, de um benefício ou de uma promessa absurda. • Todos sabemos que se existe corrupto é também porque existe corruptor. • Assim, não devo pedir para que o candidato pague minha festa de formatura, meu baile, etc. • Não votar no candidato que não conhece a realidade e as necessidades de seu bairro.
Então é muito importante o voto consciente. Sabendo a função do prefeito e do vereador. PREFEITOé chefe que pode executivo escolhido para administrar uma cidade. Ele escolhe os chefes de cada secretaria do município, administra todos os funcionários públicos municipais. Administra o orçamento do município, ou seja, como, um pai de família, ele administra no que devem ser aplicados os recursos do município.
Apresentamos algumas características do bom eleitor (cartilha CNBB): 1 É uma pessoa honesta Não vende seu voto, nem troca por benefícios pessoais (dinheiro, gasolina, favores, qualquer tipo de bens materiais, cargos, emprego e outros), nem por Prometo-lhe dez votos! benefícios concedidos à família, ao grupo ou comunidade. 2 Pensa no bem de todos Tem consciência comunitária e sabe que se todos vão bem ele também estará bem. 3 Respeita os adversários políticos Embora tenha suas convicções pessoais, respeita o fato de que outros possam pensar diferente; dialoga, não impõe seu pensamento; na vitória é discreto não precisando apelar para a provocação ou humilhação dos adversários. 4 Deixa liberdade de escolha Não obriga seus empregados, familiares, amigos e colegas a votar em seu candidato; não se serve de chantagens, mentiras ou pressões.
5 É racional, ponderado Avalia, analisa a pessoa do candidato (seu perfil) e quem o acompanha ou apoia e não se deixa influenciar por promessas eleitoreiras ou por difamações baratas. 6 Tem coragem de denunciar Quando tem provas, denuncia ações de partidos ou candidatos que desrespeitem a Lei Eleitoral. 7 Compromete-se com a comunidade Interessa-se pelo bem do município e dos cidadãos. Não apenas cumpre com seu dever de votar, mas procura acompanhar os eleitos no exercício do mandato. Faz críticas construtivas oferecendo sugestões e mobilizando-se na cobrança de ações políticas que favoreçam o bem comum.
POR ISSO É IMPORTANTE QUE CADA UM FAÇA SUA PARTE. CADA GESTO CADA ATITUDE É IMPORTANTE.